Primeira Liga Feminina 2020/21: O que esperar?

- Advertisement -

Prestes a iniciar a época 2020/21 (ainda não são conhecidas datas, mas tudo aponta para o início de setembro), as equipas da Primeira Liga Feminina retomam os treinos e preparam-se para o novo formato do campeonato, que este ano irá contar com 20 equipas, por definição da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Depois de as competições femininas terem sido interrompidas ainda muito cedo, impossibilitando as equipas que lutavam para subir de divisão de definirem o seu próprio destino, a FPF tomou a decisão de alargar o principal campeonato feminino a 20 equipas, promovendo as oito campeãs de série à primeira divisão. Uma medida polémica, pelo novo formato que muitos consideram desprestigiante e pouco competitivo, mas também justa do ponto de vista desportivo – com apenas duas jornadas realizadas na fase de apuramento, seria injustificável apontar dois clubes à subida, pelo que a decisão da FPF acaba por ser o reconhecimento do mérito e trabalho das jogadoras e respetivos clubes.

Fonte: FPF

Na próxima época, a Primeira Liga será composta por duas fases. Na 1.ª Fase, os 20 clubes serão divididos em duas séries, a Série Norte e a Série Sul, de 10 clubes cada, distribuídos de acordo com a sua localização geográfica. Em cada série, todos os clubes irão jogar entre si, uma vez e por pontos, apurando-se para a fase de apuramento de campeão os quatro melhores classificados de cada série. Os restantes 12 irão disputar a manutenção, ainda divididos pelas séries Norte e Sul. Nesta segunda fase, todos os clubes jogam entre si duas vezes.

SÉRIES PREVISÍVEIS

Série Norte: SC Braga; Valadares FC; Clube Albergaria; AD Ovarense; UR Cadima; FC Famalicão*; Boavista FC*; Gil Vicente FC*; Fiães SC*Clube Condeixa ACD*

Série Sul: Sporting CP; SL Benfica; GD Estoril-Praia; CF Benfica; GDC A-dos-Francos; Amora FC*; SF Damaiense*; SCU Torreense*; CA Ouriense; CS Marítimo

*clubes promovidos

Patrícia Nel
Patrícia Nelhttp://www.bolanarede.pt
Licenciou-se em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e é jogadora de futebol. Apaixonada pela bola, tem o sonho de viver de e para o futebol. Tem também um bichinho pelo treino, mas por agora fica-se apenas pelos pontapés.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bernardo Fontes e o Tondela x Benfica: «Temos de olhar para o que fizemos hoje e seguir»

Bernardo Fontes analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.

Vitória larga dos Boston Celtics sobre os Milwaukee Bucks com a ajuda de Neemias Queta

Este domingo, Neemias Queta apontou 14 pontos e 8 ressaltos na vitória confortável dos Boston Celtics por 107-79 frente aos Milwaukee Bucks.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Fresneda tem o cheiro de atacar a área muito bom»

Rui Borges analisou o desfecho do Sporting x CD Nacional. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

Tiago Margarido responde ao Bola na Rede: «Os jogadores estão de parabéns pelo trabalho que fizeram»

Tiago Margarido analisou o desfecho do Sporting x CD Nacional. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica rejeitou comprar Romário e Ronaldo Fenómeno

Numa entrevista ao podcast Jogouaonde, Carlos Mozer revelou que o Benfica não quis contratar Romário nem Ronaldo Fenómeno no início das suas carreiras.

José Mourinho e o empate contra o Tondela: «O Benfica jogou para ganhar, fez tudo para ganhar, merecia ganhar»

José Mourinho analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.

António Silva reage ao empate do Benfica: «O facto de o homem do jogo ser o Bernardo [Fontes] dita muito o que foi o...

António Silva analisou o desfecho da 20.ª jornada da Primeira Liga. Tondela recebeu e empatou 0-0 com o Benfica.