De 3 em 1 para nº1 da APAF – Entrevista a Luciano Gonçalves

- Advertisement -

BnR: Falou na evolução da carreira de um árbitro. A profissionalização da arbitragem é uma das bandeiras do seu mandato.

LG: Assumi isso desde o início. A profissionalização é um assunto de extrema importância. Isto para que uma pessoa quando vai começar a tirar o curso saiba que pode vir a ter uma carreira, um estatuto; o estatuto de árbitro. Isto tem uma sequência e temos de levar o problema a jusante.

BnR: E como começa essa solução?

LG: Quero resolvê-lo primeiro na parte a jusante que é fazer com que exista um estatuto de árbitro para que depois possamos trabalhar para uma verdadeira profissionalização, que não é aquilo que acontece atualmente.

BnR: E acha que há condições para isso avançar?

LG: O futebol português tem condições para uma verdadeira profissionalização. Tem é que ser estudada, planeada e ser feita uma melhor gestão de recursos.

Fonte: Luciano Gonçalves
Fonte: Luciano Gonçalves

BnR: A introdução das novas tecnologias será outro tema transversal aos próximos anos?

LG: Para o bem da arbitragem e da verdade desportiva as novas tecnologias devem ser um auxílio para os árbitros. Se os clubes estão a utilizar as novas tecnologias para serem cada mais assertivos e melhorar a qualidade técnica dos seus jogadores, porque não a arbitragem também utilizar a tecnologia para ter melhores desempenhos?

BnR: Há muita gente que diz que com a introdução das novas tecnologias que se pode perder o lado mais humano do futebol.

LG: Eu não sou muito apologista disso. Se o momento em que nós estamos é esse lado, não estamos nada a mostrar o lado humano de todos os agentes desportivos. Por outro lado o futebol também não pode ser algo automático, se não colocávamos robôs em campo. Por isso é que o vídeo árbitro só deve ter utilizado em pontos cruciais da verdade desportiva e não o usarmos por tudo e mais alguma coisa. Até porque se isso acontecesse o jogo passava a estar constantemente parado.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Heimir Hallgrimsson fala do confronto entre Portugal e Irlanda: «Precisamos de fazer um jogo quase perfeito»

Heimir Hallgrimsson falou do jogo na antevisão da partida frente a Portugal. A Irlanda defronta a seleção portuguesa no próximo sábado em Alvalade.

Manchester United de Ruben Amorim vai avançar já em janeiro com 60 milhões de euros por jogador do Sporting

O Manchester United de Ruben Amorim mantém o interesse em Morten Hjulmand. O médio é o capitão do Sporting.

Sucessor de Iván Jaime (ex-FC Porto) no Valência não convence

Iván Jaime esteve emprestado pelo FC Porto ao Valência a temporada passada. Dani Raba foi o seu sucessor no plantel.

Próximo adversário do Sporting na Champions League avança com 15 milhões de euros por defesa

O Marselha está interessado em garantir a contratação de Benjamin Pavard, jogador cedido pelo Inter Milão.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo sonho do Benfica é o plano B do Nápoles para o mercado de inverno

Marc Pubill é alvo do Nápoles para a posição de lateral direito. O jogador não tem sido muito utilizado pelo Atlético Madrid.

Giorgi Kochorashvili está de volta a Espanha e admite: «Estar em Espanha é especialmente importante para mim»

Giorgi Kochorashvili faz parte da lista de convocados da Geórgia para a partida contra a Espanha, relativa à qualificação para o Mundial 2026.

Barcelona recebe péssima notícia: jogador lesiona-se ao serviço da seleção

Dani Olmo sofreu uma lesão ao serviço da seleção de Espanha. O jogador do Barcelona não entra nas contas de Luis de la Fuente.