O ciclo de “feedback”: A análise a partir da formação

    O ciclo de feedback é uma troca de interações entre o treinador e o atleta sobre uma determinada ação ou comportamento do atleta no exercício ou em jogo. Este é um momento fundamental no treino, na medida em que é no treino que se procede ao ensino de conteúdos que os atletas vão testemunhar e experienciar mais tarde em contexto de jogo.

    Está fortemente ligado à aplicação do feedback corretivo, onde o treinador corrige e explica como o atleta deve realizar as ações e/ou que comportamentos deve adotar na situação que está a ser corrigida. Após realizar a correção, o treinador deixa fluir o exercício novamente. Já com o exercício a decorrer novamente, o treinador vai poder observar se a correção teve o efeito pretendido no atleta, ou seja, se o atleta conseguiu interpretar a mensagem do treinador, corrigir o que fez de errado com base nas informações dadas pelo treinador no momento do feedback corretivo e alcançar o sucesso.

    Futebol de Formação
    Fonte: AD Limianos

    Depois de verificar o desenrolar do exercício, o treinador deve enaltecer a ação/comportamento do atleta e expressar verbalmente o contentamento com o atleta que conseguiu ter sucesso após a correção e explicação. É importante porque os atletas podem sentir alguma tensão no momento e após a correção do treinador. Enaltecer o que os atletas fazem corretamente é tão importante como corrigi-los.

    Fechando o ciclo de feedback, acabamos com a indecisão que os atletas possam estar a sentir por não saber se estão a executar bem a tarefa solicitada pelo treinador após a correção. É importante que o treinador se expresse e feche o ciclo de feedback para que os atletas saibam se conseguiram corrigir eficazmente o que fizeram de errado ou não.

    Artigo de João Barros Cunha,
    treinador de futebol na Academia Sporting Aurélio Pereira

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares