A história já foi feita e agora há que continuar a sonhar | Benfica x Lyon

- Advertisement -
Benfica
Champions League Feminina, primeira-mão dos quartos de final: terça-feira, 19 de março de 2024, 20h00.

A ANTEVISÃO: SONHO ENCARNADO CONTRA OS REGISTOS IMPRESSIONANTES DO LYON

O objetivo do Benfica passa por sonhar e continuar a crescer na competição. A história do Futebol Feminino em Portugal já ganhou novos capítulos em 2023/24 e a cada jogo todos acreditam que é possível fazer ainda melhor. Garantir a qualificação para os quartos de final e garantir um brilhante empate a quatro golos frente à melhor equipa do mundo, o Barcelona, dão conforto às águias para que se dispute o jogo frente ao Lyon sem complexos.

Ao contrário do que aconteceu frente ao Barcelona, o Benfica surge na máxima força e sem baixas de relevo que possam atrapalhar as contas de Filipa Patão. Kika Nazareth e Andreia Norton, que falharam o jogo histórico frente ao conjunto catalão, podem ser cartadas importantes no jogo do Benfica frente a um Lyon que aparece nesta partida sem Ada Hegerberg e Danielle van de Donk, duas das principais jogadoras da equipa de Sonia Bompastor.

A missão frente ao Lyon é dificílima, até porque, pela frente, o Benfica vai ter um conjunto que ainda não perdeu nesta temporada e que é recordista de Champions League (8) e de campeonatos em França (20 no total, com 16 a serem conquistados nas últimas 18 épocas). Um registo avassalador perante as restantes formações e que demonstra o poder das comandadas de Sonia Bompastor, que detêm um dos recordes mais sensacionais da atualidade: a equipa não perde há 73 jogos consecutivos fora de casa.

Quanto ao Benfica, deve apresentar o sistema tático que deu resultado frente ao Barcelona fixado num 3-4-3, com Lúcia Alves e Andrea Falcón nos corredores e Jéssica Silva, Kika Nazareth e Marie Alidou numa frente de ataque mais móvel. No meio-campo, a grande dúvida passa pela escolha de Filipa Patão em relação às duas médios, com Andreia Faria, Anna Gasper e Andreia Norton a disputarem dois lugares.

Independentemente de qualquer questão tática, a realidade é que a motivação vai estar em alta. A disputa dos quartos de final da Champions League é o momento mais alto do futebol português feminino de clubes (até agora…) e o facto de ser jogado no Estádio da Luz, perante 20 mil adeptos, vai dar outra cor a este belo capítulo de história.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Benfica perdeu apenas dois jogos nesta temporada e está sem conhecer o sabor da derrota há 18 encontros consecutivos.
  2. Lyon ainda não perdeu em 2023/24 e está numa sequência impressionante de 36 jogos sem perder.
  3. Mais sensacional ainda é o registo do Lyon a jogar fora de casa. Em jogos oficiais, a equipa francesa não perde fora há 73 encontros (!) , desde 2021/22, frente à Juventus, a 23 de março de 2021.
  4. Benfica e Lyon enfrentaram-se duas vezes e ambas em 2021/22, na Champions League: a equipa francesa ganhou ambos os jogos por 5-0.
  5. Lyon ganhou 8 das últimas 13 edições da Champions League Feminina.
  6. Jéssica Silva representou o Lyon em 2019/20 e ganhou a Champions League com a equipa francesa.
  7. Benfica soma quatro vitórias consecutivas em casa e não perde há oito encontros no seu próprio terreno.
  8. Apesar de não somar derrotas no tempo regulamentar, o Lyon foi eliminado, neste mês, da Taça de França: a equipa de Sonia Bompastor perdeu nas meias-finais frente ao FC Fleury 91, nos penáltis.
  9. Benfica é líder da Primeira Liga com mais cinco pontos do que o Sporting.
  10. Lyon lidera a Ligue 1 com mais sete pontos do que o PSG.

JOGADORES A TER EM CONTA

Marie Alidou – Se for devidamente municiada neste encontro, a avançada canadiana pode voltar a desempenhar um papel importante na frente de ataque do Benfica. Atualmente, é a segunda melhor marcador da Champions League, com oito golos, logo atrás de Romée Leuchter, do Ajax, que tem nove. Marie Alidou trabalha bem com pouco espaço e é muito capaz no momento da decisão e da finalização. Frente ao Barcelona bisou e, nesta terça-feira, pode fazer a diferença.

Eugénie Le Sommer – Face à ausência de Ada Hegerberg por lesão, a avançada de 34 anos Le Sommer vai assumir a frente de ataque do Lyon. A internacional francesa é uma das referências da equipa de Sonia Bompastor e pode ser uma das principais ameaças à baliza de Lena Pauels. Nesta temporada, Eugénie Le Sommer soma 11 golos e três assistências em 20 jogos pelo Lyon.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Lena Pauels, Christy Ucheibe, Ana Seiça, Carole Costa, Lúcia Alves, Andrea Falcón, Andreia Faria, Anna Gasper, Jéssica Silva, Kika Nazareth e Marie Alidou.

Treinador: Filipa Patão

«Seria arrogância da nossa parte não atribuirmos favoritismo ao Lyon, uma equipa com os pergaminhos que tem, com as jogadoras que tem e com a treinadora que tem. Não deixa de ser uma referência para nós. Queremos perceber a que nível competitivo estamos. Cada jogo é um jogo, temos de saber ser uma equipa competitiva. Temos de mostrar que, nestes patamares, queremos continuar a ser mais competitivos».

Lyon: Christiane Endler, Ellie Carpenter, Vanessa Gilles, Griedge Mbock, Selma Bacha, Dzsenifer Marozsán, Sara Dabritz, Melchie Dumornay, Kadidiatou Diani, Delphine Cascarino e Eugénie Le Sommer.

Treinador: Sonia Bompastor

«Estudámos bem a equipa do Benfica, porque pode colocar-nos problemas. Pela nossa parte, o nosso objetivo é ganhar todos os jogos. Mesmo jogando fora de casa, o nosso objetivo é a vitória amanhã».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 1-1 Lyon

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador e diretor-geral do Bola na Rede. É também comentador de Desporto na DAZN, SIC e Rádio Observador e professor universitário.

Subscreve!

Artigos Populares

Hugo Oliveira associado a histórico do Brasileirão

Hugo Oliveira está a ser apontado ao Botafogo. O treinador pertence aos quadros do Famalicão e pode rumar ao Brasileirão.

Nicolás Otamendi questionado sobre uma ida para o River Plate: «Veremos»

Nicolás Otamendi está em final de contrato com o Benfica. O defesa tem sido associado ao River Plate, equipa de Eduardo Coudet.

João Simões responde ao Bola na Rede: «Sou mais um para ajudar, no que puder vou dar tudo»

João Simões respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, na conferência de imprensa da Seleção Nacional de Sub-21.

Ricardo Horta responde ao Bola na Rede: «Sou competitivo, gosto de ajudar a equipa e é isso que podem esperar de mim»

Ricardo Horta respondeu a uma pergunta do Bola na Rede, na conferência de imprensa da Seleção Nacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecida a data do FC Porto x Sporting para a Taça de Portugal

Já é conhecida a data do encontro entre o FC Porto e o Sporting, relativo à segunda-mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Alexander Bah: «Mourinho mandava-me uma piada quando eu não estava no campo de treinos»

Alexander Bah esteve vários meses lesionado, mas já voltou às opção de José Mourinho ao serviço do Benfica.

Rafael Obrador recorda Benfica: «Uma vez, José Mourinho pediu para falar comigo. Disse-me que confiava em mim, mas que o Samuel Dahl estava a fazer uma...

Rafael Obrador abordou o sua passagem no Benfica, falou sobre o que correu mal na luz e revelou a sua conversa com José Mourinho.