O SC Beira-Mar está de regresso aos campeonatos nacionais, quatro anos após ter sido relegado da Segunda Liga para a 2.ª divisão do campeonato distrital da AF Aveiro.

Conhecido como um dos clubes históricos de Aveiro, o Beira-Mar é um dos um clube com mais tradição no futebol português. Como tal, foi com bastante tristeza que todos assistimos à queda do clube para as divisões secundárias devido a dificuldades financeiras e anos de má gestão.

Anúncio Publicitário

O regresso aos campeonatos nacionais foi confirmado no passado dia 25 de abril, dia da liberdade com a conquista do campeonato distrital. Atualmente é líder isolado da Divisão de Elite da AF Aveiro com 80 pontos, mais 17 pontos que o segundo classificado, o SC Bustelo.

O histórico clube de Aveiro alcançou finalmente a tão desejada subida.
Fonte: SC Beira-Mar

Apesar de parecer fácil, o caminho até aqui foi doloroso, recordo que esta era já a terceira época consecutiva que a turma aurinegra tentava a subida ao Campeonato de Portugal.

Dizem que é no futebol distrital que se vê a verdadeira essência do futebol, e foi isso mesmo que aconteceu com o Beira-Mar. Após declarada a insolvência da SAD, os adeptos não “abandonaram o barco” e foram à luta para reerguer o clube. Recuperaram o “velhinho” estádio Mário Duarte, e foi aí que jogaram na primeira época após a descida às distritais. Por incumprimento das regras de segurança o clube teve de regressar ao estádio Municipal de Aveiro na época seguinte.

Agora, com a subida “no bolso” o clube de Aveiro já olha para o futuro. Ainda com poucos recursos, os próximos objetivos já foram traçados: conseguir o regresso aos campeonatos profissionais antes de 2022, ano em que o clube comemora o centenário.

Recordo que o Beira-mar, apesar de afastado das grandes decisões do futebol português nos últimos anos, ainda continua a ser um dos grandes nomes do futebol português. No currículo conta com uma Taça de Portugal obtida em 1998/1999 frente ao SC Campomaiorense, 27 presenças na Primeira liga, e dois títulos de campeão da Segunda Liga.

 

Foto de Capa: SC Beira-Mar