De 3 em 1 para nº1 da APAF – Entrevista a Luciano Gonçalves

- Advertisement -

BnR: Falou na evolução da carreira de um árbitro. A profissionalização da arbitragem é uma das bandeiras do seu mandato.

LG: Assumi isso desde o início. A profissionalização é um assunto de extrema importância. Isto para que uma pessoa quando vai começar a tirar o curso saiba que pode vir a ter uma carreira, um estatuto; o estatuto de árbitro. Isto tem uma sequência e temos de levar o problema a jusante.

BnR: E como começa essa solução?

LG: Quero resolvê-lo primeiro na parte a jusante que é fazer com que exista um estatuto de árbitro para que depois possamos trabalhar para uma verdadeira profissionalização, que não é aquilo que acontece atualmente.

BnR: E acha que há condições para isso avançar?

LG: O futebol português tem condições para uma verdadeira profissionalização. Tem é que ser estudada, planeada e ser feita uma melhor gestão de recursos.

Fonte: Luciano Gonçalves
Fonte: Luciano Gonçalves

BnR: A introdução das novas tecnologias será outro tema transversal aos próximos anos?

LG: Para o bem da arbitragem e da verdade desportiva as novas tecnologias devem ser um auxílio para os árbitros. Se os clubes estão a utilizar as novas tecnologias para serem cada mais assertivos e melhorar a qualidade técnica dos seus jogadores, porque não a arbitragem também utilizar a tecnologia para ter melhores desempenhos?

BnR: Há muita gente que diz que com a introdução das novas tecnologias que se pode perder o lado mais humano do futebol.

LG: Eu não sou muito apologista disso. Se o momento em que nós estamos é esse lado, não estamos nada a mostrar o lado humano de todos os agentes desportivos. Por outro lado o futebol também não pode ser algo automático, se não colocávamos robôs em campo. Por isso é que o vídeo árbitro só deve ter utilizado em pontos cruciais da verdade desportiva e não o usarmos por tudo e mais alguma coisa. Até porque se isso acontecesse o jogo passava a estar constantemente parado.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho criticado em Inglaterra após Benfica x Real Madrid: «Os comentários de José Mourinho são repugnantes e uma desgraça»

José Mourinho foi criticado por Jamie O'Hara na sequência da reação do técnico português ao alegado caso de racismo contra Vinícius Júnior.

Micael Sequeira assinala feito do Sporting apesar da eliminação: «Acabámos por ganhar a uma equipa que já existe desde 1970»

O Sporting perdeu nas grandes penalidades contra o Hammarby e foi eliminado da Europa Cup. Micael Sequeira, técnico leonino, falou no jogo.

Bukayo Saka admite mau momento do Arsenal: «Baixámos muito o nosso nível e fomos punidos por isso»

Bukayo Saka falou depois do empate entre o Arsenal e o Wolverhampton. Extremo assumiu pior momento dos gunners na temporada.

Vitinha felicita Philipp Kohn pela defesa de grande penalidade no AS Mónaco x PSG e guarda-redes revela: «Tive alguma sorte»

Philipp Kohn comentou a grande penalidade que defendeu perante Vitinha, no encontro entre AS Mónaco e PSG para a Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Botafogo de Martín Anselmi perde com Nacional Potosí na qualificação para a Libertadores e soma sexta derrota consecutiva

O Botafogo perdeu no terreno do Nacional Potosí por 1-0, na primeira mão da qualificação para a fase de grupos da Taça Libertadores.

Victor Osimhen explica saída do Nápoles: «Fui vítima de ofensas racistas e trataram-me como um cão»

Victor Osimhen confessou ter sido alvo de insultos racistas e de um mau tratamento, motivo pelo qual deixou o Nápoles no início da época 2024/25.

Como estão as relações de Benfica e Real Madrid após o jogo da Champions League? Eis o que se sabe

As relações institucionais entre Benfica e Real Madrid permanecem inalteradas após o encontro da Champions League disputado no Estádio da Luz.