A-do-Chapéu e o sonho da Taça

- Advertisement -

cab futebol feminino

Jornal “A Bola”, a 26/01/2014 – “Líder do Campeonato já sonha com o Jamor”.

Jornal “A Bola”, a 27/01/2014 – “Chapelada rouba Jamor ao líder”.

Bom, em primeiro lugar, e antes de fazer qualquer comentário à monstruosa escorregadela do A-dos-Francos na Taça de Portugal feminina, tenho de fazer uma pequena observação. Há que elogiar o jornal “A Bola” pelo crescente acompanhamento que tem feito do futebol feminino português. Se, em textos anteriores, critiquei os media desportivos nacionais pela cobertura quase nula à modalidade, também é preciso elogiar quando fazem um bom trabalho – e este jornal, em particular, tem dedicado cada vez mais espaço ao escrutínio do futebol feminino nacional.

Retomando o assunto – “O quê? O A-dos-Francos foi eliminado da Taça?” É verdade. Depois de, na época passada, as atletas das Caldas da Rainha terem caído nas meias-finais da competição, frente ao Valadares Gaia, desta vez não foram além dos oitavos-de-final, serventia da equipa do Viseu 2001. “Então, mas, calma lá, nunca ouvi falar dessa equipa!” É normal, já que o carrasco do A-dos-Francos disputa actualmente o Campeonato de Promoção. “Espera, o líder isolado do Campeonato nacional foi eliminado da Taça por uma equipa da segunda divisão?” Bingo! Só que, atenção, as aparências iludem.

A-dos-Francos viu equipa de escalão inferior roubar-lhe o sonho da Taça http://futebolfemininoportugal.com/
A-dos-Francos viu equipa de escalão inferior roubar-lhe o sonho da Taça
http://futebolfemininoportugal.com/

O Viseu 2001 está longe de ser só uma “equipa da segunda divisão”. Com 11 vitórias em 11 jogos disputados e o melhor ataque de todos os campeonatos nacionais femininos, com 89 golos marcados, as visienses são líderes da Série B do Campeonato de Promoção feminino. As semelhanças com a época transacta do A-dos-Francos são muitas, e quis o destino que estas duas equipas se defrontassem nos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Ainda que fossem as grandes favoritas a passar à próxima fase da competição, o encontro adivinhava-se complicado para a equipa do A-dos-Francos. As líderes da primeira divisão feminina vinham de uma derrota desmoralizante com o Clube Futebol Benfica, na semana anterior, por quatro bolas a uma, e temia-se que este deslize pudesse trazer consequências para o plantel.

Desmotivado ou não, a verdade é que o A-dos-Francos controlou grande parte do jogo contra o Viseu 2001, mas não conseguiu concretizar as várias oportunidades de golo de que dispôs. Nulo no marcador, aos 90 minutos, chapéu soberbo de Patrícia Sousa sobre Joana Silva (a titular habitual da baliza do A-dos-Francos, Patrícia Morais, cumpria um jogo de castigo) e o Viseu 2001 carimbava a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal, para rejúbilo dos adeptos fervorosos que estavam no Estádio Municipal do Fontelo.

Viseu 2001 é a única equipa que não está na primeira divisão a passar aos quartos da Taça www.viseumais.com
Viseu 2001 é a única equipa que não está na primeira divisão a passar aos quartos da Taça
www.viseumais.com

Afastadas do sonho da Taça, resta agora ao A-dos-Francos centrar todos os seus esforços na luta pelo título de campeão nacional. As últimas duas semanas foram madrastas para a formação das Caldas da Rainha. A equipa ainda goza de alguma margem na liderança da tabela classificativa, mas convém relembrar que os pontos das equipas serão divididos ao meio aquando da entrada na fase de apuramento de campeão, que está para breve. E, diga-se de passagem, não falta quem queira aproveitar o recente mau momento do líder e equipa sensação do campeonato nacional feminino…

Resultados dos oitavos-de-final da Taça de Portugal feminina:

CA Ouriense/Workfone 3-1 EFF Setúbal

C Futebol Benfica 5-1 Fundação Laura Santos

Vilaverdense FC 2-0 UR Cadima

Boavista FC 4-0 FC Cesarense

Clube Albergaria 8-0 Quintajense

FC Os Sandinenses 0-3 SU 1º Dezembro

SG Sacavenense 0-4 Valadares Gaia

FC Viseu 2001 ADSC 1-0 GDC A-dos-Francos

Rui Miguel Pereira
Rui Miguel Pereirahttp://www.bolanarede.pt
O Rui jogou a trinco nas camadas jovens do União de Tomar, e reza a lenda que se fartava de fazer faltas. Muito mais moderado nos comentários, diz que quando teve a oportunidade de escrever sobre futebol e raparigas, não pensou duas vezes.                                                                                                                                                 O Rui não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Negócio fechado: Liverpool surpreende e contrata defesa ao Barcelona

Ronald Araújo vai ser reforço do Liverpool neste mercado de transferências. O defesa central abandona os quadros do Barcelona.

Sporting deve contar com 4 defesas centrais para o jogo contra o Estrela da Amadora

O Sporting deverá contar com quatro defesas centrais para a partida contra o Estrela da Amadora, marcado para a noite de sábado.

AC Milan de Ruben Amorim tenta contratar jogador que esteve na final do Mundial 2026

O AC Milan está a tentar convencer Leandro Paredes a juntar-se ao projeto liderado por Ruben Amorim neste mercado.

Primeira Liga 2026/27 começa com empate entre Estoril Praia e Famalicão

O Famalicão venceu o Estoril Praia por 1-0 na primeira jornada da Primeira Liga 2026/27. Georgios Koutsias é o autor do primeiro golo da prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Paredes vence o Vitória SC B na abertura da Liga 3

O Paredes recebeu e venceu o Vitória SC B por três bolas a uma, num encontro da primeira jornada da fase regular da Liga 3.

Estoril Praia x Famalicão: Há novo golo no 1º jogo da Primeira Liga

Estoril Praia e Famalicão enfrentam-se na primeira jornada da Primeira Liga 2026/27. Yanis Begraoui empatou o jogo.

Mercado: Benfica tem acordo com italianos por Franjo Ivanovic

O Benfica já chegou a acordo com a Lazio para a transferência de Franjo Ivanovic. O Lens também está na corrida pelo avançado.