📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Geração de 99: Preparar para o que aí vem

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

A formação em Portugal está a viver dos seus melhores dias e isso deve-se muito, não só à contínua evolução das condições das suas Academias como à aposta no jogador português. Se antes tínhamos uma das melhores academias do Mundo, a de Alcochete, agora temos também a do Seixal e centros de treino como o Olival e a Cidade Desportiva do Braga que continuam a crescer a passos largos, valorizando jovens jogadores e levando a que o seu desenvolvimento seja acompanhando até às suas equipas principais, numa aposta nos produtos da formação e assim, valorizando as nossas seleções nacionais.

Se a geração de Bernardo Silva (que embora não tenha estado presente), João Mário, William Carvalho, entre outros jogadores foi um dos principais motivos que nos levaram à conquista do Euro’16 e ao atual momento de forma da nossa Seleção, no futebol atual é natural vermos jogadores a brilharem pelos melhores campeonatos europeus, atuando nas melhores equipas.

A história parece estar para continuar e surge agora uma geração de ouro, a de 99. Constituída essencialmente por jogadores que militam nas equipas B’s dos três grandes, estes jovens jogadores que conta agora com os seus 18 e 19 anos, foram vencedores não só do Euro sub-17 em 2016 como foram finalistas do euro sub-19 no ano transato.

Esta nova formada de craques parece prometer e o acompanhamento na sua evolução tem sido bem mais controlada do que aquela que vimos com a geração de 97, onde jogadores como Renato Sanches e Rúben Neves atingiram o estrelato cedo de mais e tiveram que recuar uns passos para poderem continuar a sua evolução natural.

Vejamos agora alguns craques que têm despontado não só em solo nacional, mas também em solo inglês:

Pelo Olival, o talento para desenvolver defesas continua a dar que falar e, neste momento, conta com 3 defesas e um guarda-redes que vão construindo o seu caminho até cumprirem os seus sonhos e chegar à equipa principal do Futebol Clube do Porto. Falamos de Diogo Costa, um guarda redes de elevado nível que tem tido em Casillas um excelente mentor para a sua evolução. Fortíssimo entre os postes e seguro a ser destes, o jovem guardião mostra enorme maturidade e confiança nas suas qualidades.

No eixo da defesa, Diogo Queirós e Diogo Leite vão fazendo uma dupla de centrais a ter em conta para o futuro dos dragões. Fortes no jogo aéreo e sempre concentrados e com bastante personalidade na abordagem dos seus lances, Queirós é já comparado a Jorge Costa, esperando-se que este possa seguir as pisadas de um dos maiores líderes da história portista.

Dallot é um dos maiores ativos da formação portista Fonte: Diogo Dallot
Dallot é um dos maiores ativos da formação portista
Fonte: FPF

Outrora apontado ao Real Madrid e ao Barcelona pela empresa espanhola, surge Diogo Dalot, um lateral moderno, capaz de fazer o corredor todo dado o seu espírito combativo e à sua velocidade. Titular em todas as seleções nacionais, tem bastante facilidade em chegar à área adversária causando perigo às defesas que enfrenta.

Um bocado mais a norte, em Braga, depois de jogadores a dar nas vistas, como Xadas, Pedro Neto ou Bruno Jordão, é agora a vez de Francisco Trincão, um diamante bruto a emergir nas terras de Bom Jesus. Rápido e fortíssimo no um para um, Trincão vai mostrando a Portugal a raça minhota e como podemos ter aqui mais um caso sério de sucesso dos “Guerreiros”.

Por terras lisboetas, o talento continua a emergir, quer pelas turmas de Alvalade, quer pelas turmas do Seixal. No Sporting Club de Portugal, pode estar a emergir um dos casos mais sérios em Portugal, dos últimos anos. Rafael Leão, um jogador à imagem de Mbappé e de uma linha ténue de jogadores de enorme calibre, tem na sua veia goleadora e na sua capacidade de velocidade e aceleração, dois condimentos perfeitos para cilindrar qualquer defesa. Embora Jorge Jesus tenha.se referido à jovem promessa leonina como um próximo jogador a atingir o nível de Gelson Martins ou de Daniel Podence, este pode vir a atingir patamares bem superiores, é esperar para ver.

Júnior Barroso
Júnior Barrosohttp://www.bolanarede.pt
Depois de 11 anos como federado, a tática, a estrutura, e tudo aquilo que envolve o futebol fizeram com que Júnior visse o futebol de uma maneira diferente. Adepto assíduo da Premier League desde os seus seis anos, acredita ainda que a essência do futebol de rua perdurará sempre em detrimento da tática. Considera-se um estudioso do futebol.                                                                                                                                                 O Júnior escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica aborda penálti sobre Nico Otamendi com imagens nas redes sociais: «Ciclone Haas»

O Benfica venceu o Famalicão por 1-0 na Primeira Liga. Penálti assinalado deu que falar e as águias reagiram nas redes sociais.

Sporting quer contratar extremo brasileiro que atua na Premier League e há conversações

O Sporting quer contratar Luís Guilherme ao West Ham. Leões abrem conversações pelo extremo brasileiro de 19 anos.

Roberto Martínez elogia 2 jogadores da Seleção Nacional: «É capaz de executar o que nós, treinadores, pensamos a qualquer momento»

Roberto Martínez deu uma larga entrevista ao jornal MARCA. Selecionador Nacional mostra-se rendido a Vitinha e a Nuno Mendes.

Os 3 pilares, a mudança de Cristiano Ronaldo e os 1000 golos: tudo o que disse Roberto Martínez sobre o capitão da Seleção

Roberto Martínez deu uma larga entrevista ao jornal espanhol MARCA. Fica com as principais declarações do Selecionador Nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez identifica maior fortaleza da Seleção Nacional e melhor geração do futebol português

Roberto Martínez deu uma larga entrevista ao jornal espanhol MARCA. Fica com as principais declarações do Selecionador Nacional.

Roberto Martínez não coloca Portugal como favorito a ganhar o Mundial 2026 e explica o porquê

Roberto Martínez deu uma larga entrevista ao jornal espanhol MARCA. Fica com algumas declarações do Selecionador Nacional.

Roberto Martínez comenta sorteio de Portugal e revela não gostar do novo formato do Mundial: «Gostaria que…»

Roberto Martínez deu uma larga entrevista ao jornal espanhol MARCA. Fica com as principais declarações do Selecionador Nacional.