Vítor Oliveira: muito mais do que o “Rei das Subidas”

Vítor Oliveira: o treinador de 65 anos tem-se evidenciado nos últimos anos pelo facto de colecionar subidas de divisão nos clubes por onde passa, e de se demitir de cada clube para cumprir o mesmo objectivo na época seguinte com um outro, com excepção feita à temporada de 2017/2018, onde permaneceu no comando técnico do Portimonense SC no regresso do emblema algarvio à Primeira Liga.

Ao todo, Vítor Oliveira já subiu de divisão por onze vezes, a primeira das quais no longínquo ano de 1991 ao serviço do FC Paços de Ferreira. No entanto, a alcunha de “Rei das Subidas” é, em parte, também injusta para ele, porque não lhe dá o devido reconhecimento pelas outras qualidades que tem enquanto treinador.

E foram estas recentes presenças na Primeira Liga que permitiram dar a Vítor Oliveira esse tal reconhecimento e visibilidade por todas as suas competências. Porque, afinal de contas, as onze subidas de divisão não caíram do céu. É preciso ter qualidades para conseguir um feito desta expressão.

Antes de mais, uma das qualidades que tem sobressaído nesta temporada, ao serviço do Gil Vicente FC, é a sua capacidade para detectar talento. Quando foi anunciado como o novo treinador do clube gilista no regresso à Primeira Liga, Vítor Oliveira assumiu que este seria o desafio mais difícil da sua carreira. E essa sua capacidade seria fundamental em construir uma nova equipa para o conjunto de Barcelos.

A verdade é que, tanto em Barcelos como em Portimão, têm sido vários os jogadores que ele tem revelado na Primeira Liga, tais como Paulinho, Nakajima e Bruno Tabata no Portimonense SC, como os casos do brasileiro Lourency e do búlgaro Kraev no Gil Vicente FC.

Kraev foi um dos jogadores que Vítor Oliveira descobriu
Fonte: Gil Vicente FC

Outra das suas qualidades é o facto de ser um treinador muito competente em todos os momentos do jogo. Nas partidas contra o FC Porto e o SL Benfica, a equipa gilista destacou-se pela sua postura exemplar em organização defensiva, tal como Bruno Lage reconhece na Conferência de imprensa, dizendo que a sua equipa teve de ser muito paciente para conseguir “furar” na organização defensiva da equipa de Vítor Oliveira. Depois, no ataque, mesmo não sendo a equipa mais vistosa, é uma equipa bastante oportuna e fria na hora de finalizar, conseguindo chegar à área adversária com poucos toques na bola.

Fica claro e evidente que Vítor Oliveira é um conhecedor profundo do futebol português e que só mesmo um treinador com estas competências será capaz de conseguir levar o Gil Vicente a permanecer no convívio entre grandes na próxima época. E sei que isto é uma hipótese muito improvável, mas estou cada vez mais convencido de que, se Vítor Oliveira tivesse a oportunidade de ir treinar um clube grande, iria surpreender muita gente.

Foto de Capa: Gil Vicente FC

Artigo revisto por Joana Mendes

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim conquista a Premier League Summer Series

O Manchester United conquistou a Premier League Summer Series. A equipa de Ruben Amorim fechou a competição com um empate a dois golos frente ao Everton.

André Almeida pode deixar o Valencia e rumar ao futebol da Turquia

André Almeida pode estar em vias de deixar o Valencia. O médio português de 25 anos é pretendido pelo Trabzonspor.

Fechado: Son Heung-min deixa o Tottenham por 15 milhões de euros e já está definido o seu destino

Son Heung-min vai mesmo deixar o Tottenham. O avançado sul-coreano vai reforçar os Los Angeles FC por 15 milhões de euros.

Luuk de Jong deixa carta de despedida para o PSV: «Isto não é um adeus, é um até logo»

Luuk de Jong deixou uma mensagem de despedida para os adeptos do PSV. O avançado neerlandês assinou contrato com o FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

PSV bate Go Ahead Eagles e conquista a Supertaça dos Países Baixos

O PSV é o vencedor da Supertaça dos Países Baixos. A equipa neerlandesa bateu o Go Ahead Eagles.

Gonçalo Ramos soma mais um interessado e está na lista da mais um gigante da Premier League

Gonçalo Ramos está na lista do Newcastle para a nova época. O avançado internacional português é a alternativa a Benjamin Sesko.

Wolverhampton de Vítor Pereira derrotado por Girona em jogo particular

O Wolverhampton de Vítor Pereira perdeu este domingo com o Girona por 2-1 num jogo de preparação da pré-temporada.