📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

De 3 em 1 para nº1 da APAF – Entrevista a Luciano Gonçalves

- Advertisement -

BnR: Falou na evolução da carreira de um árbitro. A profissionalização da arbitragem é uma das bandeiras do seu mandato.

LG: Assumi isso desde o início. A profissionalização é um assunto de extrema importância. Isto para que uma pessoa quando vai começar a tirar o curso saiba que pode vir a ter uma carreira, um estatuto; o estatuto de árbitro. Isto tem uma sequência e temos de levar o problema a jusante.

BnR: E como começa essa solução?

LG: Quero resolvê-lo primeiro na parte a jusante que é fazer com que exista um estatuto de árbitro para que depois possamos trabalhar para uma verdadeira profissionalização, que não é aquilo que acontece atualmente.

BnR: E acha que há condições para isso avançar?

LG: O futebol português tem condições para uma verdadeira profissionalização. Tem é que ser estudada, planeada e ser feita uma melhor gestão de recursos.

Fonte: Luciano Gonçalves
Fonte: Luciano Gonçalves

BnR: A introdução das novas tecnologias será outro tema transversal aos próximos anos?

LG: Para o bem da arbitragem e da verdade desportiva as novas tecnologias devem ser um auxílio para os árbitros. Se os clubes estão a utilizar as novas tecnologias para serem cada mais assertivos e melhorar a qualidade técnica dos seus jogadores, porque não a arbitragem também utilizar a tecnologia para ter melhores desempenhos?

BnR: Há muita gente que diz que com a introdução das novas tecnologias que se pode perder o lado mais humano do futebol.

LG: Eu não sou muito apologista disso. Se o momento em que nós estamos é esse lado, não estamos nada a mostrar o lado humano de todos os agentes desportivos. Por outro lado o futebol também não pode ser algo automático, se não colocávamos robôs em campo. Por isso é que o vídeo árbitro só deve ter utilizado em pontos cruciais da verdade desportiva e não o usarmos por tudo e mais alguma coisa. Até porque se isso acontecesse o jogo passava a estar constantemente parado.

Tomás Gomes
Tomás Gomes
O Tomás é sócio do Benfica desde os dois meses. Amante do desporto rei, o seu passatempo favorito é passar os domingos a beber imperial e a comer tremoços com o rabo enterrado no sofá enquanto vê Premier League.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira soma quarto jogo sem vencer e deixa fugir Flamengo no primeiro lugar do Brasileirão

O Palmeiras pode ter comprometido a conquista do Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira empatou a zero e o Flamengo venceu e distanciou-se no primeiro lugar.

Real Madrid na disposição de pagar 150 milhões de euros por internacional português

O Real Madrid está interessado em Vitinha. O clube espanhol pode apresentar uma proposta de 150 milhões de euros pelo médio do PSG.

Bruno de Carvalho deixa farpa a Rui Patrício nas redes sociais: «Os clubes já acordaram…»

Bruno de Carvalho deixou uma mensagem nas redes sociais. O antigo presidente do Sporting visou Rui Patrício.

Rodrigo Rêgo reage à estreia pelo Benfica com publicação emocionada: «Foi uma honra enorme»

Rodrigo Rêgo fez a estreia oficial pelo Benfica frente ao Atlético CP. O jovem avançado não escondeu o orgulho com o momento.

PUB

Mais Artigos Populares

Lanús vence Taça Sul Americana em jogo onde Biel e Hulk foram vilões

O Lanús e o Atlético Mineiro enfrentaram-se na noite deste sábado, em jogo relativo à final da Taça Sul Americana.

Renato Sousa responde ao Bola na Rede: «Tudo passa pela organização»

Renato Sousa analisou o duelo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Sporting venceu o Marinhense e segue em frente.

Francesco Farioli: «A atitude é a parte mais importante»

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto diante do Sintrense por 3-0. Encontro referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.