Jornada de regressos à normalidade

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Depois da paragem competitiva que deu lugar aos jogos das selecções nacionais, aproveitada para “apertar parafusos” e afinar processos, voltou tudo à “normalidade” que pautou a realidade dos últimos anos no principal campeonato português, com Porto, Sporting e Benfica a ocuparem os lugares cimeiros, o regresso às vitórias do Vitoria de Guimarães e o primeiro triunfo do Marítimo.

Começando pelo topo, o Benfica dizimou o Belenenses num “show” de bola autêntico dado por Jonas (ver jogador da jornada), Gaitán e Mitroglou que terá parado na meia-dúzia (6-0) por haver Champions a meio da semana seguinte. O Porto respondeu com uma boa exibição em Arouca, travando uma equipa que já antes desfeitara o rival, impondo-se por 3-1, num jogo em que Corona se estreou com 2 golos e no qual brilhou André André. No dia seguinte, o Sporting não quis ficar atrás e entrou com ganas de vencer no Estádio dos Arcos, apresentando como resultado uma vantagem de 2-0 sobre os vilacondenses ao intervalo, porém, deixou que houvesse uma reacção e, após Yazalde ter reduzido, muito se sofreu entre as hostes leoninas para manter uma vitória que, contudo, foi conseguida.

Abraço triunfal entre duas das figuras da jornada.
Fonte: Facebook Oficial do Benfica

Mais abaixo, na classificação, há notas de destaque para as primeiras vitórias de históricos como Vitória de Guimarães e Marítimo. Os vimaranenses, ainda que de forma sofrida e incapaz de mascarar muitos problemas organizacionais, venceram o Tondela por 1-0, enquanto os madeirenses protagonizaram uma segunda parte de sonho no jogo contra o Vitória de Setúbal, que receberam e venceram por 5-2 (grande exibição de Ghazaryan), depois de estar a perder por 1-0 ao intervalo. Uma amostra do poderio madeirense, que também ficou patente na Choupana, onde o Nacional bateu a Académica por 2-0, num jogo marcado pelo nevoeiro e que confirmou a tendência de Soares para marcar um golo por jogo. A mesma média do Paços de Ferreira neste campeonato, que já permitiu aos orientados de Jorge Simão ascender ao quarto lugar; desta vez, o tal “golo” da praxe, da autoria de Diogo Jota aos 88 minutos, foi suficiente para bater o Boavista, no Bessa, numa partida em que, porém, os castores podiam ter “tratado” mais cedo do assunto, após a expulsão de Inkoom a mais de meia hora do final.

O Estoril, também beneficando de expulsões (no plural, pois Mauro e Boly “colaboraram” com os canarinhos), receberam e venceram o Braga por 1-0, com golo de Bonatini, numa partida algo aborrecida e que, não fossem as expulsões, muito provavelmente não teria golos. Uma ameaça que, porém, se concretizou em Moreira de Cónegos, onde o Moreirense conquistou o primeiro ponto da época ao empatar a zero com o União da Madeira.

Jogador da semana: Jonas (Benfica)

Abriu as hostilidades com um cruzamento milimétrico para Mitroglou inaugurar o marcador, na Luz, dilatou a vantagem para 3-0 e espalhou classe no resto da exibição que catapultou a moral dos encarnados para os tão necessitados níveis altos. Pelo “caminho”, tornou-se no líder isolado na disputa pelo título de melhor marcador.

Treinador da Semana: Ivo Vieira (Marítimo)

Não se sabe o que terá dito aos seus jogadores no intervalo do jogo contra o Vitória de Setúbal, mas deu resultado. A equipa conseguiu galvanizar-se e transformou um 1-0 desfavorável nuns incríveis 5-2, com a equipa verde-rubra a atropelar o seu adversário com um caudal ofensivo tão belo quanto demolidor.

Fonte Fotografia de Capa: Facebook Oficial do Marítimo

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Sporting: Deportivo de La Coruña vence e possível saída de Yeremay Hernández pode ficar mais difícil

O Deportivo de La Coruña derrotou o Andorra e está mais perto de um regresso à La Liga. Yeremay Hernández assistiu.

Nicolás Otamendi diz adeus ao Benfica: «Seis anos… e uma vida repleta de recordações»

Nicolás Otamendi publicou um vídeo de despedida do Benfica nas suas redes sociais. Defesa-central argentino vai deixar o clube no verão.

Barcelona: há consenso em relação ao sucessor de Robert Lewandowski e Deco prepara viagem

O Barcelona prepara-se para trocar de ponta de lança com a saída de Robert Lewandowski no final da presente temporada.

Bruno Fernandes e o recorde de assistências na Premier League: «Têm tentado tudo para marcar a partir dos meus passes»

Após igualar o recorde de assistências na Premier League, Bruno Fernandes elogiou os colegas de equipa e destacou o sucesso do Manchester United.

PUB

Mais Artigos Populares

Michael Carrick faz balanço da temporada do Manchester United: «Temos tido alguns grandes momentos e alguns grandes golos neste estádio»

Michael Carrick reagiu ao triunfo do Manchester United na receção ao Nottingham Forest de Vítor Pereira.

Benfica: defesa é baixa por um mês e entra nos planos da pré-temporada

Gonçalo Oliveira entra nos planos da próxima pré-temporada do Benfica. O defesa central encontra-se lesionado.

Estoril Praia continua sem vencer o Benfica no tempo regulamentar: eis a última vez

O Estoril Praia perdeu com o Benfica por 3-1 na última jornada da Primeira Liga. Última vez que venceram no tempo regulamentar foi há 76 anos.