Publicidade

Raio-X à formação

Tiago Serrano · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Depois de grandes feitos conseguidos por clubes nos escalões de formação e também pelas selecções jovens, decidi fazer um raio-x à formação dos três grandes para a próxima época, avaliando quais são aqueles que merecem uma oportunidade na equipa principal, pelo menos na pré-temporada.

Devo também desde já informar que alguns destes jovens que irei mencionar, deverão representar o nosso país no campeonato da Europa de sub-19 que se irá disputar no mês de Julho, o que poderá comprometer a presença de alguns destes jogadores nas respectivas equipas principais.

FC PORTO

São vários os jogadores de qualidade da equipa que conquistou recentemente a Youth League
Fonte: FC Porto

A equipa que conquistou recentemente a Youth League, tem vários jogadores bastante talentosos que merecem uma oportunidade. Começando pelo trio que começou a dar nas vistas no título europeu de sub-17 em 2016, composto por Diogo Costa, Diogo Leite e Diogo Queirós.

Tendo em conta a indefinição em relação à situação de Iker Casillas devido à sua saúde, não seria de todo descabido que o guarda-redes que tem brilhado na equipa B tivesse uma oportunidade na equipa principal. Diogo Leite e Diogo Queirós são dois centrais que se entendem de forma telepática e com as saídas certas de Felipe e Militão, seria um crime que eles não tivessem uma oportunidade a sério.

Outro jogador na calha para ter uma oportunidade é o médio Romário Baró. O capitão da selecção de sub-19 tem sido um dos maiores destaques da equipa B nesta temporada ainda com idade de júnior. Outro jogador que está à espreita de uma oportunidade é o médio defensivo Rui Pires, sendo que a saída de Herrera lhe poderá abrir as portas. Entre os emprestados, Wanderson Galeno deverá ter guia de regresso, perante a saída de Brahimi.

Quanto ao jovem goleador Fábio Silva, o que eu espero acima de tudo é que este continue a evoluir gradualmente sem queimar etapas. O lateral-direito Tomás Esteves, o Afonso Sousa e o extremo Fábio Vieira serão outros jogadores a ter debaixo de olho.

SL BENFICA

Poderão ser mais alguns os jovens encarnados a ter uma chance na equipa principal
Fonte: SL Benfica

Sendo uma formação referencial mundialmente nos últimos anos, existem também aqui vários jogadores que estão na calha para ter uma oportunidade na equipa principal na próxima pré-temporada na International Champions Cup. Depois de Bruno Lage ter lançado Ferro, Florentino e Jota, é de esperar que mais se sigam na próxima época.

Entre os emprestados, Heriberto Tavares tem sido o jogador em maior destaque e apesar da imprensa o apontar a um novo empréstimo ao estrangeiro, acho que o internacional sub-21 já tem qualidade para vingar sob as ordens de Bruno Lage. Por outro lado, casos como os de Pedro Pereira, Alfa Semedo, Pedro Rodrigues e Diogo Gonçalves continuam indefinidos.

Na equipa B, começando por trás, Alex Pinto e Kalaica são jogadores que espreitam uma oportunidade na equipa principal, tal como Nuno Santos, que tem atravessado um período de grande forma, marcando há seis jornadas consecutivas. Nos sub-23, destaque para os médios Vukotic, David Tavares e Diogo Pinto, que mostraram qualidade para voos mais altos.

Nos juniores, o jogador de maior destaque é claramente o médio Tiago Dantas, seguindo-se outros jogadores que deverão estar debaixo de olho tais como o guarda-redes Celton Biai, os laterais Tomás Tavares e Nuno Tavares, o médio Gonçalo Ramos, e os extremos Tiago Gouveia e Úmaro Embaló.

SPORTING CP

Marcel Keiser poderá ser o garante de oportunidades para os jovens leoninos
Fonte: Sporting CP

O Sporting, possuindo uma formação conceituada há décadas, poderá ver um novo renascer com Marcel Keizer ao leme. Depois de nesta temporada ter lançado Thierry Correia, Bruno Paz e Pedro Marques na equipa principal, outros aparecerão para mostrar serviço.

Existem casos na equipa principal que estão por definir. Começando por Francisco Geraldes que pouco ou nada tem sido utilizado neste regresso ao Sporting, bem como o de Miguel Luís, que deixou de ser opção de um momento para o outro e termina contrato no final da época.

Nos sub-23 existem outros jogadores que se têm destacado e que espreitam uma oportunidade na pré-época, como o ponta-de-lança Pedro Mendes e os brasileiros Paulinho e Marco Túlio.

Entre os emprestados o maior destaque vai para Gelson Dala e Matheus Pereira. Enquanto o brasileiro tem sido a principal figura do Nuremberga, o internacional angolano tem sido um dos jogadores em maior destaque no Rio Ave FC. Existem ainda vários jogadores que estiveram emprestados a clubes da Segunda Liga, onde também há jogadores que fizeram por merecer uma oportunidade, sobretudo os médios Daniel Bragança e Rafael Barbosa.

Foto de Capa: FC Porto

Tiago Serrano

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Jorge Jesus chegou e Portugal voltou a jogar como uma grande seleção

Quatro jogos, quatro vitórias e um lugar nos quartos de final da Liga das Nações já assegurado. Dificilmente Jorge Jesus poderia ter imaginado um arranque melhor enquanto selecionador nacional.  Mais importante do que os resultados, porém, é aquilo que começa a acontecer dentro de campo. Ainda estamos perante uma pequena amostra, e existem problemas por corrigir (sobretudo defensivamente), mas Portugal parece finalmente uma equipa disposta a explanar todo o potencial que tem.Há mais velocidade, mais movimentos sem bola, mais jogadores a aparecerem entre linhas e menos posse estéril. Depois de uma seleção demasiadas vezes previsível sob o comando de Roberto Martínez, os primeiros sinais da nova era são refrescantes.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.