Futebol de Formação: Pequenos Miúdos, Grandes Sonhos

- Advertisement -

O futebol movimenta milhões de euros. O futebol prende milhões de espectadores ao ecrã da televisão. O futebol arrasta milhões de adeptos até aos estádios. O futebol é o desporto rei, é o motor dos sonhos de muitos jovens, é um misto de emoções.

O número de jovens que luta por um futuro ligado ao futebol aumenta de dia para dia: muitos querem ser o próximo Cristiano Ronaldo, muitos se inspiram nos golos de Zlatan, muitos querem atingir a técnica de Messi. Mas não basta dar uns toques na bola e fazer umas fintas parecidas com as do Ronaldinho para ser jogador de futebol profissional; é preciso formação. É preciso acordar cedo, meter as caneleiras, calçar as chuteiras e ter vontade de correr. Correr atrás da bola, atrás do sonho.

http://www.oribatejo.pt/2012/09/29/equipas-de-futebol-de-sardoal-apresentam-se-com-fins-sociais/
http://www.oribatejo.pt/

Falo de futebol formação masculino; neste espaço, mais precisamente, falo das equipas de Iniciados até Juniores. Falo, por isso, de jovens que têm entre 13 e 20 anos. De jovens que conciliam a vida académica com os treinos. De jovens que abdicam das saídas de sexta à noite porque há jogo no sábado, das saídas de sábado à noite porque há jogo no domingo. Falo de rapazes que, em muitos casos, para lutarem por um sonho que não dão por garantido, estão longe da família, dos amigos. No futebol, tal como na vida, há vitórias e há derrotas. No futebol, há golos e há lesões. E é por este reverso da medalha que muitos se batem todos os dias, mas já dizia António Gedeão que “o sonho comanda a vida”.

Por toda esta luta diária, por todos os grandes jogos e pela grande qualidade do futebol formação masculino português, esta modalidade merece ocupar aqui um pouco de espaço, ao Domingo à noite. Por isso, todas as semanas irei dar a minha opinião acerca de um jogo em concreto de um destes escalões. Quem sabe se não venho a falar do futuro melhor jogador do mundo.

Subscreve!

Artigos Populares

Juventus paga 46 milhões de euros por jogador que não entra nos planos: avançado é para sair no verão

A Juventus pagou os 46 milhões de euros da cláusula de opção de compra de Lois Openda, que se transformou em obrigatória.

Florentino Pérez fala aos sócios e pede apoio: «Vocês são a força do Real Madrid»

Florentino Pérez falou aos sócios do Real Madrid no passado domingo. O presidente dos merengues elogiou a união do clube.

Vitória SC cancela conferência de imprensa de António Miguel Cardoso

O presidente do Vitória SC, António Miguel Cardoso, desmarcou a conferência de imprensa agendada para esta segunda-feira devido a um «compromisso inadiável».

Artur Jorge revela conversa «olho no olho» com Walace após polémica e atira futuro do jogador para a direção

Artur Jorge abordou o afastamento de Walace após a vitória sobre o Bragantino. O treinador referiu que o jogador assumiu o erro e que o caso está agora entregue à administração do clube.

PUB

Mais Artigos Populares

Franclim Carvalho responde com otimismo ao empate do Botafogo frente ao Coritiba: «Fizemos muito para ganhar o jogo»

Franclim Carvalho valorizou a atitude do Botafogo no 2-2 contra o Coritiba e garantiu que a equipa está no caminho das vitórias.

Um golo, três pontos, Sevilha no horizonte| Braga 1-0 Arouca

O SC Braga venceu o FC Arouca por 1-0, num jogo que disse tanto sobre o presente… como sobre o que vem a seguir. O Braga entrou com bola, como habitualmente.

Real Madrid está convencido: merengues pagam a cláusula de rescisão para garantir jovem promessa

Fran Santamaría vai ser reforço do Real Madrid no final da temporada, deixando os quadros do Castellón, emblema da La Liga 2.