As melhores histórias da fase de grupos do Mundial Feminino

    Reggae Girlz fazem história

    Havana Solaun celebra o primeiro golo de sempre da Seleção Jamaicana num Mundial Feminino          Fonte: FIFA

    O percurso da Jamaica neste Mundial não seria à partida, digno de recordação. Derrotas por 3-0, 5-0 e 4-1 frente a Brasil, Itália e Austrália respetivamente formam um registo bastante negativo. Mas 2019 é um ano que ficará na história do futebol feminino jamaicano como o ano da sua primeira participação num Mundial.

    É um feito ainda mais impressionante se voltarmos a 2016. Há apenas três anos, não havia Reggae Girlz – a Federação Jamaicana de Futebol (JFJ) cortara os fundos da Seleção e acabara com a equipa – nem liga profissional de futebol feminino.

    Se as jogadoras com as vibrantes camisolas amarelas puderam subir aos palcos de França, país anfitrião do Mundial, bem podem agradecer a dois nomes: Cedella Marley e Hue Menzies.

    Cedella Marley, filha de Bob, é a embaixadora da equipa. Após a JFJ ter decidido acabar com o projeto em 2008, foi a própria Cedella que, através da Fundação Bob Marley, patrocinou a equipa, ajudando financeiramente as jogadoras. Ainda assim, em 2016 voltaria a ver a Federação a abandonar as Reggae Girlz. Fez um novo esforço e acabou por reconstituir a equipa a tempo de entrar na fase de qualificação para o Mundial, que culminaria numa vitória nas grandes penalidades sobre o Panamá.

    Hue Menzies é o treinador das jamaicanas, e o obreiro deste pequeno milagre. Apesar disto, nem Menzies nem os seus assistentes recebem qualquer tipo de rendimento da JFJ. Ainda assim, é o próprio treinador que afirma que o seu objetivo vai muito para lá das quatro linhas e de qualquer recompensa monetária. “Não estamos a falar de futebol, estamos a falar de cultura, da forma como se vê as mulheres a jogar futebol. Temos de mudar a mentalidade das pessoas na Jamaica”, diz Menzies em declarações à CNN.

    Assim, apesar das três derrotas, ver Cedella Marley a chorar de emoção quando Havana Solaun marcou o primeiro golo de sempre da Jamaica num Mundial foi um momento que teve tanto de poderoso quanto de merecido. As Reggae Girlz regressam a casa, mas esperemos que de França tenham trazido alguma esperança para o futuro.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Gonçalo Taborda
    Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
    O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.