As melhores histórias da fase de grupos do Mundial Feminino

Noruega sem Bola de Ouro

Hegerberg teve uma época fantástica, que culminou num hat-trick na final da Liga dos Campeões de Futebol Feminino
Fonte: FIFA

A ideia do Mundial não passa só por ver o que os underdogs como a Jamaica podem fazer nos grandes palcos. Parte do entusiasmo destes torneios também se centra em ver as melhores a jogar contra as melhores. Assim, quando a Bola de Ouro de 2018, Ada Hegerberg, anunciou que não acompanharia a Seleção Norueguesa no avião para França, o choque foi generalizado.

Mas porque é que a jogadora do Olympique Lyonnais (clube com quem conquistou quatro Ligas dos Campeões seguidas) tomou esta decisão? Na verdade… ninguém percebeu ao certo.

Referiu questões já conhecidas, como a diferença de condições entre homens e mulheres no desporto rei, e ainda a disparidade nos pagamentos, tanto de clubes como de patrocinadores. Mas também pareceu criticar as suas próprias compatriotas, quando falou da mentalidade no futebol feminino norueguês. “Estão sempre a dizer que temos de maximizar o nosso potencial, mas isso não acontece na prática. Eu sinto que tenho feito isso, mas não posso ser só introspetiva. É por isso que cheguei a esta escolha”.

Isabel Herlovsen celebra o seu golo contra a Coreia do Sul, na vitória que carimbou o passaporte norueguês para os oitavos de final
Fonte: FIFA

Hegerberg ficou assim em causa, sob muita confusão alheia. E foi em casa que viu a sua Seleção a vencer dois dos três jogos da fase de grupos (perdeu 2-1 contra a França), com exibições que não deixaram propriamente água na boca aos adeptos da seleção nórdica.

Com a Austrália pela frente nos oitavos de final, a Noruega terá de mostrar a Hegerberg a tal mentalidade, se quiser trazer para o país o seu primeiro título num Mundial.

Gonçalo Taborda
Gonçalo Tabordahttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo vem de Sacavém e está a tirar o curso de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Afirma que tem duas paixões na vida: futebol e escrita. Mas só conseguia fazer uma delas como deve ser, por isso decidiu juntar-se ao Bola na Rede.                                                                                                                                                 O O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Nenê está quase a fazer 42 anos e renova com o AVS SAD

O AVS SAD anunciou esta quinta-feira a renovação de contrato de Nenê. Avançado brasileiro perto dos 42 anos.

Guilherme Fernandes perto de assinar por recém-despromovido da La Liga

Guilherme Fernandes pode deixar o Real Betis no mercado de verão. Guarda-redes português aproxima-se do Real Valladolid.

Liverpool cria livro de condolências para Diogo Jota e adeptos choram pelo internacional português

O Liverpool criou um livro de condolências para Diogo Jota. Vários adeptos do clube inglês têm prestado homenagem ao internacional português.

Liga Portugal aceita continuidade da Oliveirense na Segunda Liga

A Oliveirense vai continuar a jogar na Segunda Liga em 2025/26. Liga Portugal aprova candidatura do clube português.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas e a temporada do FC Porto: «Insatisfação e revolta»

André Villas-Boas analisou a temporada do FC Porto. Presidente dos dragões menciona ainda a saída de Martín Anselmi.

Morreu o piloto espanhol Borja Gómez

Borja Gómez morreu nesta quinta-feira. O piloto espanhol foi vítima de um acidente nos treinos livres do Campeonato Europeu de Stock 600.

Bruno Varela a um passo de deixar Vitória SC e rumar à Arábia Saudita

Bruno Varela está perto de ter um novo clube. Guarda-redes deve deixar Vitória SC e rumar à Arábia Saudita.