A duas matrioskas do Europeu

- Advertisement -

Sempre ouvi dizer durante o meu percurso académico que a história não se repete, mas se o caminho da seleção portuguesa feminina não se está a repetir então é puro destino. Espero que acredites no destino, caso contrário não sentirás da mesma maneira do que eu a última parte da afirmação anterior. Enfim, mas a última decisão para Portugal antes de mais um Campeonato da Europa, desta vez de 2022, será novamente no longínquo Leste Europeu, agora na Rússia.

Em 2017, as jogadoras portuguesas ficaram em 2.º lugar em igualdade pontual com a Finlândia – situação contrária a esta qualificação em que as finlandesas lideraram o grupo. O lugar em que a seleção tinha ficado dava direito a disputar um play-off para ainda sonhar com o tão inédito Europeu nos Países Baixos, o primeiro para as portuguesas. A verdade é que depois de um nulo em Portugal e de mais um no tempo regulamentar em Cluj, na Roménia, as decisões ficaram adiadas para o prolongamento.

Ana Borges, com a magia feita pelos seus pés, conseguiu ter a possibilidade de ficar numa excelente posição para passar para Andreia Norton fazer o 0-1, que praticamente punha Portugal no Europeu. As romenas ainda empataram a partida, mas as portuguesas tinham já comprado a passagem de avião para os Países Baixos. Ainda me lembro de em plena aula estar a viver esta bonita história do Futebol Feminino português.

Em 2021, novo cenário de play-off para a seleção portuguesa depois de voltar a ficar em 2.º lugar na qualificação. O local é diferente agora, contudo, só queremos que o desfecho final seja o mesmo e que a seleção portuguesa marque, pela segunda vez consecutiva, presença num Europeu, mas agora o de 2022.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Virgil van Dijk bate recorde e torna-se o defesa com mais golos ao serviço do Liverpool na Premier League

Virgil van Dijk tornou-se o defesa com mais golos na história do Liverpool na Premier League, ao marcar o golo decisivo frente ao Sunderland.

Juventus e Inter Milão podem vir a lutar por guarda-redes da Premier League

A Juventus e o Inter Milão podem vir a lutar pela contratação de Guglielmo Vicario, guarda-redes italiano que atua no Tottenham.

Luís Castro assume total responsabilidade pela derrota do Grêmio: «Hoje é um dia duro»

Luís Castro assume total responsabilidade pela derrota do Grêmio frente ao São Paulo no Brasileirão. Eis o que disse.

Luis Suárez eleito jogador do mês da Liga Portugal

Luis Suárez foi eleito o Jogador do Mês da Liga Portugal. O avançado colombiano registou três golos e uma assistência.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho confirma: «Lukebakio vai para jogo»

José Mourinho projeta o Santa Clara x Benfica. Técnico das águias confirma que Dodi Lukebakio «vai para jogo».

José Mourinho e o Santa Clara x Benfica: «Eles precisam de pontos, mas nós precisamos mais do que eles»

José Mourinho projeta o Santa Clara x Benfica. Águias jogam nos Açores para a jornada 22 da Primeira Liga.

Antigo avançado do Arsenal: «Viktor Gyokeres mandava no Sporting e dizia aos jogadores o que queria»

Perry Groves comentou o atual momento de Viktor Gyokeres e falou sobre a diferença de exigência entre o Arsenal e o Sporting.