Primeira Liga Feminina 2020/21: O que esperar?

- Advertisement -

Prestes a iniciar a época 2020/21 (ainda não são conhecidas datas, mas tudo aponta para o início de setembro), as equipas da Primeira Liga Feminina retomam os treinos e preparam-se para o novo formato do campeonato, que este ano irá contar com 20 equipas, por definição da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Depois de as competições femininas terem sido interrompidas ainda muito cedo, impossibilitando as equipas que lutavam para subir de divisão de definirem o seu próprio destino, a FPF tomou a decisão de alargar o principal campeonato feminino a 20 equipas, promovendo as oito campeãs de série à primeira divisão. Uma medida polémica, pelo novo formato que muitos consideram desprestigiante e pouco competitivo, mas também justa do ponto de vista desportivo – com apenas duas jornadas realizadas na fase de apuramento, seria injustificável apontar dois clubes à subida, pelo que a decisão da FPF acaba por ser o reconhecimento do mérito e trabalho das jogadoras e respetivos clubes.

Fonte: FPF

Na próxima época, a Primeira Liga será composta por duas fases. Na 1.ª Fase, os 20 clubes serão divididos em duas séries, a Série Norte e a Série Sul, de 10 clubes cada, distribuídos de acordo com a sua localização geográfica. Em cada série, todos os clubes irão jogar entre si, uma vez e por pontos, apurando-se para a fase de apuramento de campeão os quatro melhores classificados de cada série. Os restantes 12 irão disputar a manutenção, ainda divididos pelas séries Norte e Sul. Nesta segunda fase, todos os clubes jogam entre si duas vezes.

SÉRIES PREVISÍVEIS

Série Norte: SC Braga; Valadares FC; Clube Albergaria; AD Ovarense; UR Cadima; FC Famalicão*; Boavista FC*; Gil Vicente FC*; Fiães SC*Clube Condeixa ACD*

Série Sul: Sporting CP; SL Benfica; GD Estoril-Praia; CF Benfica; GDC A-dos-Francos; Amora FC*; SF Damaiense*; SCU Torreense*; CA Ouriense; CS Marítimo

*clubes promovidos

Patrícia Nel
Patrícia Nelhttp://www.bolanarede.pt
Licenciou-se em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e é jogadora de futebol. Apaixonada pela bola, tem o sonho de viver de e para o futebol. Tem também um bichinho pelo treino, mas por agora fica-se apenas pelos pontapés.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

União de Leiria: recuperação do estádio vai custar 4 milhões de euros

O Estádio Dr. Magalhães Pessoa, casa da União de Leiria, terá que ser reabilitado, depois de ter sofrido danos graves com a passagem do mau tempo por Portugal.

Deixou o Sporting e foi apresentado esta sexta-feira na Bélgica

Chris Grombahi foi confirmado esta sexta-feira como o mais recente reforço do Club Brugge, sendo emprestado pelo Sporting.

Pep Guardiola e o alegado caso de racismo no Benfica x Real Madrid: «Paguem mais aos professores. É assim que se resolve»

Pep Guardiola, técnico do Manchester City, tomou uma posição em relação ao alegado caso de racismo ocorrido no Benfica x Real Madrid.

Luis Enrique reage ao alegado caso de racismo no Benfica x Real Madrid

Luis Enrique, treinador do PSG, foi o mais recente nome a reagir ao alegado caso de racismo ocorrido no Benfica x Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting toma posição sobre atos de violência antes do encontro frente ao Benfica em Futsal

O Sporting emitiu esta sexta-feira um comunicado sobre os atos de violência ocorridos antes da partida frente ao Benfica, em Futsal.

Direção do Manchester United arrependida de ter contratado Ruben Amorim

A direção do Manchester United está arrependida de ter contratado Ruben Amorim para o posto de treinador, em novembro de 2024.

Neymar Júnior abre a porta ao final da carreira: «Pode ser que em dezembro…»

Neymar Júnior assumiu que se pode retirar no final de 2026, altura em que o seu contrato com o Santos finaliza.