O regresso do clube da Cruz de Cristo

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

O ano 2013 vai ficar na memória de todos os adeptos do Belenenses. O histórico clube voltou ao seu lugar. O quarto grande voltou aos grandes palcos. Depois de uma grande época na Segunda Liga, onde se destacou do resto da concorrência ao conquistar 96 pontos e subir sem dificuldades, o Belenenses procura estabilidade neste regresso à Primeira Liga. O líder desta equipa foi Van der Gaag, o treinador holandês mais português que existe.

Não tem sido uma época fácil para o Belenenses. Os azuis do Restelo estão no antepenúltimo lugar da tabela com 16 pontos, os mesmos do penúltimo classificado, o Olhanense, e procuram desesperadamente ficar na Primeira Liga. Só com três vitórias até ao momento, esta será uma dura batalha. E para complicar ainda mais a situação, o Belenenses viveu um caso no banco que em nada o beneficiou: na primeira volta, frente ao Marítimo, Van der Gaag sentiu-se mal durante o jogo, por causa de um problema no coração. Por causa deste incidente, o treinador deixou de comandar a equipa, tarefa dada a Marco Paulo, treinador das camadas jovens dos azuis. Uma mudança forçada para o plantel, que teve de viver com a instabilidade de Van der Gaag ser presença nos treinos, mas ser Marco Paulo a comandar a equipa no banco em dia de jogo. O holandês chegou a apresentar a demissão, pois o seu estado de saúde ainda não era o melhor para estar no banco, mas a direcção recusou esse pedido, afirmando que quando acabar o período de repouso,o técnico terá uma função importante no clube.

Van der Gaag trouxe o Belenenses de volta à Primeira. Fonte: Agentedesportivo.com
Van der Gaag trouxe o Belenenses de volta à Primeira Liga
Fonte: Agentedesportivo.com

Quanto ao plantel, o Belenenses combina juventude com experiências. Nomes com bastante futuro com outros já com experiência. Jogadores como Helgi Daníelsson e Eggert Jónsson oferecem outra maturidade ao clube. Os dois islandeses, nacionalidade muito rara no futebol português, já passaram pelo campeonato inglês e podem ser uma mais-valia para o plantel. A juntar a estes dois, outro jogador já bastante experiente e muito conhecido dos adeptos portugueses. Falo de Roland Linz. Quem não se lembra deste ponta de lança nos tempos em que jogava no Boavista e no Sporting de Braga? Confesso que fui sempre admirador deste jogador e que me questionei sempre sobre o porquê de nunca ter tido uma oportunidade em palcos maiores. O regresso do austríaco ao futebol português não está a ser ao nível de outros tempos, tendo realizado só dois jogos para o campeonato. A juntar à experiência temos jovens de grande valor. Na frente de ataque, Rudy e Rambé são as armas. Rudy fez-se jogador no Cercle Brugge e regressa a Portugal motivado para continuar o que de bom mostrou na Bélgica. Rambé é um jovem cabo-verdiano que foi emprestado ao Farense. Os seus dez golos pelo clube de Faro foram suficientes para ser chamado de volta ao Belenenses. Tem grande potencial e, bem acompanhado, pode ser uma grande mais-valia para o clube do Restelo.

Miguel Rosa, a estrela do Belenenses. Fonte: Cronicasazuis.blogspot.com
Miguel Rosa, a estrela do Belenenses
Fonte: Cronicasazuis.blogspot.com

Mas a grande estrela da equipa é Miguel Rosa. Um miúdo de uma enorme qualidade, que ainda hoje pergunto porque não foi aproveitado no Benfica. Mais um grande valor desperdiçado. Quem aproveita é o Belenenses. O jovem jogador já tinha sido emprestado duas vezes e ganhou um carinho especial pelo clube, daí tê-lo escolhido depois de sair do Benfica. Miguel Rosa é o comandante dentro do campo e a diferença é clara quando ele não joga.
O plantel do Belenenses tem um valor que não corresponde ao seu lugar na tabela. Há ali qualidade, há ali bastantes jovens que vão mostrar o seu grande valor. Que esta seja uma época para ganhar experiência na Primeira Liga e que nos anos que se seguem o clube da Cruz de Cristo consiga ficar nos lugares de onde nunca devia ter saído.

André Conde
André Condehttp://www.bolanarede.pt
O André apoia o Benfica, mas, acima de tudo, gosta de comentar o futebol em geral. Adora assistir às primeiras pré-eliminatórias das provas europeias e é fã do Stoke City.                                                                                                                                                 O André não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Banjaqui reage à estreia pela Seleção Nacional Sub-21 e ainda diz: «Os meus colegas deixaram-me muito à vontade»

Daniel Banjaqui estreou-se esta sexta-feira pela Seleção Nacional Sub-21. Portugal goleou o Azerbaijão por quatro bolas a zero.

Bruno Baltazar está de regresso ao Radomiak Radom e assina por uma temporada

Bruno Baltazar está de regresso ao Radomiak Radom. O treinador português estava sem clube e volta ao clube que já tinha dirigido na época 2023/24.

João Simões estreia-se a marcar pela Seleção Nacional Sub-21 com belo golo: «Fico muito feliz»

João Simões deu a sua opinião sobre a goleada de Portugal Sub-21. Jovem médio do Sporting reagiu ainda ao seu golo.

Sidny Cabral marca e assiste mas não evita a derrota de Cabo Verde frente ao Chile

Cabo Verde perdeu frente ao Chile por 4-2. Sidny Cabral foi titular e marcou um dos golos da equipa africana no encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Robert Lewandowski após estreia de Oskar Pietuszewski na Seleção: «Vamos tentar ajudá-lo dentro e fora de campo»

Robert Lewandowski retira pressão sobre Oskar Pietuszewski. Jovem de 17 anos estreou-se esta quinta-feira pela Seleção da Polónia.

Viktor Gyokeres alvo de grandes elogios: «Jogou a um nível mundial e quando se tem jogadores assim há sempre uma hipótese»

Graham Potter diz que Viktor Gyokeres «jogou a um nível mundial». Avançado do Arsenal fez hat-trick na vitória da Suécia.

Gonçalo Feio está perto de assumir clube da Primeira Liga: eis a situação

Gonçalo Feio está perto de ser o novo treinador do Tondela. Há negociações entre o técnico português e o emblema da Primeira Liga.