Derby madeirense e a luta europeia

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

O campeonato está ao rubro, o Benfica está perto de garantir o título de campeão e o Sporting está quase quase a conseguir, finalmente, marcar presença na Liga dos Campeões. Na parte inferior da tabela, com a vitória do Belenenses, o Olhanense parece cada vez mais condenado a cair para a Segunda Liga.

Mas é na luta pela presença na Liga Europa que as coisas mais vão aquecer nas próximas jornadas. Tirando o Estoril, que já está quase apurado: falta apenas um ponto à equipa de Marco Silva; sobra um lugar para cinco candidatos.

O Nacional da Madeira (38 pontos) é quem está em melhor posição para garantir o quinto e último lugar de acesso às competições europeias; contudo, tem a chegar bem perto Braga (35 pontos) e Marítimo (34 pontos). Um pouco mais abaixo, mas ainda não fora da luta, estão Setúbal (33 pontos) e Académica (32 pontos).

Classificação do campeonato Fonte: Zerozero.pt
Classificação do campeonato
Fonte: Zerozero.pt

A próxima jornada é escaldante: um sempre emocionante Nacional-Marítimo, logo numa altura em que ambos discutem o mesmo lugar, tendo em vista o mesmo objetivo. Nas últimas dez épocas, o Nacional conseguiu quatro vitórias contra duas do Marítimo; os restantes quatro jogos foram empates. As duas equipas vão para o jogo em condições distintas: o Nacional foi derrotado por 3-0 diante dos sadinos e o Marítimo venceu o sempre difícil Arouca.

Um jogo que pode deixar de fora das contas os maritimistas ou animar ainda mais as coisas nesta luta tão interessante. Quanto ao Braga, tem um jogo complicado e importante: recebe o Futebol Clube do Porto, que ainda pensa na possibilidade de chegar ao 2º lugar e garantir presença direta na fase de grupos da Liga dos Campeões. Contudo, os oito pontos de distância para o Sporting parecem demasiado e a equipa de Luís Castro deve estar mais preocupada com o aproximar do Estoril. Voltando ao Braga, Jorge Paixão tem feito sumo sem laranjas e se praticar o mesmo futebol que praticou diante do Benfica tem boas hipóteses de levar de vencido este Porto.

Para aquecer ainda mais a jornada, a Académica recebe o Setúbal e uma destas equipas, ou talvez as duas, ficarão de imediato fora da luta pela Europa. Os estudantes partem para o jogo depois de uma pesada derrota contra o Porto, e o Setúbal de uma vitória com o Nacional.

Os sadinos parecem mais estruturados e com mais condições para chegar ao objetivo da Liga Europa, mas a Académica não pode ser descartada porque tem realizado um campeonato muito acima das expetativas.

Finalizando, Nacional, Braga e Marítimo são as equipas que mais responsabilidades têm nesta fase final do campeonato, pois foram elas que se propuseram a conquistar um lugar na Liga Europa. Setúbal e Académica aparecem como outsiders, sem objetivos europeus, mas podem fazer uma gracinha e roubar os lugares a equipas com maior orçamento.

Orçamentos das equipas da Liga Zon Sagres  Fonte: Jornal de Notícias
Orçamentos das equipas da Liga Zon Sagres
Fonte: Jornal de Notícias

A Páscoa pode trazer as decisões finais a esta luta europeia; na altura certa será feito um novo artigo sobre esta mesma luta, bem como a da despromoção, e o balanço final de todo o campeonato.

Marco Ferreira
Marco Ferreira
Praticou futebol durante 15 anos e é um apaixonado pelo desporto. Como todos os jornalistas tem um clube, mas considera-se isento.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «É a nossa marca e por mais que as equipas nos identifiquem a variabilidade, procuramos um ou...

O Sporting venceu o Estoril Praia por 3-0 na Primeira Liga. Rui Borges analisou o duelo e respondeu ao Bola na Rede.

Ian Cathro responde ao Bola na Rede: «Vamos ter de sair daqui a aceitar e olhar para um 3-0 que é horrível»

O Sporting venceu o Estoril Praia por 3-0 na Primeira Liga. Ian Cathro analisou o duelo e respondeu ao Bola na Rede.

Terem Moffi estreia-se a marcar com a camisola do FC Porto

O FC Porto recebeu e venceu o Arouca por 3-1 na jornada 24 da Primeira Liga. Terem Moffi estreou-se a marcar com a camisola dos dragões.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após triunfo do FC Porto: «O Arouca mudou algumas coisas face ao que esperávamos»

O FC Porto derrotou o Arouca em jogo da 24.ª jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Ian Cathro critica arbitragem: «Não foi o meu melhor dia, mas infelizmente não foi o melhor dia da equipa de arbitragem»

Ian Cathro analisou o duelo da 24.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting defrontou o Estoril Praia no Estádio de Alvalade.

Rui Borges elogia exibição do Sporting: «Duas partes distintas, boas reações na primeira parte com e sem bola»

Rui Borges analisou o duelo da 24.ª jornada da Primeira Liga. O Sporting defrontou o Estoril Praia no Estádio de Alvalade.

Podcast Raio-X Tático #1 – As substituições do Benfica no Bernabéu

Estreia do podcast "Raio-X Tático", espaço para dissecar as perguntas táticas feitas pelo Bola na Rede nas conferências de imprensa. Em análise, as opções, timing e impacto das substituições executadas pelo Benfica frente ao Real Madrid.