cab futebol feminino

A 17.ª jornada do Campeonato Nacional de futebol feminino não poderia ter sido mais emocionante. Muitas foram as “trocas e baldrocas” que se fizeram sentir na tabela classificativa e, mais especificamente, nos lugares cimeiros da mesma.

Na tentativa de continuar a manter o primeiro lugar, o Atlético Ouriense deslocou-se até ao terreno do Valadares Gaia, um dos seus adversários directos na luta pela primeira posição. Estas duas equipas já se haviam encontrado em Novembro do ano transacto e, por essa altura, as jogadoras de Ourém conseguiram uma vitória, em casa, por 2-0. No entanto, no passado fim-de-semana a história foi escrita de maneira diferente.
A formação de Vila Nova de Gaia fez uso da sua qualidade, bem como do factor casa, para conseguir arrancar uma vitória às actuais campeãs nacionais. Este triunfo permitiu-lhe subir ao 2º lugar do campeonato, ficando apenas a um ponto do 1º lugar. O golo solitário foi marcado na segunda parte por Edite Fernandes, uma das três jogadoras nomeadas para o título de “jogadora do século” (que acabou por ser entregue a Carla Couto) na gala organizada pela Federação Portuguesa de Futebol.

Anúncio Publicitário
O Valadares Gaia, que pode contar com algumas jogadoras internacionais, arrecadou uma vitória importante frente às campeãs nacionais.  Fonte: Facebook do Valadares Gaia F.C. Futebol Feminino Fonte: Facebook do Valadares Gaia F.C. Futebol Feminino
O Valadares Gaia arrecadou uma vitória importante frente às campeãs nacionais.
Fonte: Facebook do Valadares Gaia F.C. Futebol Feminino

Com este resultado, o Clube Futebol Benfica poderia sonhar com a subida ao 1.º lugar, caso conseguisse vencer a sua partida contra o Leixões. E, na verdade, nem um minuto teve de esperar para começar a ver as suas aspirações tornarem-se realidade. Através de um livre marcado por Filipa Galvão surgiu o primeiro golo da equipa lisboeta. Estava dada luz verde para que a formação de Pedro Bouças conseguisse o tão desejado triunfo. A confirmação do regresso ao topo da tabela apareceu aos trinta minutos através de Andreia Silva, que, com este golo, justificou (ainda mais) a liderança na lista das melhores marcadoras do campeonato, com dezanove golos apontados. O resultado final fixou-se então em 2-0 para o Fófó, empurrando o Clube Atlético Ouriense para o 3.º lugar da classificação.

Filipa Galvão marcou o primeiro tento da partida, abrindo caminho para o triunfo lisboeta. Fonte: Facebook do Clube Futebol Benfica Feminino
Filipa Galvão marcou o primeiro tento da partida, abrindo caminho para o triunfo lisboeta
Fonte: Facebook do Clube Futebol Benfica Feminino

A uma jornada do final da fase regular do campeonato, o Clube Futebol Benfica, o Valadares Gaia e o Clube Atlético Ouriense já têm garantido o acesso à fase final, na qual se disputará o título de campeão nacional. Ainda assim, o quarto e último lugar vago continua em aberto e será decidido apenas no próximo fim-de-semana. A Fundação Laura Santos encontra-se em vantagem, depois da vitória conseguida frente ao A-dos-Francos (1-2), mas as duas equipas estão separadas por apenas dois pontos. Ao golear o Boavista por 7-1 (!), o Clube de Albergaria também continua na luta pelo 4º lugar, dependendo do resultado das equipas já mencionadas.

Classificação:

classificaçao fut fem

Foto de capa: Facebook Oficial do Valadares Gaia F.C. Futebol Feminino