O Reencontro | Espanha x Inglaterra

- Advertisement -

Europeu Feminino, Final, domingo, 27 de julho de 2025, 17:00

A ANTEVISÃO: ESPANHA FAVORITA, INGLATERRA COM SEDE DE VINGANÇA

Após terem protagonizado a final do Mundial de 2023, duas das maiores potências da divisão feminina voltam a medir forças na final do Europeu. A Espanha, depois de ter saído vitoriosa da batalha de 2023, cimentou a sua posição enquanto pilar máximo europeu do futebol feminino com a conquista da Liga das Nações e o bronze nos Jogos Olímpicos (falhando a final) e chegou ao Euro como um autêntico rolo compressor, passando por cima de todas até chegar a St. Jakob-Park, palco da grande final.

Já a Inglaterra, sentindo ainda a frustração da derrota passada, viveu uma montanha-russa até chegar a esta final. Mais não seja pelo apuramento impróprio para cardíacos na meia-final, frente à Itália. As ‘Lionesses’ não passaram da fase de grupos na passada Liga das Nações, sendo que uma derrota (curiosamente) contra a Espanha ditou o último prego no caixão de uma campanha controversa, falhando ainda a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024. Não obstante, a Inglaterra apenas precisou de uma derrota no seu jogo inaugural neste Europeu para ligar o ‘chip’ e nunca mais desligar, ainda que a fase ‘mata-mata’ tenha sido marcada por jogos frenéticos e de muito sofrimento.

As protagonistas já nós conhecemos. Como qualquer seleção espanhola, há um forte cunho do Barcelona e do seu icónico e cultural estilo de jogo, protagonizado, desta feita, por Alexia Putellas e Bonmati num 4-3-3 ou por vezes 4-2-3-1 espanhol.

Se de um lado espera-se futebol apoiado, curto e de posse paciente até encontrar espaço entre as linhas da adversário, do outro espera-se verticalidade e agressividade, especialmente quando a Inglaterra é capaz de ativar Hemp e Russo em momento de transição.

Com estilos de jogo tão antagónicos e prevendo uma superioridade por parte da seleção espanhola, creio que veremos a Espanha com bola, no seu jogo habitual, a tentar entrar no bloco adversário.

Por outro lado, acredito que a Inglaterra procure mais ataques rápidos e que se tente defender num 4-4-2, sendo que as intérpretes dos contragolpes ingleses têm um ponto de interrogação em cima: se o plano das ‘Lionesses’ passar exclusivamente por contra ataques, Chloe Kelly ou até mesmo Beever-Jones podem ser opções interessantes, no entanto, a 9 titular é Alessia Russo, jogadora que brilha mais a segurar a bola e a fazer trabalho de pivot, o que seria ingrato num jogo onde a sua equipa não tivesse bola.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Apesar de favorita teórica, é a primeira vez da Espanha numa final de uma europeu.
  2. A Inglaterra procura o bicampeonato, após ter vencido o Euro Feminino em 2022.
  3. Aitana Bonmatí pode tornar-se na primeira jogadora a vencer o prémio de “Melhor Jogadora do Torneio” de um Mundial e de um Europeu consecutivamente.
  4. Nos últimos cinco jogos entre estas seleções, ambas venceram dois jogos cada e o restante jogo terminou empatado a zero.
  5. A expetativa da UEFA é que esta final ultrapasse o marco dos 350 milhões de espectadores globais.
  6. A Espanha ainda não perdeu neste Europeu.
  7. Esther Gonzalez Rodriguez e Alexia Putellas, ambas espanholas, disputam a bota de ouro do campeonato.
  8. Os últimos dois jogos da Inglaterra foram decididos já fora do tempo regulamentar.
  9. Ella Toone lidera as ‘Lionesses’ em produção ofensiva, com dois golos e duas assistências.
  10. Olga Carmona, decisiva na última final entre estas equipas, deverá ser titular.

JOGADORES A TER EM CONTA

Aitana Bonmatí
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Aitana Bonmatí É o cérebro da equipa e a atual melhor jogadora do mundo. Faz tudo dentro de campo e é de uma versatilidade tática fora deste mundo. Apesar de não ter contribuído com tantos golos e assistências neste torneio, como seria de esperar, é a jogadora mais importante e influente do jogo espanhol e já foi decisiva na meia-final, frente à Alemanha.

Lauren James Não se apresentou ao nível que a própria gostaria e que os adeptos esperavam, talvez fruto de uma lesão no final da temporada. Ainda assim, está entre as melhores marcadoras da Inglaterra neste Europeu e, num jogo possivelmente marcado por transições inglesas, Lauren James é uma das principais ameaças das ‘Lionesses’.

XI´s PROVÁVEIS

Espanha: Cata Coll, Batlle, Paredes, Mendez, Carmona, Guijarro, Putellas, Bonmatí, Pina, Esther González, Caldentey

Treinador: Montse Tomé

Inglaterra: Hannah Hampton, Bronze, Greenwood, Morgan, Williamson, Stanway, Walsh, James, Hemp, Kelly, Russo

Treinadora: Sarina Wiegman

PREVISÃO DE RESULTADO: Espanha 2-1 Inglaterra

Rui Gonçalves
Rui Gonçalves
Licenciado em Sociologia, o Rui Gonçalves aborda o futebol dentro e fora das quatro linhas. Através de um olhar crítico, escreve sobre tática, gestão desportiva e os seus impactos individuais e sociais.

Subscreve!

Artigos Populares

Apontar à liderança | Colômbia x Portugal

Após a goleada protagonizada diante do Uzbequistão, Portugal aponta agora miras ao terceiro (e último) embate da fase de grupos

Julen Lopetegui revoltado com eliminação do Catar do Mundial 2026: «É extremamente difícil para mim e para os meus jogadores aceitar este resultado»

Julen Lopetegui chateadado com eleminaçaõ do Mundial. O Catar perdeu com a Bósnia e Herzegovina e disse adeus ao torneio.

Steve Clarke insatisfeito com Mundial 2026 da Escócia: «Temos de ser melhores se quisermos competir a este nível»

Steve Clarke gera polémica aos jogo com Brasil. O selecionador da Escócia mostrou-se tenso nas entrevistas rápidas.

Lionel Messi celebra 39 anos e agradece carinho dos adeptos: «Vocês superam-se a cada ano e emocionam-me ainda mais»

Messi celebrou os seus 39 anos e agradeceu nas redes sociais, mostrando-se emocionado com o carinho recebido.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonzalo Plata deixa dedicatória após ter sido herói contra a Alemanha: «Vamos para a próxima fase ainda mais sedentos de sucesso»

Gonzalo Plata marcou o golo da vitória do Equador sobre a Alemanha, garantindo a qualificação dos sul-americanos.

Jogador do Catar castigado por 5 jogos pela FIFA após lesionar gravemente Ismael Koné

Assim Madibo foi castigado por cinco jogos pela FIFA. O jogador fraturou a perna de Ismael Koné após entrada dura.

Julian Nagelsmann nega falta de vontade da Alemanha e revolta-se depois da derrota: «Parem de dizer disparates»

Julian Nagelsmann diz que os jogadores não estão sem motivação. O selecionar alemão afirmou que a equipa enfrentou o jogo de forma séria.