📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O início de um projecto – começar por baixo ou logo ‘à séria’?

- Advertisement -

Uma das questões que mais tem sido debatida no desporto nacional nos últimos anos é por onde uma equipa deve começar quando entra numa modalidade: começar por baixo nas divisões inferiores, ou começar logo a disputar com os melhores na primeira divisão?

Nos últimos anos, vários clubes nacionais têm vindo a criar novas equipas em certas modalidades, e os pontos de partida têm sido diferentes. Se por um lado, o SL Benfica neste Verão criou equipas de futebol, andebol e voleibol femininas, começando sempre no escalão inferior; o Sporting entrou directamente na primeira divisão ao criar as equipas de futebol feminino e voleibol, e vai repetir o mesmo procedimento com a criação da equipa de basquetebol masculino na próxima temporada.

Passando para o futebol feminino, na temporada 2016/2017, o Sporting Clube de Portugal e o Sporting Clube de Braga construíram equipas de futebol feminino para competir logo na Primeira Liga. Contratando várias atletas de selecção nacional, as duas equipas afirmaram-se imediatamente como as principais equipas a nível nacional, mas com o Sporting CP a dominar em termos de títulos.

Desde a sua criação, o Sporting CP tem dominado o futebol feminino em Portugal
Fonte: Sporting CP – Futebol Feminino

Por outro lado, há cerca de um ano, o Sport Lisboa e Benfica anunciou que ia construir uma equipa de futebol feminino para esta temporada, na qual anunciou deste logo que iria começar por baixo, no Campeonato de Promoção. No entanto, foi feito um investimento bastante avultado nesta nova equipa para competir na segunda divisão, com a contratação de jogadoras ao SC Braga, jogadoras com presença na selecção nacional, e algumas atletas internacionais brasileiras.

Muita gente questiona se estas atletas de maior estatuto se sentirão motivadas a competir na segunda divisão. A verdade é que o Campeonato de Promoção não é competição para elas. A meu ver, fazer um investimento tão avultado para competir na segunda divisão, para além de não dar retorno financeiro, também é concorrência desleal. Não tenho nada contra começar por baixo ou começar logo à séria.

No entanto, há uma coisa que pode e deve ser reconhecida. O facto de terem aparecido muitas novas equipas no desporto nacional (tanto masculinas como femininas) só dão maior visibilidade ao mesmo e no médio/longo prazo, as selecções nacionais ficarão a ganhar.

 

Foto de Capa: SL Benfica

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Enzo Barrenechea faz falta: substituto está longe de convencer

Baptiste Santamaria reforçou o Valência no último mercado, de maneira a ocupar o lugar de Enzo Barrenechea, que assinou pelo Benfica.

Rafa Silva integrou o último treino do Besiktas e pode estar na convocatória do próximo jogo frente ao Caykur Rizespor

Rafa Silva está em vias de voltar à ação pelo Besiktas. O avançado internacional português esteve integrado no último treino e pode ser convocado para o jogo frente ao Caykur Rizespor.

Jogou contra o Benfica para a Champions League e quer sair em janeiro

Antonio Vergara pode deixar o Nápoles no próximo mercado de transferências. O jogador quer sair do clube no mercado de inverno.

Lesionou-se frente no jogo frente ao Manchester United de Ruben Amorim e vai desfalcar o Bournemouth durante vários meses

O Bournemouth recebeu uma péssima notícia nesta sexta-feira. Tyler Adams sofreu uma lesão no ligamento da perna e vai falhar dois a três meses de competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe fecha primeiro reforço de janeiro e garante médio internacional neerlandês por 20 milhões de euros

O Fenerbahçe fechou a primeira contratação de janeiro. A equipa turca fechou o acordo com o PSV para a transferência por Joey Veerman, por 20 milhões de euros.

Barcelona SC retira camisola 2 após a morte do equatoriano Mario Pineida

Mario Pineida foi assassinado a tiro, juntamente com a mulher, no Equador. O antigo internacional foi homenageado pelo Barcelona SC, que vai retirar a camisola 2 durante toda a época.

José Mourinho poderá ter que olhar para o Benfica B: O possível sucessor de Samuel Soares para os próximos jogos

Samuel Soares está a contas com uma lesão muscular na coxa direita e deve falhar as próximas partidas do Benfica.