📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O início de um projecto – começar por baixo ou logo ‘à séria’?

- Advertisement -

Uma das questões que mais tem sido debatida no desporto nacional nos últimos anos é por onde uma equipa deve começar quando entra numa modalidade: começar por baixo nas divisões inferiores, ou começar logo a disputar com os melhores na primeira divisão?

Nos últimos anos, vários clubes nacionais têm vindo a criar novas equipas em certas modalidades, e os pontos de partida têm sido diferentes. Se por um lado, o SL Benfica neste Verão criou equipas de futebol, andebol e voleibol femininas, começando sempre no escalão inferior; o Sporting entrou directamente na primeira divisão ao criar as equipas de futebol feminino e voleibol, e vai repetir o mesmo procedimento com a criação da equipa de basquetebol masculino na próxima temporada.

Passando para o futebol feminino, na temporada 2016/2017, o Sporting Clube de Portugal e o Sporting Clube de Braga construíram equipas de futebol feminino para competir logo na Primeira Liga. Contratando várias atletas de selecção nacional, as duas equipas afirmaram-se imediatamente como as principais equipas a nível nacional, mas com o Sporting CP a dominar em termos de títulos.

Desde a sua criação, o Sporting CP tem dominado o futebol feminino em Portugal
Fonte: Sporting CP – Futebol Feminino

Por outro lado, há cerca de um ano, o Sport Lisboa e Benfica anunciou que ia construir uma equipa de futebol feminino para esta temporada, na qual anunciou deste logo que iria começar por baixo, no Campeonato de Promoção. No entanto, foi feito um investimento bastante avultado nesta nova equipa para competir na segunda divisão, com a contratação de jogadoras ao SC Braga, jogadoras com presença na selecção nacional, e algumas atletas internacionais brasileiras.

Muita gente questiona se estas atletas de maior estatuto se sentirão motivadas a competir na segunda divisão. A verdade é que o Campeonato de Promoção não é competição para elas. A meu ver, fazer um investimento tão avultado para competir na segunda divisão, para além de não dar retorno financeiro, também é concorrência desleal. Não tenho nada contra começar por baixo ou começar logo à séria.

No entanto, há uma coisa que pode e deve ser reconhecida. O facto de terem aparecido muitas novas equipas no desporto nacional (tanto masculinas como femininas) só dão maior visibilidade ao mesmo e no médio/longo prazo, as selecções nacionais ficarão a ganhar.

 

Foto de Capa: SL Benfica

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Conhecido o salário de Diogo Costa depois de renovar com o FC Porto

Diogo Costa teve um aumento salarial com a renovação de contrato. Eis quanto recebe agora o guarda-redes do FC Porto.

Futebol francês de luto: Morreu Jean-Louis Gasset aos 72 anos

Jean-Louis Gasset morreu aos 72 anos. Montpellier foi o último clube da sua carreira e emitiu esta sexta-feira comunicado oficial.

Diogo Costa reflete sobre terminar carreira no FC Porto: «Nunca sabemos o dia de amanhã, mas era algo que me deixaria extremamente feliz»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre a possibilidade de acabar a carreira no Dragão.

Diogo Costa define objetivos para 2026 e pensa em Aliados: «Quero também realizar o sonho do Mora»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre os objetivos para 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Costa e a contratação de Thiago Silva: «Foi uma surpresa, mas é um privilégio tê-lo connosco»

Diogo Costa deu uma larga entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre a contratação de Thiago Silva.

Diogo Costa em entrevista: «Nós, portistas, somos diferentes. Acho que dá para ver isso nos jogos»

Diogo Costa deu uma entrevista ao jornal O Jogo. Guarda-redes do FC Porto falou sobre vários temas: desde a renovação aos Aliados.

FC Porto vai ao mercado de janeiro: eis o plano dos dragões

Contratar um extremo é prioritário para o FC Porto. Dragões ponderam também reforçar-se no meio-campo neste mercado de janeiro.