No Algarve joga-se excelente futebol e Faro é a capital

cab reportagens bola na rede

Em Faro deu-se hoje um jogo equilibrado, repartido, quente dentro e fora das quatro linhas. Dentro de campo, a capital algarvia recebeu uma excelente amostra do que são os conjuntos algarvios da 2.ª liga portuguesa. Fora dele, mais do mesmo para os que andam atentos: a paixão pelo futebol continua bem viva em Faro; Portimão parece também envolvido na até agora excelente campanha da sua equipa e esgotou o sector que lhes foi destinado; a organização policial é que vai deixando a desejar.

O jogo estava marcado para as 15h mas começou bem antes disso. Sem bola e fora de campo, deram-se vários confrontos entre as forças policiais e alguns adeptos nos arredores do estádio. A rivalidade entre os dois emblemas fazia antever dificuldades para a PSP mas houve a sensação de que os confrontos poderiam ter sido evitados com outra organização: os autocarros dos adeptos afectos ao clube de Portimão, quando chegaram, passaram exactamente em frente à concentração dos membros da claque do Farense, os South Side Boys. Apesar de em época natalícia, o clima em Faro fez lembrar o de pleno Verão: quente, muito quente.

Confrontos entre a polícia e adeptos, antes do encontro / Fonte: Portugal Tifo
Confrontos entre a polícia e adeptos, antes do encontro / Fonte: Portugal Tifo

Os ingredientes para um jogo fervoroso estavam presentes e foi mesmo isso que aconteceu. A jogar em casa, o Farense entrou melhor e não demorou a colocar-se em vantagem. De cabeça, o baixinho Matias inaugurou o marcador e colocou o líder do campeonato em posição de desvantagem. O Portimonense reagiu ao golo sofrido mas com algum azar – enviou uma bola ao poste – não chegou ao empate. Contudo, durou pouco a supremacia territorial que ia exercendo. Seguro atrás e inspirado pelos quatro da frente, o Farense mostrou-se quase sempre mais perigoso na primeira parte, em que ainda viria a fazer o 2-0. Antes, nova bola no poste. Desta vez, do conjunto da casa, e novamente de cabeça. Depois, numa boa jogada de Matias a colocar em Rambé que, com um excelente cruzamento de primeira, colocou a bola em Ibukun que só teve de encostar. Um golaço do Farense a mostrar que também há bom futebol na 2ª liga portuguesa.

A primeira parte terminou com alguma confusão, com a equipa de arbitragem liderada por Carlos Xistra e os seguranças presentes a ter de intervir de forma a evitar males maiores. Na segunda, novo jogo. O Portimonense surgiu mais esclarecido e obrigou o Farense a descer no terreno. Aos 64 minutos, o japonês Mu Kanazaki reduziu para 2-1 e deixou a decisão para os últimos 20 minutos. Jorge Paixão, o treinador do Farense, foi mexendo na equipa mas não conferiu maior segurança aos que estavam em campo. Aos 89 minutos, Carlos Xistra mostrou ainda o segundo amarelo a Ibukun mas nem assim o Farense deixou fugir os três pontos. O resultado foi incerto até final, com o guarda-redes de Portimão a subir até à área contrária no último canto do jogo, mas justo. Em termos gerais, o Farense mereceu a vitória.

Fotografia Bola na Rede: Os South Side Boys nunca pararam de apoiar a equipa da casa
Fotografia Bola na Rede: Os South Side Boys nunca pararam de apoiar a equipa da casa

No topo da classificação as coisas pouco mudaram. Portimonense continua 1.º, com um ponto de avanço sobre o Moreirense. O Farense subiu ao 12º, mas está apenas a cinco pontos da posição de acesso ao Play-Off de Promoção à Liga Zon Sagres.

Subscreve!

Artigos Populares

Oliveirense e Farense empatam para a Segunda Liga

A Oliveirense e o Farense empataram a uma bola, num encontro relativo à primeira jornada da Segunda Liga.

FC Porto x Vitória SC: eis os onzes iniciais da partida desta segunda-feira

O FC Porto e o Vitória SC enfrentam-se a partir das 20h45 desta segunda-feira, num encontro da primeira jornada da Primeira Liga.

Everton vai contar com cláusula de compra por Jack Grealish

Jack Grealish vai trocar o Manchester City pelo Everton, por empréstimo. O extremo prepara-se para ser confirmado nas próximas horas.

Sporting anuncia contratação de Kauã Oliveira em definitivo

O Sporting oficializou a contratação de Kauã Oliveira. O médio brasileiro de 21 anos deixou o Ibrachina FC em definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Benjamin Sesko revela o seu ídolo e realça importância de Ruben Amorim para assinar: «Ótima pessoa, ótimo treinador»

Benjamin Sesko falou pela primeira vez como reforço do Manchester United. O avançado esloveno elogiou Ruben Amorim.

West Ham faz proposta por jovem médio português

O West Ham já avançou para a contratação de Mateus Fernandes. O clube da Premier League quer contratar o médio ao Southampton.

Benfica já definiu a data de resposta à oferta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu

O Benfica já decidiu que só vai dar resposta à proposta do Fenerbahçe por Kerem Akturkoglu após os jogos da terceira pré-eliminatória da Champions League.