Futebol de Formação: Juniores – SL Benfica 3-3 Sporting CP

- Advertisement -

futebol de formação cabeçalho

Na jornada 11 do Campeonato Nacional de juniores da Zona Sul assistiu-se, no campo nº1 do Caixa Futebol Campus, no Seixal, ao jogo empolgante entre as equipas do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal. O resultado final, 3-3, acabou por ilustrar, no geral, o desempenho das equipas e o equilíbrio que a tabela classificativa já revelava (ambas com 22 pontos, resultado de 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, e com praticamente a mesma diferença de golos marcados e sofridos, 24 para o Sporting e 23 para o Benfica).

Nos “onzes” iniciais notava-se a preocupação dos treinadores em apostar preferencialmente em juniores de segundo ano (na equipa inicial encarnada surgiam 4 atletas de primeiro ano, enquanto no verde-e-brancos apenas 2).

Pode dizer-se que tivemos duas partes distintas, em termos de supremacia no jogo. Durante a primeira parte, foi notória a superioridade da equipa visitante. Os leões afiaram as garras e dominaram o relvado. Uma abordagem estratégica ao jogo assente numa pressão muito alta e com linhas muito próximas realizada pelos seus sectores mais avançados impediu a organização de jogo das águias e criou inúmeras oportunidades de golo. Porém, o único golo da primeira parte surgiu ao minuto 21′, apontado pelo camisola 11, Daniel Podence.

A segunda parte começou com um golo madrugador do Sporting, logo ao minuto 48′, da autoria do capitão da equipa, Francisco Geraldes, na sequência de um pontapé de canto. Com o marcador em 0-2, a equipa leonina parecia estar próxima da vitória e não se percebia qualquer tentativa de reação da equipa da casa. Porém, o futebol tem a capacidade de surpreender os adeptos e a direcção do jogo pode ser alterada a qualquer momento. Em consequência de uma diminuição dos níveis de concentração na equipa do Sporting C.P, os encarnados conseguiram reduzir a desvantagem para 1-2 ao minuto 54, com um golo de Nuno Santos, que, ao segundo poste e sem qualquer marcação, finalizou já na pequena área uma boa jogada do colega do flanco contrário, Romário Baldé. Este golo veio “acordar” uma equipa que parecia derrotada, e, em apenas 3 minutos (entre os 72 e os 75 minutos), o Benfica conseguiu a reviravolta no marcador, com golos de Gonçalo Guedes, primeiro, e de Diogo Rocha, depois. A formação verde-e-branda acusava alguma falta de frescura e pagava caro a descida das suas linhas.

Depois deste “volte face”, já não se esperava mais nenhuma alteração no resultado. Porém, o futebol tem esta magia: joga-se até ao último folgo, especialmente quando estão em confronto equipas tão equilibradas. A quatro minutos dos 90, Mama Baldé fechou o marcador, assegurando o 3-3 e colocando justiça no resultado.

A repartição de pontos deixa as duas equipas com 23 pontos no final da primeira volta desta primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores da 1ª divisão, à espera do que poderão fazer Oeiras e Vitória de Setúbal, ambas com possibilidade de assumirem o comando da zona sul.

Subscreve!

Artigos Populares

Levante de Luís Castro empata no terreno do Málaga na 4.ª jornada da La Liga

O Levante de Luís Castro não foi além de um empate a zero no terreno do Málaga, em jogo da 4.ª jornada da La Liga.

Entrada direta na Champions League já rende mais de 42 milhões a FC Porto e Sporting

FC Porto e Sporting já asseguraram uma verba superior a 42 milhões de euros pela entrada direta na Champions League 2026/27.

Benfica derrota FC Porto na Final da Supertaça Feminina

O Benfica venceu o FC Porto por cinco bolas a uma, conquistando assim a Supertaça de Portugal em Futebol Feminino

Eis os 6 destaques do Benfica 5-1 FC Porto

O Benfica venceu o FC Porto por cinco bolas a uma, conquistando assim a Supertaça de Portugal em Futebol Feminino

PUB

Mais Artigos Populares

UEFA não esquece: FC Porto com baixa de peso para as primeiras jornadas da Champions League

Jan Bednarek está fora dos planos do FC Porto para as duas primeiras jornadas da Champions League, devido a castigo.

Arsenal vence Chelsea com direito a reviravolta

O Arsenal recebeu e venceu o Chelsea por duas bolas a uma, num encontro a contar para a terceira jornada da Premier League.

FC Porto de folga: 2 jogadores apresentaram-se no Olival

O FC Porto esteve de folga durante este domingo. Zaidu Sanusi e Oskar Pietuzewski apresentaram-se no Olival.