futebol nacional cabeçalho

É brasileiro, tem 25 anos, 1,83m e 81 quilos. É ele quem tem dado ao Marítimo mais alegrias. Os madeirenses continuam na Taça de Portugal e na Taça da Liga; já no campeonato, estão afundados no penúltimo lugar.

Derley, à esquerda, na apresentação como jogador do Marítimo blogdoronaldorocha.com.br
Derley, à esquerda, na apresentação como jogador do Marítimo
blogdoronaldorocha.com.br

Vanderley Dias Marinho, conhecido na gíria do futebol como Derley. Avançado robusto e rápido, soma uma boa quantidade de golos na sua estreia no futebol europeu.

No campeonato, o avançado do Marítimo tem cinco golos em nove jogos. Na Taça de Portugal tem dois golos em dois jogos, e na Taça da Liga ainda não conseguiu marcar porque ainda não se estreou.

Tudo somado, o avançado tem sete golos em 11 jogos, o que dá uma média de 0,64 golos por jogo. Tendo em conta os minutos, Derley soma 630 minutos em todas as competições, o que significa que, em média, a cada 90 minutos Derley marca um golo.

Anúncio Publicitário

Após passagens por nove clubes no seu país de origem, Brasil, Derley tenta agora afirmar-se na Liga Zon Sagres e na Europa. Os primeiros meses têm sido favoráveis e, para além de matador, o brasileiro é também um jogador disciplinado. Viu apenas um cartão amarelo, até agora.

Quanto a dados estatísticos, Derley tem 33% dos golos da equipa e já bisou por duas vezes, ambas no campeonato.

Derley a festejar um dos seus sete golos. online.jornaldamadeira.pt
Derley a festejar um dos seus sete golos. online.jornaldamadeira.pt

Em entrevista ao Jornal da Madeira, Derley afirmou que quer marcar dez golos; está perto dessa marca e mantendo a forma irá chegar lá nas próximas partidas. O brasileiro afirmou ainda que quer fazer o mesmo que Derlei (ex avançado do Porto, Sporting e Benfica) fez em Portugal: muitos golos.

 

Derlei no Porto, onde foi campeão europeu.  fcportonoticias.wordpress.com
Derlei no Porto, onde foi campeão europeu. fcportonoticias.wordpress.com

Excluindo os clubes grandes, só um jogador está à altura dos golos obtidos por Derley. Evandro, do Estoril Praia, soma os mesmos sete golos que Derley nas competições, só que tem mais jogos: no total são já 19 jogos que Evandro leva, contando com a Liga Europa, em que o Estoril está este ano inserido. Evandro joga como segundo ponta de lança ou como médio ofensivo. Derley e Evandro fazem em conjunto a melhor dupla revelação de goleadores a jogar no campeonato português.

Comentários

Artigo anteriorA arma de David
Próximo artigoSouthampton – Um exemplo a seguir
Praticou futebol durante 15 anos e é um apaixonado pelo desporto. Como todos os jornalistas tem um clube, mas considera-se isento.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.