Marco Ramos quer, o Ouriense sonha, a qualificação nasce

cab futebol feminino

Apesar de todas as dificuldades em que vivem – ou sobrevivem – os diversos clubes de futebol feminino do país, o Atlético Ouriense mostrou que com trabalho, dedicação e sacrifício é possível alcançar o sucesso. Bicampeã nacional em título, a equipa de Ourém conseguiu um apuramento histórico para a Liga dos Campeões, terminando a fase de grupos de acesso à competição em primeiro lugar.

Caminhada até ao sonho

Pertencendo ao grupo 8, o plantel liderado por Marco Ramos teve como obstáculos o Standard de Liège (Bélgica), o ASA Tel-Aviv (Israel) e o Cardiff Met (País de Gales).

No primeiro jogo dos playoffs frente à equipa belga, Diana Silva garantiu a vitória da equipa portuguesa, apontando aos 83 minutos o único golo da partida. Apesar da supremacia das visitantes durante todo o jogo, mostraram-se sempre perdulárias no momento da verdade, permitindo que a sorte sorrisse ao Ouriense e que o sonho da qualificação continuasse bem presente na mente das jogadoras do Ribatejo. Sonho esse que se tornou real na segunda jornada: após um sofrimento que perdurou 89 minutos, surgiu dos pés de Pisco o golo que possibilitou a festa no relvado e na bancada por parte das jogadoras, da equipa técnica e dos cerca de 700 adeptos que se encontravam no estádio. De referir que a partida se encontrava empatada 1-1, já com duas expulsões na equipa do Tel-Aviv.

Com a qualificação garantida, o Ouriense defrontou na última jornada o Cardiff Met. Mariana Coelho, que já havia marcado frente ao Tel-Aviv, ainda colocou a equipa de Ourém em vantagem, mas o conjunto português consentiu a reviravolta do Cardiff, que acabou por vencer o encontro por 1-2. No entanto, este resultado menos conseguido pouco importava, uma vez que o Atlético Ouriense entrou para a história do futebol feminino nacional ao tornar-se a primeira equipa portuguesa a conseguir a qualificação para a prova com que todos os jogadores sonham.

marcoramosOuriense-e1401740635916
O jovem treinador Marco Ramos é um do responsáveis pelos grandes feitos do Ouriense
Fonte: Nuno Abreu / Notícias de Ourém

Abre olhos

 O sucesso anda sempre de mãos dadas com o trabalho e este feito alcançado pelo Ouriense é prova dessa mesma situação. Por detrás das cortinas existe um grande esforço, especialmente por parte das atletas. Esforço esse que é transversal aos plantéis femininos espalhados de Norte a Sul de Portugal e que em nada se compara às equipas masculinas. Tenham em mente o seguinte: as equipas femininas são compostas por estudantes, por trabalhadoras-estudantes ou por trabalhadoras que, ao final do dia, ainda vão treinar para tentar crescer, para tentar ser melhores, para tentar dar alegrias como esta ao país. No entanto, é preciso mais. E não me refiro às jogadoras. Refiro-me essencialmente àqueles que tanto duvidam do sucesso do futebol feminino em Portugal, quando o pensamento deveria ser exactamente o inverso. É preciso investir. É preciso acreditar nos projectos. É preciso acreditar que existe qualidade em Portugal.

Que este feito ajude a repensar a forma como é abordado o tema nos demais distritos, bem como nas organizações oficiais referentes ao futebol nacional. Que este feito seja um abre olhos para todos aqueles que consideram que futebol e feminino não encaixam na mesma frase.

Rita Latas
Rita Latashttp://www.bolanarede.pt
Atualmente a trabalhar na Sport TV, Rita Latas está no mundo do jornalismo desportivo há sete anos. O futebol foi a modalidade que a levou a ingressar na área, depois de 13 anos como jogadora federada

Subscreve!

Artigos Populares

Conrad Harder estreia-se pelo RB Leipzig com uma vitória para a Bundesliga

O RB Leizpig foi ao terreno do Mainz 05 vencer por uma bola a zero, em jogo da terceira jornada da Bundesliga.

Ruben Amorim revela problema do Manchester United e destaca: «Estamos a jogar muito melhor e isso dá-nos confiança»

Ruben Amorim voltou a antever o Manchester City x Manchester United. Duelo é o prato grande da quarta jornada da Premier League e joga-se este domingo.

Ruben Amorim passou os dias a pensar no Manchester City: «Aproveitei o fim de semana com as crianças, levei-as à escola, mas estava sempre...

Ruben Amorim voltou a antever o Manchester City x Manchester United. Duelo é o prato grande da quarta jornada da Premier League e joga-se este domingo.

Luís Filipe Vieira preocupado com eleições no Benfica: «Não podemos aceitar que se manipulem regras para limitar a democracia interna ou para calar vozes...

Luís Filipe Vieira escreveu uma carta aos sócios. Presidente do Benfica abordou as eleições do dia 25 de outubro de 2025 com preocupações.

PUB

Mais Artigos Populares

Paco Alcácer continua livre no mercado e pode ter destino surpreendente

Paco Alcácer finalizou recentemente o seu contrato com o Al Sharjah e pode regressar a Espanha pelas portas do Castellón.

Açorianos respiram, Benfiquistas sufocam | Benfica 1-1 Santa Clara

O erro do capitão encarnado caiu como um balde de água fria na Luz. O Benfica, que parecia ter o triunfo assegurado, acabou por ceder pontos

Nélson Veríssimo faz como Bruno Lage e declara: «A responsabilidade é minha»

Nélson Veríssimo lamentou a derrota do Benfica B frente ao Felgueiras, na quinta jornada da Segunda Liga, e assumiu a responsabilidade.