Portugal 1-0 Polónia: um crescendo que justifica o resultado

- Advertisement -

cab futebol feminino

A selecção portuguesa realizou, esta tarde, o primeiro de dois encontros agendados para esta semana com a Polónia, no Estádio Municipal da Marinha Grande, que têm como objectivo preparar a sua participação na Algarve Cup, bem como a fase de apuramento para o Campeonato da Europa, que vai decorrer na Holanda, em 2017.

A formação lusa não entrou da melhor forma no encontro, apresentando algumas dificuldades na ligação do seu jogo, especialmente entre a sua linha mais recuada e as jogadoras do meio-campo, que, durante a primeira parte, pouco contribuíram para a construção do jogo português. Na verdade, Portugal só conseguiu ameaçar a possante selecção da Polónia através de ataques rápidos conduzidos pelo lado direito, na procura da velocidade e da capacidade individual de Ana Borges. Consequentemente, a bola raramente chegou à frente de ataque portuguesa e permitiu que a Polónia, através de uma pressão alta, recuperasse o esférico por variadas vezes e criasse mais oportunidades de perigo. No entanto o futebol é feito de golos e, contra a corrente do jogo, Portugal conseguiu chegar à vantagem com um remate de ressaca de Carole Costa aos 33 minutos, após livre marcado à entrada da grande área por Cláudia Neto. A partir deste momento, a formação lusa conseguiu gerir a partida de forma a chegar ao intervalo com um resultado favorável às suas aspirações.

Solange Carvalhas, jogadora do Anderlecht, entrou aos 74 minutos e estreou-se pela Selecção Nacional A Fonte: fpf.pt
Solange Carvalhas, jogadora do Anderlecht, entrou aos 74 minutos e estreou-se pela Selecção Nacional A
Fonte: fpf.pt

Ao intervalo, o selecionador nacional, Francisco Neto, percebeu as arestas que tinha de limar e 10 minutos depois do início da segunda parte procedeu às primeiras alterações do encontro. As entradas de Edite Fernandes e Suzane Pires para o sector do meio-campo trouxeram consigo mais posse de bola, maior discernimento na tomada de decisões e o aparecimento de ataques organizados, que pouco ou nada existiram durante a primeira parte. Portugal começou a justificar a sua vitória nos últimos 20 minutos da partida com boas jogadas colectivas e vários lances de perigo que só não dilataram a vantagem portuguesa devido à boa exibição da guardiã polaca, Anna Szymanska. Nota ainda para a estreia de Solange Carvalhas na Selecção Nacional A, que entrou aos 74 minutos para o lugar de Jéssica Silva, jogadora portuguesa com uma grande qualidade técnica mas que, hoje, não conseguiu preencher o campo.

Portugal volta a defrontar a selecção da Polónia esta quinta-feira, novamente às 15h no Estádio Municipal da Marinha Grande.

Onze de Portugal: Neide Simões, Matilde Fidalgo, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Dolores Silva, Vanessa Marques, Cláudia Neto (C) (Fátima Pinto, 80′), Amanda Costa (Suzane Pires, 60′), Ana Borges, Carolina Mendes (Edite, 60′), Jéssica Silva (Solange Carvalhas, 74′)

Treinador: Francisco Neto

Onze da Polónia: Anna Szymanska, Martyna Wiankovska, Silvana Chojnowski, Hanna Konsek, Aleksandra Sikora (C), Dominika Grabowska, Paulina Dudek (Katarzyna Daleszczyk, 46′), Ewelina Kamczyk (Jolanta Siwinska, 79′), Patrycja Balcerzak, Agata Gusciora, Nikol Kaletka (Natalia Pakulska, 46′).

Treinador: Wojciech Basiuk

Foto de capa: FPF

Rita Latas
Rita Latashttp://www.bolanarede.pt
Atualmente a trabalhar na Sport TV, Rita Latas está no mundo do jornalismo desportivo há sete anos. O futebol foi a modalidade que a levou a ingressar na área, depois de 13 anos como jogadora federada

Subscreve!

Artigos Populares

Rúben Dias comenta empate com a RD Congo e ainda diz: «Só vejo coisas positivas daqui para a frente»

Rúben Dias marca presença em conferência de imprensa. Portugal jogará com o Uzbequistão na segunda jornada do Mundial 2026.

Rúben Dias questionado sobre críticas: «Acho que nada fora da normalidade está acontecer»

Rúben Dias marca presença em conferência de imprensa. Portugal jogará com o Uzbequistão na segunda jornada do Mundial 2026.

Rúben Dias em conferência de imprensa: «Estou-me a sentir muito bem e estou pronto»

Rúben Dias marca presença em conferência de imprensa. Portugal jogará com o Uzbequistão na segunda jornada do Mundial 2026.

Livre no mercado: Jorge Jesus recusa 2 abordagens

Jorge Jesus deu nega ao Fenerbahçe (Turquia) e ao Al Ahly (Egito). Técnico português espera pela Seleção Nacional, de acordo com a imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Futuro reforço do AC Milan de Ruben Amorim já assinou contrato

Aurelien Guernier vai ser jogador do AC Milan. Extremo de 18 anos já assinou o seu contrato com os Rossoneri e fica ligado até 2029.

Sporting: Pedro Gonçalves tem interessado em Itália

O Como 1907 também está interessado em Pedro Gonçalves. Internacional português de 27 anos está de saída do Sporting.

Carlo Ancelotti pede calma com Endrick na antevisão ao Brasil x Haiti: «Vai ser importante»

Carlo Ancelotti diz que Endrick faz parte dos planos da seleção brasileira. O treinador diz que para um torneio como o Mundial é necessário um equilíbrio emocional.