Futebol Distrital | Líderes aos tropeções no Centro e em Setúbal

    Centro

    AF Viseu

    Em Viseu, destaque para o jogo da quarta jornada entre o líder da Zona Sul da Divisão de Honra, o Oliveira de Frades, e o Lusitano de Vildemoinhos que deu empate (1-1), no Estádio dos Trambelos. Num jogo com o ambiente muito tenso e num relvado difícil, escassearam as oportunidades no primeiro tempo. Destaque apenas para um lance de perigo para a formação da região de Lafões, com o lateral Miguel Rodrigues a rematar fraco no frente a frente com o guarda-redes Ivanov.

    Na segunda metade, o Lusitano teve mais controlo do jogo em posse e conseguiu chegar ao golo por Barry que apareceu oportunamente ao segundo poste para aproveitar o cruzamento de Kiku do lado direito. Contudo, quando os Trambelos já se preparavam para festejar a vitória, Magique (médio que já jogou na I Liga na Académica) fez um passe longo quase de área a área e a bola chegou até Breno. O avançado angolano escapou à marcação de João André e atirou para o fundo da baliza perante a mancha de Ivanov. A equipa do Lusitano tinha ficado a protestar uma decisão do árbitro no lance anterior.

    Na conferência de imprensa, o treinador do Oliveira de Frades, Rui Almeida, defendeu que “o resultado foi justo” perante “um maior controlo nosso na primeira parte” e “a entrada passiva na segunda parte”. Por fim, o técnico admitiu que “foram dois pontos perdidos”, os primeiros perdidos na competição. Em oposição, o timoneiro do Lusitano, Fábio Farias, salientou que “a haver um vencedor seriamos nós”, “a parte final foi muito partida com oportunidades de golo para ambos, mas mais para o Lusitano” e realçou que foi “um bom jogo de futebol entre duas equipas fortes”.

    O Lusitano de Vildemoinhos soma quatro pontos, estando a três do último lugar que dá acesso à fase da subida aos nacionais, enquanto o Oliveira de Frades segue na liderança, com o Penalva do Castelo e o Canas de Senhorim a um ponto depois de vencerem nesta ronda.

    AF Guarda

    No distrito da Guarda, o Guarda FC, líder à partida da terceira jornada da I Divisão, foi goleado por quatro bolas a zero pelo Vilanovense que somou a primeira vitória na competição. O Aguiar da Beira, ao ir a Seia vencer a AD São Romão (0-3), e o Sabugal, ao derrotar o Trancoso pela margem mínima (1-0), ocupam agora a primeira e segunda posição, respetivamente.

    De referir que o campeão distrital sobe ao Campeonato de Portugal e o segundo garante a presença na edição da próxima época da Taça de Portugal.

    AF Leiria

    Na região do rio Lis, destaque para o Leiria e Marrazes que venceu por 2-1 os Nazarenos e aproveitou para se isolar na liderança com nove pontos depois do empate a zero do Peniche frente ao Vieirense, na Marinha Grande.

    Os penichenses estão em igualdade pontual na segunda posição com o Alqueidão da Serra, que protagonizou a maior goleada da jornada (9-0) contra o Avelense, e o Sporting de Pombal que derrotou o Guinense (3-0) e que joga na próxima semana na terceira eliminatória da Taça de Portugal frente ao Portomosense.

     

    AF Coimbra

     Depois da descida do Campeonato de Portugal, o clube histórico da cidade dos estudantes, o União 1919 está a mostrar que quer regressar rapidamente aos Nacionais. A formação continua 100% vitoriosa depois de golear por 4-0 a Desportiva de Lagares.

    Com 19 golos marcados e apenas um sofrido, a equipa antigamente denominada União de Coimbra tem dois pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o Sourense que venceu o GD Moinhos, e tem já um fosso de seis sobre o terceiro, o Tourizense.

     

    AF Castelo Branco

    No distrito albicastrense, há três equipas 100% vitoriosas. Vitória de Sernache que sofreu o primeiro golo na competição esta ronda frente ao Proença-a-Nova (1-4), Pedrogão e Idanhense venceram nas quatro jornadas.

    O Águias de Moradal, Campeão Distrital em 2021/2022, segue a dois pontos do trio depois de derrotar fora o Estrela do Zêzere por 2-1. De referir que a formação não subiu ao CP, apesar de ter garantido desportivamente o título distrital, por não cumprir a certificação de entidades formadoras nos clubes desportivos exigida pela Federação Portuguesa de Futebol.

    De salientar que os seis melhores classificados disputam entre si a fase de Apuramento de Campeão, mantendo a pontuação nesta primeira fase.

     

    AF Aveiro

    Em Santa Maria da Feira, um histórico clube das competições nacional, o União de Lamas destacou-se com uma vitória forasteira expressiva frente ao Paivense por 8-1 e obteve a terceira vitória à terceira jornada, na Zona Norte do Campeonato de Elite. De referir que a formação só tinha dois golos nas duas primeiras rondas.

    Já na mesma série, outro emblema histórico despromovido do Campeonato de Portugal na época transata, escorregou em casa contra o Florgrade e encontra-se no quinto lugar a dois pontos do adversário na ronda. De salientar que os quatro melhores classificados de cada uma das duas zonas, Norte e Sul, avançam para a Fase de Apuramento do Campeão.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Filipe Silva
    Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
    Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.