O Futebol Feminino na primeira pessoa – Entrevista a Joana Flores

Cabeçalho Futebol Feminino

Nome: Joana Amaral Flores

Data de nascimento: 08/10/1989 (26 anos)

Naturalidade: Angra do Heroísmo

Nacionalidade: Portuguesa

Clubes enquanto jogadora: Clube Futebol Benfica

Não é fácil ser jogadora de futebol em Portugal, ainda para mais quando a própria modalidade não é profissionalizada nos escalões femininos. Para se dedicar a vida ao jogo dentro das quatro linhas, é necessário enveredar por uma carreira no estrangeiro, mas esse não é o objetivo de todas as atletas; por vezes, a estabilidade profissional fala mais alto e assume-se como um fator decisivo na hora de escolher que rumo dar ao seu percurso futebolístico.

Joana Flores, por exemplo, jogadora do Clube Futebol Benfica, campeão nacional em título, nunca jogou fora de Portugal e, mesmo que tivesse essa oportunidade, admite que teria de pensar duas vezes antes de tomar uma decisão. A atleta açoriana esteve à conversa com o Bola na Rede e falou-nos não só da sua experiência enquanto futebolista, como também da forma como vê a evolução do futebol feminino no nosso país e o que é necessário para fazer crescer a modalidade.

Bola na Rede: Como começou a tua paixão pelo futebol?

Joana Flores: A minha paixão pelo futebol começou desde que comecei a dar os primeiros passos. Ia com o meu irmão e com os amigos dele jogar, embora ele não gostasse muito que eu fosse…

BnR: Onde e quando é que começaste a jogar?

JF: Comecei a jogar em novembro de 2012 pelo Clube Futebol Benfica, no qual me mantenho desde essa data. Antes disso, fazia atletismo e conciliava-o com o futsal. Não havendo, na altura, a possibilidade de jogar futebol de 11, comecei por experimentar o futsal, na ilha Terceira, modalidade onde estive durante cinco anos.

BnR: Encaras a possibilidade de um dia te tornares profissional e de jogares no estrangeiro?

JF: De momento não descarto a possibilidade, mas com a minha estabilidade profissional não sei se se justificava. No entanto, seria o realizar de mais um objetivo.

BnR: Já recebeste alguma proposta nesse sentido?

JF: Até ao momento não tive nenhuma abordagem nesse sentido.

BnR: Foste recentemente convocada pela primeira vez para a seleção nacional. O que significa para ti poder defender as cores de Portugal?

JF: Foi o concretizar de um sonho. Embora não tenha tido a oportunidade de jogar, tive o privilégio de integrar o grupo e vou continuar a lutar para conseguir a minha primeira internacionalização.

BnR: O Clube Futebol Benfica continua na luta pelo campeonato e pela Taça de Portugal. Acreditas ser possível repetir o feito da época passada e conquistar a dobradinha?

JF: Eu acredito que é possível revalidar os títulos alcançados na época transata, temos trabalhado e lutado nesse sentido e é o nosso grande objetivo.

Joana Flores conhece bem o sabor de marcar golos pela equipa feminina do Clube Futebol Benfica Fonte: Facebook de Joana Flores
Joana Flores conhece bem o sabor de marcar golos pela equipa feminina do Clube Futebol Benfica
Fonte: Facebook de Joana Flores

BnR: Atualmente achas que é concebível uma equipa portuguesa chegar longe ou até mesmo conquistar a Liga dos Campeões?

JF: Infelizmente, penso que é muito difícil disputarmos o jogo olhos nos olhos com equipas de top europeu. A falta de equipas semiprofissionais e profissionais em Portugal reflete-se nos resultados menos bem conseguidos a nível europeu, mas não quer dizer que não haja evolução, muito pelo contrário, pois já tivemos o Ouriense a passar a fase de grupos e com algum mérito, representando bem o nosso país e deixando uma imagem muito positiva.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Gonçalo Tristão Santos
Gonçalo Tristão Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo tem um gosto tremendo pela escrita e pela atualidade desportiva. Deixa para a lenda do futebol britânico Bill Shankly a árdua tarefa de descrever a paixão que nutre pelo desporto rei: “Algumas pessoas acreditam que o futebol é uma questão de vida ou de morte. Estou muito desiludido com essa atitude. Garanto que é muito, muito mais do que isso”.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Arthur Cabral vai mesmo trocar Benfica pelo Botafogo por 15 milhões de euros

O Botafogo fechou a contratação de Arthur Cabral ao Benfica por 15 milhões de euros. Avançado brasileiro de saída da Luz.

Brighton perto de fechar alvo do Benfica por 47 milhões de euros

O Brighton está interessado em contratar Charalampos Kostoulas, jogador que já foi associado ao Benfica e pertence ao Olympiacos.

Presidente do Inter Milão confirma nome do novo treinador: «Tem o perfil certo»

O presidente do Inter Milão confirmou que Cristian Chivu vai ser o novo treinador do conjunto italiano, deixando o Parma.

Benfica goleia Braga e qualifica-se para a final da Primeira Liga de Futsal

O Benfica recebeu e venceu o Braga por seis bolas a uma e garantiu um lugar na final da Primeira Liga de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Imanol Alguacil com futuro em aberto e há uma equipa interessada

Imanol Alguacil deixou a Real Sociedad no final da última edição da La Liga. O técnico espanhol interessa ao Sevilha, também do campeonato espanhol.

Rafael Leão quer deixar AC Milan e internacional português tem preço definido

Rafael Leão quer abandonar o AC Milan no mercado de transferências de verão. Os italianos querem receber 70 milhões de euros pelo avançado.

Noruega aplica goleada à Itália para a qualificação para o Mundial 2026

A Noruega recebeu e venceu a Itália por três bolas a zero, num encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.