Top 10: Os melhores árbitros portugueses no século XXI

    [tps_header][/tps_header]

    3º lugar – Lucílio Baptista

    A carreira de Lucílio Baptista ficou manchada pelo erro na Final da Taça da Liga em 2009 Fonte: Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol
    A carreira de Lucílio Baptista ficou manchada pelo erro na Final da Taça da Liga em 2009
    Fonte: Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

    Este ex-árbitro da AF Setúbal é dos árbitros com mais currículo a nível nacional. Tornou-se internacional em 1996, mas começou a ganhar notoriedade nesse plano quando em 2001 apitou a final do Mundial de sub-17 entre a França e a Nigéria. Essa foi a sua rampa de lançamento para uma boa carreira a nível internacional, onde arbitrou 26 jogos nas competições europeias, e também esteve na Taça das Confederações em 2003 e no EURO 2004.

    No plano nacional, no século XXI, Lucílio Baptista arbitrou duas finais da Taça de Portugal: a Finalíssima em 2000 entre o Sporting CP e o FC Porto, e também em 2003/2004 entre o SL Benfica e o FC Porto, onde o clube encarnado quebrou o jejum de oito anos sem títulos e o árbitro lisboeta foi alvo da ira de Mourinho: “Este árbitro é uma farsa!”.

    Em 2008/2009 arbitrou a Final da Taça da Liga entre o SL Benfica e o Sporting CP, onde ficaria negativamente marcado pelo penalti a favor do encarnados a cobrar uma mão na bola inexistente. Situação sobre a qual ele interveio a público, tendo numa entrevista à SIC assumido que tomou uma decisão errada.

    Retirou-se em 2010 e actualmente é o Vice-presidente da Secção de Classificações do Conselho de Arbitragem.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Paulo Fonseca nomeado para Treinador do Ano

    Paulo Fonseca está a realizar uma grande temporada ao...

    Mariana Cabral: «O alento para quem está no Sporting é ganhar troféus»

    Mariana Cabral realizou esta terça-feira a antevisão do desafio...

    Treinador apontado a três equipas da La Liga

    A La Liga deverá assistir a várias mudanças de...
    Tiago Serrano
    Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
    O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.