A duas matrioskas do Europeu

- Advertisement -

Sempre ouvi dizer durante o meu percurso académico que a história não se repete, mas se o caminho da seleção portuguesa feminina não se está a repetir então é puro destino. Espero que acredites no destino, caso contrário não sentirás da mesma maneira do que eu a última parte da afirmação anterior. Enfim, mas a última decisão para Portugal antes de mais um Campeonato da Europa, desta vez de 2022, será novamente no longínquo Leste Europeu, agora na Rússia.

Em 2017, as jogadoras portuguesas ficaram em 2.º lugar em igualdade pontual com a Finlândia – situação contrária a esta qualificação em que as finlandesas lideraram o grupo. O lugar em que a seleção tinha ficado dava direito a disputar um play-off para ainda sonhar com o tão inédito Europeu nos Países Baixos, o primeiro para as portuguesas. A verdade é que depois de um nulo em Portugal e de mais um no tempo regulamentar em Cluj, na Roménia, as decisões ficaram adiadas para o prolongamento.

Ana Borges, com a magia feita pelos seus pés, conseguiu ter a possibilidade de ficar numa excelente posição para passar para Andreia Norton fazer o 0-1, que praticamente punha Portugal no Europeu. As romenas ainda empataram a partida, mas as portuguesas tinham já comprado a passagem de avião para os Países Baixos. Ainda me lembro de em plena aula estar a viver esta bonita história do Futebol Feminino português.

Em 2021, novo cenário de play-off para a seleção portuguesa depois de voltar a ficar em 2.º lugar na qualificação. O local é diferente agora, contudo, só queremos que o desfecho final seja o mesmo e que a seleção portuguesa marque, pela segunda vez consecutiva, presença num Europeu, mas agora o de 2022.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Corinthians volta ao ataque por Renato Sanches: Negociações com clube da La Liga caíram por terra

Após o colapso das negociações de Renato Sanches com o Getafe, o Corinthians apresentou uma nova proposta ao médio português.

Colegas de seleção elogiam Andreas Schjelderup: «É quase um extraterrestre. Um jogador de classe mundial»

Patrick Berg e Leo Ostigard mostraram-se rendidos a Andreas Schjelderup. Extremo do Benfica foi titular na derrota da Noruega frente a Portugal.

Dinamarca x Portugal: Já é conhecido o árbitro da 3.ª jornada da Liga das Nações

A UEFA anunciou a nomeação do árbitro ucraniano de 37 anos, Mykola Balakin, para o duelo desta quinta-feira entre Dinamarca e Portugal.

Jaime Faria falha entrada no torneio ATP 500 de Tóquio

Durante a manhã desta terça-feira, Jaime Faria foi derrotado por Dani Vallejo, na última fase de qualificação para o torneio de Tóquio.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Moreira confiante para o jogo decisivo de Portugal: «Estamos preparados para vencer e para estarmos no Europeu»

Gonçalo Moreira falou com a imprensa antes do treino de segunda-feira, em antevisão ao Portugal x Gibraltar, jogo decisivo na Qualificação para o Europeu 2027.

Benfica e Sporting: Como travar este FC Porto?

O triunfo do FC Porto no clássico frente ao Benfica deixou os dragões ainda mais isolados na liderança do campeonato.

Zinédine Zidane e o golo da vitória de Michael Olise: «Quando o Olise está em campo, quer entreter. Ele sente o futebol»

Zinédine Zidane refletiu sobre o golaço decisivo de Michael Olise na vitória de França sobre a Bélgica e abordou as celebrações efusivas.