📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Famalicão: Sensação, até na formação

- Advertisement -

Ao contrário do que muita gente pensa, existem boas escolas de formação para além dos ditos “Três Grandes”. O último exemplo disso é o FC Famalicão e a sua equipa de sub 19, que ocupa o segundo lugar da fase regular do Campeonato Nacional de Juniores, à frente do campeão FC Porto e apenas atrás do SC Braga.

Para falarmos do futebol de formação em Famalicão não podemos dissociar a construção da Academia para o futebol de formação famalicense. Essa obra, inaugurada apenas o ano passado, constitui fator chave para o sucesso famalicense, não só nesta equipa de juniores, como também em praticamente todos os escalões de futebol formação.

O facto de haver ótimas condições para o treino, aliadas a uma mão de obra profissional e qualificada ajudam e muito a explicar o bom momento do FC Famalicão enquanto estrutura e marca em todas as vertentes: desde a equipa de futebol sénior aos escalões de formação, não esquecendo a recém-criada equipa de futebol feminino, que lidera destacadamente a sua série na segunda divisão nacional.

Mas centremo-nos na equipa de sub 19. Esta é somente a segunda presença do FC Famalicão na divisão máxima do futebol português no que diz respeito ao último escalão de formação mas tem sido altamente produtiva e até surpreendente para os mais desatentos. Os famalicenses conseguiram a subida de divisão na temporada transata, ao conseguirem o título nacional, derrotando na altura o Amora FC. Com o objetivo cumprido, a equipa orientada por Rui Baptista mostrou ao que vinha bem cedo, com exemplo do empate no Olival a 3 bolas perante o FC Porto, num jogo em que os famalicenses tiveram razões de queixa da arbitragem.

No passado fim de semana, a vitória famalicense por 1-0 sobre os dragões confirmou que existe em Famalicão uma equipa de juniores apostada em fazer história e lutar até ao fim por algo inédito na história do clube: o campeonato nacional de juniores.

FC Famalicão já derrotou os atuais campeões nacionais
Fonte: FC Famalicão

A única derrota até agora, perante o líder SC Braga, é bastante elucidativa da excelente campanha dos famalicenses que jogam o jogo pelo jogo com qualquer adversário, mas sempre conscientes de que há qualidade dos dois lados e que é bom sair da zona de conforto de forma a poder crescer como jogadores. Rui Baptista tem feito um trabalho sensacional nesse sentido, tendo inclusivamente sido distinguido como treinador do ano na Gala do Desporto de Vila Nova de Famalicão.

Há abundante qualidade em Famalicão, dos mais graúdos até aos mais novos, numa simbiose perfeita daquilo que é o potencial crescente do FC Famalicão.

Foto de Capa: FC Famalicão

António Sousa
António Sousahttp://www.bolanarede.pt
O António é um famalicense de gema e um amante do futebol e do desporto. Com o sonho em ser treinador de futebol bem presente, é através da escrita que encontra a melhor forma de se expressar. Apologista do jogo interior e do futebol ao domingo à tarde.                                                                                                                                                 O António escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho e a ausência de Richard Ríos: «Não há Ríos, há outro… acho que esta é a filosofia correta»

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Nacional da Madeira para a Primeira Liga. José Mourinho já fez o lançamento do jogo.

José Mourinho: «Acho que é uma boa maneira de encararmos todas as contrariedades que podemos ter»

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Nacional da Madeira para a Primeira Liga. José Mourinho já fez o lançamento do jogo.

Qual era a necessidade? | Rangers FC 1-1 SC Braga

Era real a hipótese do SC Braga ser a primeira equipa de sempre a vencer nos dois maiores palcos de Glasgow na mesma temporada.

Renato Sanches deixa mensagem especial ao sobrinho após título Mundial de Sub-17

Portugal sagrou-se campeão do Mundo de Sub-17 no Catar e Renato Sanches fez questão de deixar uma mensagem a Stevan Manuel, o seu sobrinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Andebol: Diogo Rêma renova com o FC Porto até 2029

O FC Porto segurou uma das maiores promessas da sua equipa de andebol. Diogo Rêma prolongou o vínculo até 2029, num momento em que está nomeado para o Dragão de Ouro de Atleta de Modalidades de Pavilhão.

Carlos Queiroz deixa mensagem emotiva após a vitória de Portugal no Mundial Sub-17

Carlos Queiroz, antigo selecionador português, destacou o impacto histórico do título conquistado no Qatar e deixou fortes elogios a Bino Maçães e à nova geração campeã do mundo.

Defesa do Ajax admite que jogou fora de posição contra o Benfica: «Fiquei surpreendido porque não tínhamos treinado isso»

Ko Itakura revelou que foi adaptado a médio defensivo apenas um dia antes do jogo com o Benfica, sem qualquer treino específico para a posição.