O 11 ideal do clássico | SL Benfica x FC Porto

    Com o maior clássico do futebol português à porta, é altura de analisar e eleger, com base na minha opinião, um 11 ideal entre SL Benfica e FC Porto, as duas equipas mais vencedoras de Portugal.

    De relembrar que o duelo está marcado para esta sexta-feira, dia 29 de setembro, às 20:45 no Estádio da Luz, local onde o Benfica apenas venceu o FC Porto por uma vez, em jogos a contar para a Liga Portuguesa, desde a época 2013/14.

    Um grande confronto em perspetiva dado a qualidade ser evidente de ambos os lados e, apesar do momento de forma das equipas ser diferente, este género de jogos são à parte de qualquer outro.

    Estes 11 foram escolhidos tendo em conta os jogadores que estarão disponíveis para ir a jogo e o momento de forma de cada um.

    Guarda-redes

    Diogo Costa FC Porto
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    Diogo Costa: O melhor guarda-redes português da atualidade e um dos melhores do mundo, joga no FC Porto e representa a seleção das quinas. Com apenas 24 anos, Diogo Costa é dos jogadores mais importantes dos dragões e da seleção, algo conquistado pelo próprio, com várias exibições memoráveis, em competições de alto nível. O “99” do FC Porto é imprescindível no 11 dos azuis e brancos.

    Defesa

    João Mário FC Porto Gil Vicente
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    João Mário: O lateral direito do FC Porto é um dos atletas do plantel de Sérgio Conceição que mais sofre de lesões, principalmente nas fases em que está a jogar bem. Sem elas é, sem dúvida, o melhor lateral direito da Liga Portuguesa.

    Forte no cruzamento, no 1vs1 e defensivamente tem melhorado bastante nos últimos anos. Sem lesões, o potencial do lateral dos dragões é elevadíssimo.

    Danny Namaso Porto Nicolás Otamendi Benfica
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    Otamendi: O campeão do mundo pela seleção argentina e capitão das águias é uma máquina. A idade não lhe faz mossa e parece que apenas o deixa melhor. Sem dúvida um dos melhores defesas centrais do campeonato português e do mundo.

    Pepe
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Pepe: Apesar de estar – quase de certeza – fora do clássico (Nota de editor – este texto foi escrito antes da confirmação da ausência de Pepe) , Pepe é uma das peças fulcrais na muralha defensiva de Sérgio Conceição e, caso não esteja presente, fará uma falta inimaginável ao plantel azul e branco. Num jogo onde as emoções estão à flor da pele, a experiência pode ser muito importante, além da qualidade individual do internacional português.

    Pepe, apesar de não ter um histórico recente com SL Benfica muito favorável, de relembrar a expulsão na Supertaça, é um dos melhores jogadores dos dragões e isso é inegável, principalmente se olharmos para individualidades nesse setor.

    Fredrik Aursnes SL Benfica FC Porto
    Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

    Aursnes: O polivalente Aursnes tem sido uma agradável surpresa como lateral esquerdo e compõe este 11 ideal do clássico nessa mesma posição. O norueguês que chegou às águias como médio defensivo tem sido um autêntico todo o terreno.

    Tendo completado em Portimão 50 jogos com as cores do SL Benfica, Aursnes jogou 21 vezes como extremo esquerdo, dez vezes como médio defensivo, seis vezes como lateral esquerdo, cinco vezes como lateral direito, seis como médio centro, uma como segundo avançado e por fim, uma como avançado centro. Dados que demonstram bem a sua capacidade de ler o jogo e a importância que tem para os encarnados.

    Meio-campo

    Nico González Alan Varela são dois dos reforços do FC Porto
    Fonte: Bernardo Benjamim/Bola na Rede

    Alan Varela: Chegou, viu e jogou. O médio argentino tem sido uma agradável surpresa neste arranque de temporada para os dragões.

    Veio para “substituir” o sul-americano Uribe e está a fazer muito bem o seu papel, apesar de não ser, comparando com o colombiano, um mestre na ocupação de espaço, acrescenta bastante com a bola no pé e, à semelhança de Matheus, também é um médio muito combativo, algo que Sérgio Conceição admira para esta posição.

    Roger Schmidt tem apostado sempre em Kokçu. Benfica x Porto
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Kokçu: O “10” das águias valeu totalmente o investimento. O jogador da Liga com mais passes progressivas é imparável e apesar de às vezes parecer um pouco apagado no jogo, o norueguês está sempre com as “antenas ligadas”. Sempre muito criterioso na forma como faz a equipa do SL Benfica jogar, sendo ele quem decide quando acelerar e quando abrandar.

    Aconselho, a quem esteja a ler este artigo, a assistir ao passe que Kokçu fez, na passada jornada, para Neves assistir Musa no segundo golo do SL Benfica, em Portimão.

    João Neves SL Benfica
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    João Neves: O ritmo elétrico, a capacidade de descobrir grandes passes e a sua leitura de espaço, caracterizam o jovem mais promissor na Liga Portuguesa. João Neves é um dos jogadores mais importante da estrutura de Roger Schmidt, desde o fim da época passada. Num jogo tão acesso como será este com o FC Porto é necessário que jogadores como estes estejam em campo, pois são importantíssimos na face defensiva e para sair de situações de pressão alta, seja em progressão com bola ou com um passe para descongestionar.

    Extremos

    Di María e Musa estiveram em destaque na Supertaça entre SL Benfica e FC Porto.
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Di Maria: Já são cinco golos e uma assistência em seis jogos, o que traduz bem o impacto que o internacional argentino tem tido nos encarnados. Apesar da idade e de já não ter a energia de outros tempos, principalmente para ajudar em zonas defensivas, ofensivamente é diferenciado dos demais, não só dentro do plantel encarnado como do campeonato português. Sem dúvida a melhor contratação do mercado português e com um campeonato ainda em fase embrionária, o melhor ainda está por vir.

    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Rafa: Um dos jogadores mais desequilibrados do campeonato português, começou a época a “voar” e, assim como no ano transato, tem sido imperial na manobra ofensiva do SL Benfica. Tem liberdade para acelerar, chegar a zonas de finalização e transcender na fórmula de Schmidt.

    Na atual temporada disputou oito jogos, onde fez três golos e as impressionantes cinco assistências, sem esquecer que em duelos com o FC Porto (25 jogos) fez cinco golos, alguns deles importantes nos resultados finais.

    Avançado

    Mehdi Taremi é um dos jogadores decisivos do FC Porto
    Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

    Taremi: À semelhança do que aconteceu com Galeno, o início de época de Mehdi Taremi não foi o melhor, mas claro, os grandes jogadores sabem superar estes maus momentos. Na Amadora foi onde o “9” deu a volta por cima com um golaço que viria a dar uma vitória importante para os dragões (0-1), sendo que em Hamburgo também teve um papel importante nas dinâmicas ofensivas do FC Porto, acabando por também fazer o “gosto ao pé”.

    Contra o SL Benfica, Taremi, por norma, exibe-se muito bem e com um impacto direto nos resultados positivos para o FC Porto, seja em assistências, mas principalmente em golos.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Miguel Costa
    Miguel Costa
    Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.