Primeira Liga Feminina 2020/21: O que esperar?

- Advertisement -

Prestes a iniciar a época 2020/21 (ainda não são conhecidas datas, mas tudo aponta para o início de setembro), as equipas da Primeira Liga Feminina retomam os treinos e preparam-se para o novo formato do campeonato, que este ano irá contar com 20 equipas, por definição da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Depois de as competições femininas terem sido interrompidas ainda muito cedo, impossibilitando as equipas que lutavam para subir de divisão de definirem o seu próprio destino, a FPF tomou a decisão de alargar o principal campeonato feminino a 20 equipas, promovendo as oito campeãs de série à primeira divisão. Uma medida polémica, pelo novo formato que muitos consideram desprestigiante e pouco competitivo, mas também justa do ponto de vista desportivo – com apenas duas jornadas realizadas na fase de apuramento, seria injustificável apontar dois clubes à subida, pelo que a decisão da FPF acaba por ser o reconhecimento do mérito e trabalho das jogadoras e respetivos clubes.

Fonte: FPF

Na próxima época, a Primeira Liga será composta por duas fases. Na 1.ª Fase, os 20 clubes serão divididos em duas séries, a Série Norte e a Série Sul, de 10 clubes cada, distribuídos de acordo com a sua localização geográfica. Em cada série, todos os clubes irão jogar entre si, uma vez e por pontos, apurando-se para a fase de apuramento de campeão os quatro melhores classificados de cada série. Os restantes 12 irão disputar a manutenção, ainda divididos pelas séries Norte e Sul. Nesta segunda fase, todos os clubes jogam entre si duas vezes.

SÉRIES PREVISÍVEIS

Série Norte: SC Braga; Valadares FC; Clube Albergaria; AD Ovarense; UR Cadima; FC Famalicão*; Boavista FC*; Gil Vicente FC*; Fiães SC*Clube Condeixa ACD*

Série Sul: Sporting CP; SL Benfica; GD Estoril-Praia; CF Benfica; GDC A-dos-Francos; Amora FC*; SF Damaiense*; SCU Torreense*; CA Ouriense; CS Marítimo

*clubes promovidos

Patrícia Nel
Patrícia Nelhttp://www.bolanarede.pt
Licenciou-se em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social e é jogadora de futebol. Apaixonada pela bola, tem o sonho de viver de e para o futebol. Tem também um bichinho pelo treino, mas por agora fica-se apenas pelos pontapés.                                                                                                                                                 A Patrícia escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto instaura processo para averiguar alegado caso de racismo no Benfica x Real Madrid

A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto instaurou um processo de contraordenação, para analisar um alegado caso de racismo no Benfica x Real Madrid.

Tommaso Pobega assina em definitivo pelo Bolonha até 2028

O Bologna confirmou oficialmente a opção de compra de Tommaso Pobega ao AC Milan, com o médio a assinar um contrato até 30 de junho de 2028, incluindo opção de renovação para a época seguinte.

RB Salzburgo anuncia saída de Thomas Letsch

O RB Salzburgo confirmou a saída do treinador alemão Thomas Letsch, mesmo com a equipa a ocupar a primeira posição da liga austríaca.

Jogador do Atlético Madrid com acordo para rumar ao Real Madrid

Aimar García vai trocar o Atlético Madrid pelo Real Madrid. A jovem promessa final está em final de contrato com os colchoneros.

PUB

Mais Artigos Populares

Imanol Alguacil deixa o comando do Al Shabab e já há sucessor

Imanol Alguacil já não é treinador do Al Shabab. O clube saudita anunciou que Noureddine Zekri será o novo responsável pelo comando técnico, garantindo continuidade no projeto desportivo.

Ousmane Dembélé volta a lesionar-se no AS Mónaco vs PSG

Luis Enrique apostou em  Ousmane Dembélé como titular frente ao AS Mónaco, mas o extremo do PSG saiu lesionado ainda na primeira parte, após apenas 27 minutos em campo.

WWE regressa a Portugal após 10 anos de ausência

A WWE está de volta a Portugal. A principal companhia de Wrestling do mundo confirmou o retorno após dez anos de ausência.