Futebol de Formação: Juniores – SL Benfica 3-3 Sporting CP

- Advertisement -

futebol de formação cabeçalho

Na jornada 11 do Campeonato Nacional de juniores da Zona Sul assistiu-se, no campo nº1 do Caixa Futebol Campus, no Seixal, ao jogo empolgante entre as equipas do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal. O resultado final, 3-3, acabou por ilustrar, no geral, o desempenho das equipas e o equilíbrio que a tabela classificativa já revelava (ambas com 22 pontos, resultado de 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, e com praticamente a mesma diferença de golos marcados e sofridos, 24 para o Sporting e 23 para o Benfica).

Nos “onzes” iniciais notava-se a preocupação dos treinadores em apostar preferencialmente em juniores de segundo ano (na equipa inicial encarnada surgiam 4 atletas de primeiro ano, enquanto no verde-e-brancos apenas 2).

Pode dizer-se que tivemos duas partes distintas, em termos de supremacia no jogo. Durante a primeira parte, foi notória a superioridade da equipa visitante. Os leões afiaram as garras e dominaram o relvado. Uma abordagem estratégica ao jogo assente numa pressão muito alta e com linhas muito próximas realizada pelos seus sectores mais avançados impediu a organização de jogo das águias e criou inúmeras oportunidades de golo. Porém, o único golo da primeira parte surgiu ao minuto 21′, apontado pelo camisola 11, Daniel Podence.

A segunda parte começou com um golo madrugador do Sporting, logo ao minuto 48′, da autoria do capitão da equipa, Francisco Geraldes, na sequência de um pontapé de canto. Com o marcador em 0-2, a equipa leonina parecia estar próxima da vitória e não se percebia qualquer tentativa de reação da equipa da casa. Porém, o futebol tem a capacidade de surpreender os adeptos e a direcção do jogo pode ser alterada a qualquer momento. Em consequência de uma diminuição dos níveis de concentração na equipa do Sporting C.P, os encarnados conseguiram reduzir a desvantagem para 1-2 ao minuto 54, com um golo de Nuno Santos, que, ao segundo poste e sem qualquer marcação, finalizou já na pequena área uma boa jogada do colega do flanco contrário, Romário Baldé. Este golo veio “acordar” uma equipa que parecia derrotada, e, em apenas 3 minutos (entre os 72 e os 75 minutos), o Benfica conseguiu a reviravolta no marcador, com golos de Gonçalo Guedes, primeiro, e de Diogo Rocha, depois. A formação verde-e-branda acusava alguma falta de frescura e pagava caro a descida das suas linhas.

Depois deste “volte face”, já não se esperava mais nenhuma alteração no resultado. Porém, o futebol tem esta magia: joga-se até ao último folgo, especialmente quando estão em confronto equipas tão equilibradas. A quatro minutos dos 90, Mama Baldé fechou o marcador, assegurando o 3-3 e colocando justiça no resultado.

A repartição de pontos deixa as duas equipas com 23 pontos no final da primeira volta desta primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores da 1ª divisão, à espera do que poderão fazer Oeiras e Vitória de Setúbal, ambas com possibilidade de assumirem o comando da zona sul.

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Curry vai continuar nos Golden State Warriors até 2029: Eis os detalhes do contrato

Segundo Shams Charania, Stephen Curry chegou a acordo com os GoldenState Warriors para uma extensão de contrato de dois anos.

Em canal aberto: Onde ver o Noruega x Portugal na Liga das Nações?

Após a vitória frente ao País de Gales, Portugal visita a Noruega na segunda jornada da fase de grupos da Liga das Nações.

Rodri e o escândalo no Manchester City: «O que conquistámos não foi pago com dinheiro»

Na conferência de antevisão ao Inglaterra x Espanha, Rodri foi questionado sobre as violações financeiras pelas quais o Manchester City foi considerado culpado.

Galatasaray prepara outra grande contratação depois de Rafael Leão: alvo joga no Real Madrid de José Mourinho

O Galatasaray vê em Eduardo Camavinga a sua grande prioridade para o próximo mercado de transferências de janeiro.

PUB

Mais Artigos Populares

Stale Solbakken e o futuro de Andreas Schjelderup: «Tive uma conversa profunda com ele na época passada para sair do Benfica»

Na antevisão do Noruega x Portugal, Stale Solbakken abordou o futuro de Andreas Schjelderup e a parceria de Fredrick Aursnes com João Palhinha.

Andreas Schjelderup questionado pela renovação do Benfica

Andreas Schjelderup não quis falar de uma renovação de contrato com o Benfica, desviando-se ao tema durante este sábado.

Mezian Soares faz história pelos Sub-21 de Portugal

Mezian Soares tornou-se o jogador mais jovem de sempre a representar a Seleção Sub-21 de Portugal, com 16 anos, 10 meses e 17 dias.