Portugal 1-0 Polónia: um crescendo que justifica o resultado

- Advertisement -

cab futebol feminino

A selecção portuguesa realizou, esta tarde, o primeiro de dois encontros agendados para esta semana com a Polónia, no Estádio Municipal da Marinha Grande, que têm como objectivo preparar a sua participação na Algarve Cup, bem como a fase de apuramento para o Campeonato da Europa, que vai decorrer na Holanda, em 2017.

A formação lusa não entrou da melhor forma no encontro, apresentando algumas dificuldades na ligação do seu jogo, especialmente entre a sua linha mais recuada e as jogadoras do meio-campo, que, durante a primeira parte, pouco contribuíram para a construção do jogo português. Na verdade, Portugal só conseguiu ameaçar a possante selecção da Polónia através de ataques rápidos conduzidos pelo lado direito, na procura da velocidade e da capacidade individual de Ana Borges. Consequentemente, a bola raramente chegou à frente de ataque portuguesa e permitiu que a Polónia, através de uma pressão alta, recuperasse o esférico por variadas vezes e criasse mais oportunidades de perigo. No entanto o futebol é feito de golos e, contra a corrente do jogo, Portugal conseguiu chegar à vantagem com um remate de ressaca de Carole Costa aos 33 minutos, após livre marcado à entrada da grande área por Cláudia Neto. A partir deste momento, a formação lusa conseguiu gerir a partida de forma a chegar ao intervalo com um resultado favorável às suas aspirações.

Solange Carvalhas, jogadora do Anderlecht, entrou aos 74 minutos e estreou-se pela Selecção Nacional A Fonte: fpf.pt
Solange Carvalhas, jogadora do Anderlecht, entrou aos 74 minutos e estreou-se pela Selecção Nacional A
Fonte: fpf.pt

Ao intervalo, o selecionador nacional, Francisco Neto, percebeu as arestas que tinha de limar e 10 minutos depois do início da segunda parte procedeu às primeiras alterações do encontro. As entradas de Edite Fernandes e Suzane Pires para o sector do meio-campo trouxeram consigo mais posse de bola, maior discernimento na tomada de decisões e o aparecimento de ataques organizados, que pouco ou nada existiram durante a primeira parte. Portugal começou a justificar a sua vitória nos últimos 20 minutos da partida com boas jogadas colectivas e vários lances de perigo que só não dilataram a vantagem portuguesa devido à boa exibição da guardiã polaca, Anna Szymanska. Nota ainda para a estreia de Solange Carvalhas na Selecção Nacional A, que entrou aos 74 minutos para o lugar de Jéssica Silva, jogadora portuguesa com uma grande qualidade técnica mas que, hoje, não conseguiu preencher o campo.

Portugal volta a defrontar a selecção da Polónia esta quinta-feira, novamente às 15h no Estádio Municipal da Marinha Grande.

Onze de Portugal: Neide Simões, Matilde Fidalgo, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Dolores Silva, Vanessa Marques, Cláudia Neto (C) (Fátima Pinto, 80′), Amanda Costa (Suzane Pires, 60′), Ana Borges, Carolina Mendes (Edite, 60′), Jéssica Silva (Solange Carvalhas, 74′)

Treinador: Francisco Neto

Onze da Polónia: Anna Szymanska, Martyna Wiankovska, Silvana Chojnowski, Hanna Konsek, Aleksandra Sikora (C), Dominika Grabowska, Paulina Dudek (Katarzyna Daleszczyk, 46′), Ewelina Kamczyk (Jolanta Siwinska, 79′), Patrycja Balcerzak, Agata Gusciora, Nikol Kaletka (Natalia Pakulska, 46′).

Treinador: Wojciech Basiuk

Foto de capa: FPF

Rita Latas
Rita Latashttp://www.bolanarede.pt
Atualmente a trabalhar na Sport TV, Rita Latas está no mundo do jornalismo desportivo há sete anos. O futebol foi a modalidade que a levou a ingressar na área, depois de 13 anos como jogadora federada

Subscreve!

Artigos Populares

Andy Robertson chega a acordo com o Tottenham e pode chegar já em janeiro

O Tottenham acertou os termos contratuais com Andy Robertson até 2028, e agora negoceia com o Liverpool para tornar a transferência imediata.

Houve duelo entre o Manchester United e Arsenal na 1ª jornada da Premier League e agora reencontram-se: Onde ver?

O Arsenal x Manchester United joga-se este domingo para a jornada 23 da Premier League. Transmissão será na DAZN.

Benfica B e Leixões empatam em jogo que termina com 2 expulsões diretas

O Benfica B empatou 0-0 na casa do Leixões para a jornada 19 da Segunda Liga. Houve duas expulsões no final da partida.

União Santarém garante lugar na fase de apuramento de campeão com triunfo frente ao Belenenses: Eis os resultados do dia na Liga 3

Na jornada decisiva da Liga 3, o União Santarém bateu o Belenenses por 2-1 e o Mafra venceu por 2-1 e eliminou o Atlético CP da fase de apuramento de campeão.

PUB

Mais Artigos Populares

Swansea de Vítor Matos derrotado na Championship

O Swansea de Vítor Matos saiu derrotado este sábado frente ao Hull City por 2-1 na jornada 29 da Championship.

Sporting desliza na Primeira Liga Feminina: eis os resultados do dia

O Sporting empatou 0-0 com o Vitória SC na jornada 10 da Primeira Liga Feminina. Valadares Gaia ganhou ao Torreense por 2-0.

Manchester City bate o Wolverhampton e Fulham de Marco Silva vence nos minutos finais: Eis os resultados da tarde na Premier League

Este sábado, na Premier League, o Manchester City venceu o Wolverhampton em casa por 2-0, e o Fulham de Marco Silva bateu o Brighton, com um golo aos 90+2'.