📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Derby madeirense e a luta europeia

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

O campeonato está ao rubro, o Benfica está perto de garantir o título de campeão e o Sporting está quase quase a conseguir, finalmente, marcar presença na Liga dos Campeões. Na parte inferior da tabela, com a vitória do Belenenses, o Olhanense parece cada vez mais condenado a cair para a Segunda Liga.

Mas é na luta pela presença na Liga Europa que as coisas mais vão aquecer nas próximas jornadas. Tirando o Estoril, que já está quase apurado: falta apenas um ponto à equipa de Marco Silva; sobra um lugar para cinco candidatos.

O Nacional da Madeira (38 pontos) é quem está em melhor posição para garantir o quinto e último lugar de acesso às competições europeias; contudo, tem a chegar bem perto Braga (35 pontos) e Marítimo (34 pontos). Um pouco mais abaixo, mas ainda não fora da luta, estão Setúbal (33 pontos) e Académica (32 pontos).

Classificação do campeonato Fonte: Zerozero.pt
Classificação do campeonato
Fonte: Zerozero.pt

A próxima jornada é escaldante: um sempre emocionante Nacional-Marítimo, logo numa altura em que ambos discutem o mesmo lugar, tendo em vista o mesmo objetivo. Nas últimas dez épocas, o Nacional conseguiu quatro vitórias contra duas do Marítimo; os restantes quatro jogos foram empates. As duas equipas vão para o jogo em condições distintas: o Nacional foi derrotado por 3-0 diante dos sadinos e o Marítimo venceu o sempre difícil Arouca.

Um jogo que pode deixar de fora das contas os maritimistas ou animar ainda mais as coisas nesta luta tão interessante. Quanto ao Braga, tem um jogo complicado e importante: recebe o Futebol Clube do Porto, que ainda pensa na possibilidade de chegar ao 2º lugar e garantir presença direta na fase de grupos da Liga dos Campeões. Contudo, os oito pontos de distância para o Sporting parecem demasiado e a equipa de Luís Castro deve estar mais preocupada com o aproximar do Estoril. Voltando ao Braga, Jorge Paixão tem feito sumo sem laranjas e se praticar o mesmo futebol que praticou diante do Benfica tem boas hipóteses de levar de vencido este Porto.

Para aquecer ainda mais a jornada, a Académica recebe o Setúbal e uma destas equipas, ou talvez as duas, ficarão de imediato fora da luta pela Europa. Os estudantes partem para o jogo depois de uma pesada derrota contra o Porto, e o Setúbal de uma vitória com o Nacional.

Os sadinos parecem mais estruturados e com mais condições para chegar ao objetivo da Liga Europa, mas a Académica não pode ser descartada porque tem realizado um campeonato muito acima das expetativas.

Finalizando, Nacional, Braga e Marítimo são as equipas que mais responsabilidades têm nesta fase final do campeonato, pois foram elas que se propuseram a conquistar um lugar na Liga Europa. Setúbal e Académica aparecem como outsiders, sem objetivos europeus, mas podem fazer uma gracinha e roubar os lugares a equipas com maior orçamento.

Orçamentos das equipas da Liga Zon Sagres  Fonte: Jornal de Notícias
Orçamentos das equipas da Liga Zon Sagres
Fonte: Jornal de Notícias

A Páscoa pode trazer as decisões finais a esta luta europeia; na altura certa será feito um novo artigo sobre esta mesma luta, bem como a da despromoção, e o balanço final de todo o campeonato.

Marco Ferreira
Marco Ferreira
Praticou futebol durante 15 anos e é um apaixonado pelo desporto. Como todos os jornalistas tem um clube, mas considera-se isento.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim não deixa garantias sobre o futuro de Casemiro e Harry Maguire e elogia jogador: «Vai ser o futuro do Manchester United»

Ruben Amorim fez a antevisão do Manchester United x Newcastle, do Boxing Day, que vai ser jogado no dia 26 de dezembro. O técnico falou de Kobbie Mainoo, do mercado de janeiro e do futuro de Harry Maguire e de Casemiro.

Luis Tevenet confirmado como novo treinador do Real Valladolid

O Real Valladolid tem novo treinador. Luis Tevenet foi o escolhido pelo clube do segundo escalão de Espanha para suceder a Guillermo Almada.

AS Roma quer fechar médio dinamarquês e pode pagar 20 milhões de euros

A AS Roma quer contratar Morten Frendrup. O médio internacional dinamarquês está ligado ao Genoa e pode sair por cerca de 20 milhões de euros.

Presidente do Fenerbahçe libertado sob fiança após suspeita de consumo e tráfico de drogas

O presidente do Fenerbahçe foi libertado nesta quinta-feira, após ter sido detido por suspeita de consumo e tráfico de drogas. Sadettin Saran foi o sucessor de Ali Koç na liderança do clube turco.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid toma decisão e ativa cláusula de recompra de 9 milhões de euros para fechar reforço

O Real Madrid vai ativar a cláusula de recompra de Nico Paz. O clube espanhol vai contratar o médio argentino ao Como por nove milhões de euros.

Médio do Alverca observado pelo Benfica e pelo Sporting

As boas exibições de Alex Amorim despertaram a atenção de várias equipas. O médio do Alverca está a ser seguido com atenção por Benfica e Sporting.

Sporting vai avançar para a contratação de Luís Guilherme: eis os contornos do possível negócio

O Sporting vai mesmo avançar para a contratação de Luís Guilherme. Os leões pretendem contar com o avançado brasileiro em definitivo.