Vítor Oliveira: muito mais do que o “Rei das Subidas”

- Advertisement -

Vítor Oliveira: o treinador de 65 anos tem-se evidenciado nos últimos anos pelo facto de colecionar subidas de divisão nos clubes por onde passa, e de se demitir de cada clube para cumprir o mesmo objectivo na época seguinte com um outro, com excepção feita à temporada de 2017/2018, onde permaneceu no comando técnico do Portimonense SC no regresso do emblema algarvio à Primeira Liga.

Ao todo, Vítor Oliveira já subiu de divisão por onze vezes, a primeira das quais no longínquo ano de 1991 ao serviço do FC Paços de Ferreira. No entanto, a alcunha de “Rei das Subidas” é, em parte, também injusta para ele, porque não lhe dá o devido reconhecimento pelas outras qualidades que tem enquanto treinador.

E foram estas recentes presenças na Primeira Liga que permitiram dar a Vítor Oliveira esse tal reconhecimento e visibilidade por todas as suas competências. Porque, afinal de contas, as onze subidas de divisão não caíram do céu. É preciso ter qualidades para conseguir um feito desta expressão.

Antes de mais, uma das qualidades que tem sobressaído nesta temporada, ao serviço do Gil Vicente FC, é a sua capacidade para detectar talento. Quando foi anunciado como o novo treinador do clube gilista no regresso à Primeira Liga, Vítor Oliveira assumiu que este seria o desafio mais difícil da sua carreira. E essa sua capacidade seria fundamental em construir uma nova equipa para o conjunto de Barcelos.

A verdade é que, tanto em Barcelos como em Portimão, têm sido vários os jogadores que ele tem revelado na Primeira Liga, tais como Paulinho, Nakajima e Bruno Tabata no Portimonense SC, como os casos do brasileiro Lourency e do búlgaro Kraev no Gil Vicente FC.

Kraev foi um dos jogadores que Vítor Oliveira descobriu
Fonte: Gil Vicente FC

Outra das suas qualidades é o facto de ser um treinador muito competente em todos os momentos do jogo. Nas partidas contra o FC Porto e o SL Benfica, a equipa gilista destacou-se pela sua postura exemplar em organização defensiva, tal como Bruno Lage reconhece na Conferência de imprensa, dizendo que a sua equipa teve de ser muito paciente para conseguir “furar” na organização defensiva da equipa de Vítor Oliveira. Depois, no ataque, mesmo não sendo a equipa mais vistosa, é uma equipa bastante oportuna e fria na hora de finalizar, conseguindo chegar à área adversária com poucos toques na bola.

Fica claro e evidente que Vítor Oliveira é um conhecedor profundo do futebol português e que só mesmo um treinador com estas competências será capaz de conseguir levar o Gil Vicente a permanecer no convívio entre grandes na próxima época. E sei que isto é uma hipótese muito improvável, mas estou cada vez mais convencido de que, se Vítor Oliveira tivesse a oportunidade de ir treinar um clube grande, iria surpreender muita gente.

Foto de Capa: Gil Vicente FC

Artigo revisto por Joana Mendes

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Jurgen Klopp critica Donald Trump e Gianni Infantino: «Não percebem nada de futebol»

Jurgen Klopp, futuro selecionador da Alemanha, deixou fortes críticas à decisão da FIFA de anular a suspensão de Florian Balogun.

Juventus: alvo para o ataque custa 25 milhões de euros

Mateo Pellegrino pode acabar por ser o nome eleito pela Juventus para suceder a Dusan Vlahovic. O avançado pertence ao Parma.

Académico de Viseu confirma saída de jogador para o Sporting por 2 milhões de euros

O Académico de Viseu confirmou os valores do negócio relativo à saída de Bruno Ramos para o Sporting a título definitivo.

Benfica: plantel principal das águias viveu dia diferente

O Benfica realizou a sessão de fotografias, relativas à próxima temporada, com a presença dos jogadores do plantel principal.

PUB

Mais Artigos Populares

Danilo Pereira antecipa jogo entre Portugal e Espanha: «A Espanha é uma equipa que sabe dominar muito bem o jogo»

Danilo Pereira abordou o jogo de Portugal e Espanha «o jogo de Portugal não é tão baseado na posse de bola quanto o da Espanha».

Roberto Martínez antes do Portugal x Espanha: «Não vi a equipa preocupada, apenas focada»

Roberto Martínez falou antes da partida entre Portugal e Espanha, relativa aos oitavos de final do Mundial 2026.

Vai gerar polémica? Real Madrid de José Mourinho pode ter o primeiro jogo da época adiado

O Real Madrid deverá ver o seu primeiro jogo na próxima edição da La Liga adiado, devido à disputa do Mundial 2026.