Futebol: O regresso do desporto-rei

- Advertisement -

Na conferência de imprensa desta quinta-feira, o Primeiro-ministro António Costa anunciou o regresso dos jogos da Primeira Liga no final do mês de Maio. Depois de algumas indecisões e da reunião, que contou com os respetivos presidentes do Sporting CP, FC Porto, SL Benfica, da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga Portuguesa de Futebol, o desporto-rei vai mesmo retomar em Portugal, ao contrário do que tem acontecido em outros países da Europa.

Devido à covid-19, as competições foram suspensas no dia 12 de março, nessa altura já se tinham disputado 24 das 34 jornadas do campeonato, com o FC Porto na liderança, com mais um ponto do que o segundo classificado, o SL Benfica. Para além do campeonato, também a Taça de Portugal está confirmada, com o FC Porto a medir forças com o SL Benfica, ao que tudo indica, no Estádio do Jamor.

Tendo em conta que ainda faltam disputar 90 jogos do campeonato, mais o jogo da Taça de Portugal, há ainda medidas que podem ser implementadas. Para já, a decisão é esta, mas vai estar ainda sob análise da Direção Geral de Saúde, que vai verificar as condições sanitárias dos estádios antes mesmo de dar permissão para o campeonato retomar nos moldes em que conhecemos.

Regresso da Liga e da Taça de Portugal está previsto no plano de desconfinamento do Governo
Fonte: Governo de Portugal

Aquilo que para já é certo é que tanto os jogos do campeonato como o jogo da final da Taça de Portugal serão à porta fechada para evitar os possíveis aglomerados de pessoas. As decisões anunciadas fazem apenas referência a estes dois pontos, com António Costa a revelar que apenas há condições para retomar a Primeira Liga de futebol, o que presume um fim imediato da Segunda Liga. A questão que envolve as subidas e descidas de divisão será apenas decidida amanhã, às 18h, na sede da Liga.

Com o futebol a retomar no final de Maio e com dez jornadas por realizar, tendo em conta a possibilidade de realizar jogos ao fim de semana e durante a semana também, ainda não é possível prever uma data de desfecho, apontado-se ainda assim para Julho o término da competição e consequente disputa da final da Prova Rainha.

As restantes modalidades como o basquetebol, hóquei em patins, andebol e voleibol já tinham sido canceladas ontem, num comunicado conjunto das quatro federações.

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Banjaqui vai assinar contrato de longa duração e terá direito a cláusula de rescisão elevada

Daniel Banjaqui prepara-se para continuar a sua carreira no Benfica, assinando um contrato com as águias até ao verão de 2031.

Botafogo acerta contratação de Franclim Carvalho, antigo adjunto de Artur Jorge

Franclim Carvalho vai ser o próximo treinador do Botafogo. O português foi adjunto de Artur Jorge na conquista da Taça Libertadores em 2024.

Kerim Alajbegovic associado a Benfica e Sporting: «Entraram na corrida»

Kerim Alajbegovic está a ser associado ao Benfica e ao Sporting. O jogador representa atualmente o Red Bull Salzburgo.

Benfica: Torino quer Rafael Obrador mas coloca condição

O Torino quer contratar Rafael Obrador em definitivo no final da época, mas não está disposto a investir nove milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Porta fechada: Barcelona dá nega a Bernardo Silva e já se conhece a razão

O Barcelona não tem interesse em contratar Bernardo Silva, mesmo que o internacional português esteja em final de contrato.

Arne Slot atualiza adeptos do Liverpool sobre as lesões de Jeremie Frimpong e Alisson

O Liverpool está a atravessar uma pequena crise de lesões. Arne Slot abordou as saídas das respectivas seleções de Jeremie Frimpong e Alisson.

Surpresa: Manuel Neuer pode ser sucedido por experiente guarda-redes português no Bayern Munique

Daniel Heuer Fernandes está a ser visto pelo Bayern Munique como o substituto ideal para Manuel Neuer no conjunto alemão.