📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Futebol de Formação: Benjamins A – Sporting vs Sacavenense

- Advertisement -

futebol de formação cabeçalho

Cheguei à conclusão de que não estava habituada a ver um jogo de futebol com tanta qualidade como o que vi ontem no Estádio Universitário de Lisboa.

Passava pouco das 15h da tarde quando entrei pela zona das piscinas do Estádio Universitário de Lisboa, para assistir a um jogo entre duas das melhores escolas de formação de Lisboa da actualidade – Benjamins A – Sporting vs Sacavenense. Vivia-se um ambiente quase de estádio; os adeptos – ou seja, os pais – a apoiar os seus miúdos com cachecóis e a gritarem para dentro do campo para os incentivar. De facto, uma coisa bonita de se ver.

EUL - Estadio Universitário de Lisboa http://www.viva-agenda.com/local/328/Est%C3%A1dio+Universit%C3%A1rio+de+Lisboa
EUL – Estadio Universitário de Lisboa
http://www.viva-agenda.com/

Bom, o Sacavenense e o Sporting são, como disse há pouco, duas das melhores escolas de formação de Lisboa, e, como tal, primam pela qualidade de jogo e jogadores. Para o leitor se situar, os Benjamins A são crianças que têm cerca de 10 anos, mas que, dentro de campo, crescem. Demonstram qualidade táctica e inteligência no jogo, o que deixa qualquer amante de futebol pasmado. São crianças. Pois. Mas são também os nossos futuros profissionais da bola.

A partida teve início, com duas equipas que já se tinham defrontado na Copa do Guadiana, em Junho deste ano. Nessa partida, o Sacavenense saiu a ganhar por quatro bolas a zero. Mas voltando novamente para o dia de ontem, em Lisboa, entraram em campo duas equipas equilibradas e concentradas, com crianças que pareciam adultos na hora de jogar.

Estes pequenos craques combateram com unhas e dentes, e mais coragem e precisão do que muitos seniores a jogar à bola. Os olheiros do Benfica marcaram presença, como seria de esperar. Com duas equipas com bons jogadores, avizinhava-se uma luta renhida.As coisas começaram bem e a aquecer para o lado do Sacavenense, com um remate do seu craque nº10 e em seguida com a defesa de um livre pelo guarda-redes, nº12, mas aos doze minutos da primeira parte o Sporting marca.

Foi uma primeira parte que pendeu mais, na minha opinião, para o lado dos verdes e brancos, não tirando ao mérito ao Sacavenense, pela dificuldade que impôs ao adversário.

Quanto à segunda parte, existiram, pelo menos, quatro oportunidades de golo para o Sacavenense, vendo-se, claramente, uma superioridade destes pequenos craques em relação ao Sporting, mas a sorte não esteve do seu lado, não conseguindo marcar o golo do empate. Neste ponto, tenho de enaltecer a excelente exibição do nº22 da equipa leonina, o guarda-redes – talvez o melhor em campo? –, com defesas fantásticas. Cheguei a acreditar que sabia para onde a bola se dirigia. Magnífico.

Foi uma tarde que me deliciou, a nível futebolístico. Passes, fintas, domínios de bola de outro mundo. No que toca ao Sporting, posso retirar o antigo nome da instituição e toda a história por detrás das suas escolas de formação, para além de uma equipa consciente de ao que é que ia. Quanto ao Sacavenense, retiro o facto de ser uma equipa equilibrada, capaz de fazer frente aos verdes e brancos, mostrando imensa qualidade. Faltou-lhes sorte e talvez um pouco de eficácia, mas ainda estamos na primeira jornada do campeonato.

Não me posso esquecer da diversão que os pequenos tiraram a jogar à bola e que se pôde ver pelas suas caras. E os seus treinadores sabem disso porque para além de formarem jogadores estão conscientes que ainda se tratam de crianças.

Em suma, são fins-de-semana destes que fazem a minha semana. Entrar no Estádio Universitário de Lisboa e ver este ambiente. Ver os nossos futuros profissionais da bola. Ver os nossos futuros craques.

Subscreve!

Artigos Populares

À segunda é de vez | Benfica x Casa Pia

José Mourinho talvez tenha encontrado uma base para conseguir fazer este Benfica jogar à bola.

Paulinho marca e Toluca assume a liderança e volta a vencer na Liga Mexicana após 3 empates consecutivos

O Toluca regressou às vitórias na Liga Mexicana. Paulinho fundamental para o triunfo dos mexicanos na receção ao Club América.

Entre a esperança e a tradição | Famalicão x FC Porto

O Famalicão recebe o FC Porto, os locais procuram conquistar pontos e, simultaneamente, interromper a invencibilidade dos dragões

Cristóvão Carvalho aceitou convite de Rui Costa: «Quer chamar os candidatos a estar na tribuna, e, num ato simbólico, vou estar presente»

Rui Costa já tomou posse como presidente do Benfica após ser reeleito. Cristóvão Carvalho refletiu sobre as eleições.

PUB

Mais Artigos Populares

Os candidatos presentes na tomada de posse de Rui Costa (e os que faltaram)

Já arrancou a contagem dos votos nas eleições para a presidência do Benfica. 2.ª volta opõe Rui Costa a João Noronha Lopes.

Benfica: eis a composição de todos os órgãos sociais

Rui Costa venceu as eleições do Benfica e já são conhecidos a nova composição dos órgãos sociais dos encarnados.

Vão haver consequências após o Santa Clara x Sporting: João Gonçalves e Ângelo Carneiro preparam-se para ficar de fora dos próximos jogos

O encontro entre o Santa Clara e o Sporting ficou marcado por um pontapé de canto mal assinalado a favor dos leões.