Será o 4x3x3 a melhor variante tática para este FC Porto?

- Advertisement -

O 4x3x3 sempre foi um clássico no FC Porto ao longo destes últimos anos. Passando por Jesualdo Ferreira, André Villas-Boas, Vitor Pereira e até Julen Lopetegui, o 4x3x3 é um sistema de eleição para a maioria dos treinadores que passam pelo Dragão.

Entretanto, desde Nuno Espírito Santo, atual treinador do Tottenham Hotspur FC, que o 4x3x3 deixou de ser o sistema central dos azuis e brancos. O 4x4x2 passou a ser o sistema primário, com uma dupla de ataque que hoje, pelo patamar que atingiram, seria de ouro – Diogo Jota (Liverpool FC) e André Silva (RB Leipzig).

Com a chegada de Sérgio Conceição ao comando do FC Porto, o 4x4x2 afirmou-se, de vez, como o principal sistema dos dragões em detrimento do 4x3x3, que tanto marcou o livro de memórias da equipa nos últimos anos.

Formaram-se duplas de ataque que marcaram, duplos pivôs que se complementaram perfeitamente, enfim, uma equipa inicial do FC Porto, sem ser em 4x4x2, é “impensável”.

4x3x3 FC Porto Sérgio Conceição
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Voltar às origens do 4x3x3?

No entanto, face às soluções que o plantel azul e branco apresenta atualmente, voltar ao sistema de 4x3x3 não seria a melhor forma de potenciar, ao máximo, a qualidade da equipa?

Digo isto porque Uribe, Sérgio Oliveira e Vitinha, hoje, têm de ser indiscutíveis. E, para os três jogarem, o sistema de 4x4x2 não seria o mais adequado. É sabido de antemão que, o duplo pivô, é algo indispensável para Sérgio Conceição, mas creio que é altura do treinador adaptar as suas ideias face aos jogadores que tem.

Relativamente à dupla de ataque, creio que Taremi garante golo e estabilidade ofensiva suficiente – atualmente é muito superior a Toni Martinez e Evanilson, dá garantias “sozinho”.

Mudaria muita coisa na concepção de Sérgio Conceição? Sim, muitas coisas teriam de mudar. A pressão com dois atacantes na frente é diferente de uma pressão com dois jogadores, e, com três jogadores no meio campo, a mesma coisa.

Taremi 4x3x3 FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Algumas dinâmicas teriam de mudar, claramente. Poderia ser algo arriscado alterar de “sistema base” a esta altura da época ? Sim, poderia. Contudo, repito, face aos jogadores que os dragões têm hoje em dia, creio que a equipa alçava para um nível superior com esta mudança tática.

Mais jogadores de qualidade dentro de campo, maior posse de bola, estabilidade na consistência defensiva e grande fulgor ofensivo: o FC Porto em 4x3x3 potencializa uma categoria diferente.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Em rotura: FPF tenta travar possível saída de Cristiano Ronaldo da Seleção Nacional

Pedro Proença lidera mediação de urgência em Copenhaga para travar o abandono de Cristiano Ronaldo à Seleção Nacional.

Jorge Jesus revela motivo da confusão com Cristiano Ronaldo e faz desejo: «Que todo o ambiente que se passou neste dia em relação ao...

Jorge Jesus falou ao Canal 11 depois da conferência de imprensa, ainda antes do treino. Eis as declarações do selecionador nacional.

Prémios em atraso na Seleção Nacional: FPF pagou apenas parcialmente os montantes do Mundial 2026

A Federação Portuguesa de Futebol pagou apenas parcialmente os prémios do Mundial 2026 ao plantel e staff.

AO VIVO E EM DIRETO: Assiste ao Benfica x Bayern Munique da Champions League Feminina

O Benfica recebe o Bayern Munique para a Champions League Feminina. Em baixo, podes assistir ao jogo ao vivo e em direto.

PUB

Mais Artigos Populares

FPF dá nota sobre treino de Portugal: «Cristiano Ronaldo não se treinou»

A Federação Portuguesa de Futebol emitiu uma nota sobre o treino desta quarta-feira, confirmando a ausência de Cristiano Ronaldo.

Europa Cup: Eis o onze do Sporting para tentar a reviravolta frente ao Brondby

Micael Sequeira já revelou as escolhas para a receção do Sporting ao Brondby. Fica com os onzes iniciais do encontro.

Imprensa espanhola garante que Cristiano Ronaldo pode terminar a carreira pela seleção de Portugal

No meio de toda a polémica, resiste uma dúvida: é este o fim da carreira de Cristiano Ronaldo na seleção? Imprensa espanhola garante que pode ser.