Uma questão de… Cultura!

- Advertisement -

Falemos de cultura…sim, cultura! Cultura de futebol…conhecimento do jogo, da sua história!

Associemos tal realidade com a do nosso país.

Um rectângulo abençoado, apaixonado pelo desporto-rei, ainda que a sofrer pelo facto de ter uma mentalidade tripartida e baseada no forte apoio aos três clubes mais titulados do país.

Tal é o grande filão que é explorado por quem tem a possibilidade de divulgar a sua opinião.

Analisemos, agora, o panorama que relaciona o desporto com a cultura.

O nosso país tem três jornais desportivos.
Estas três publicações para apresentarem números interessantes, têm de realizar 99% das capas a falar dos três clubes com mais títulos e em 40 páginas, 30 falam do triopólio.

Acresce, ainda, que o nosso país possui pouquíssimas (para não dizer nenhumas!) revistas a falar de futebol, sendo que os projectos que se afastem de uma mentalidade que discuta a “pertinência deste ou daquele lance”, ou o “incensar deste ou daquele craque dos clubes com mais apoio”  são votados ao insucesso.

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Bastará, pois, relembrar projectos como a Mundial (há cerca de 20 anos), mas também a Quatro-Quatro-Dois que, passados alguns meses de surgirem, viram-se na contingência de fecharem portas por… falta de vendas!
Mas, cotejemos com o que se passa fora do nosso país!

Em Espanha projectos como a “Panenka”, a “ Libero”, em Itália o Guerin Sportivo (um projecto editorial com mais de cem anos), a Undici, ou em Inglaterra a Four-Four- Two, ou em França a France Football são exemplos de longevidade e de como conseguiram implantar-se no mundo editorial dos respectivos países.

Então, Portugal será diverso dos outros países?

A resposta será dolorosa, a nosso ver, para quem gosta do jogo, acima dos seus clubes.

Dolorosa…mas crua!

Os adeptos de futebol do nosso país, infelizmente, preferem olhar para o jogo, através do êxito dos seus clubes, das suas vitórias, reproduzir as palavras (sábias ou não) dos seus opinion-makers, deleitar-se, de modo necrófago, com as opiniões difundidas em programas de painel!

Fonte: CD Aves

A história do jogo, apenas, interessa para apresentar argumentos aos adeptos rivais, acerca de quem foi mais beneficiado pelos juízes.

Os momentos protagonizados pelos ídolos de outros tempos, simplesmente, servem para cultivar momentos de grandeza em relação aos demais!

Tal, leva ao profundo desconhecimento do jogo!

A acrescer a isso, a inexistência da capacidade do nosso país apresentar um panorama literário futebolístico.

Voltemos a comparar com o que passa nos demais países. Bastará percorrer o Amazon, caso não tenhamos a possibilidade de entrar numa livraria de outro nação.

A oferta de (boas!) histórias futebolísticas prendem a atenção dos aficionados. A existência de autores especializados em escrever sobre o futebol tornam o tema algo de diverso do que sucede em Portugal, em que pouquíssimas obras conseguem ter êxito.

Assim, para quem ama ler o desporto rei, a solução será perscrutar mercados internacionais… aprofundar os conhecimentos linguísticos e deleitar-se com pérolas literárias, em que se entrecorta a boa escrita com o futebol!

Ao invés, Portugal continua-se a apostar no clubismo e na promoção dos mesmos de sempre.
É mesmo uma questão de cultura…futebolística!

 

Artigo de opinião da autoria de Vasco André Rodrigues

Foto de Capa: Bola na Rede

Revisto por: Jorge Neves

Economia do Golo
Economia do Golohttp://www.bolanarede.pt
O projecto "Economia do Golo" começou em Dezembro de 2016. Inicialmente virado para as questões económicas do futebol, com o alargamento da equipa chegaram outros temas. E a ideia é continuar...

Subscreve!

Artigos Populares

Incertezas no Campeonato de Portugal: Sacavenense apresentou requerimento na FPF e defende a despromoção do 1.º Dezembro

O Bola na Rede sabe que o Sacavenense vai pedir um parecer esta segunda-feira à FPF, defendendo que tem direito a uma vaga no Campeonato de Portugal.

Eis o que disse o selecionador Stale Solbakken após o Brasil x Noruega

A Noruega venceu o Brasil por 2-1 e apurou-se para os quartos de final do Mundial 2026. Selecionador Stale Solbakken reagiu.

Thomas Tuchel após Inglaterra eliminar o México: «Estou muito orgulhoso dos meus jogadores»

A Inglaterra venceu o México por 3-2 e avançou no Mundial 2026. Selecionador Thomas Tuchel reagiu ao encontro e à passagem.

Oliver Glasner sucede a Vítor Pereira e é o novo treinador do Nottingham Forest

O Nottingham Forest oficializou a contratação de Oliver Glasner. Técnico austríaco é o sucessor de Vítor Pereira.

PUB

Mais Artigos Populares

Erling Haaland após bis contra Brasil e passagem no Mundial 2026: «É um dos dias mais loucos da história da Noruega»

A Noruega venceu o Brasil por 2-1 e apurou-se para os quartos de final do Mundial 2026. Erling Haaland marcou dois golos e reagiu.

Sporting: Nuno Santos e Iván Fresneda cada vez mais perto do regresso ao plantel

Nuno Santos e Iván Fresneda deram mais um passo na recuperação das respetivas lesões e já trabalham no relvado da Academia.

Académico de Viseu anuncia a saída de 4 jogadores

Académico de Viseu anuncia a saída de quatro jogadores. Domen Gril, Bruno Brígido, Lucas Gabriel e Rodrigo Guedes vão deixar o clube.