📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Será o 4x3x3 a melhor variante tática para este FC Porto?

- Advertisement -

O 4x3x3 sempre foi um clássico no FC Porto ao longo destes últimos anos. Passando por Jesualdo Ferreira, André Villas-Boas, Vitor Pereira e até Julen Lopetegui, o 4x3x3 é um sistema de eleição para a maioria dos treinadores que passam pelo Dragão.

Entretanto, desde Nuno Espírito Santo, atual treinador do Tottenham Hotspur FC, que o 4x3x3 deixou de ser o sistema central dos azuis e brancos. O 4x4x2 passou a ser o sistema primário, com uma dupla de ataque que hoje, pelo patamar que atingiram, seria de ouro – Diogo Jota (Liverpool FC) e André Silva (RB Leipzig).

Com a chegada de Sérgio Conceição ao comando do FC Porto, o 4x4x2 afirmou-se, de vez, como o principal sistema dos dragões em detrimento do 4x3x3, que tanto marcou o livro de memórias da equipa nos últimos anos.

Formaram-se duplas de ataque que marcaram, duplos pivôs que se complementaram perfeitamente, enfim, uma equipa inicial do FC Porto, sem ser em 4x4x2, é “impensável”.

4x3x3 FC Porto Sérgio Conceição
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Voltar às origens do 4x3x3?

No entanto, face às soluções que o plantel azul e branco apresenta atualmente, voltar ao sistema de 4x3x3 não seria a melhor forma de potenciar, ao máximo, a qualidade da equipa?

Digo isto porque Uribe, Sérgio Oliveira e Vitinha, hoje, têm de ser indiscutíveis. E, para os três jogarem, o sistema de 4x4x2 não seria o mais adequado. É sabido de antemão que, o duplo pivô, é algo indispensável para Sérgio Conceição, mas creio que é altura do treinador adaptar as suas ideias face aos jogadores que tem.

Relativamente à dupla de ataque, creio que Taremi garante golo e estabilidade ofensiva suficiente – atualmente é muito superior a Toni Martinez e Evanilson, dá garantias “sozinho”.

Mudaria muita coisa na concepção de Sérgio Conceição? Sim, muitas coisas teriam de mudar. A pressão com dois atacantes na frente é diferente de uma pressão com dois jogadores, e, com três jogadores no meio campo, a mesma coisa.

Taremi 4x3x3 FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Algumas dinâmicas teriam de mudar, claramente. Poderia ser algo arriscado alterar de “sistema base” a esta altura da época ? Sim, poderia. Contudo, repito, face aos jogadores que os dragões têm hoje em dia, creio que a equipa alçava para um nível superior com esta mudança tática.

Mais jogadores de qualidade dentro de campo, maior posse de bola, estabilidade na consistência defensiva e grande fulgor ofensivo: o FC Porto em 4x3x3 potencializa uma categoria diferente.

Felipe Ribeiro
Felipe Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Felipe é um jovem que estuda Jornalismo na Escola Superior Comunicação Social. Gosta sempre de dar a sua opinião quando de futebol se trata, atentando sempre para os mínimos detalhes que acontecem dentro de campo. É devoto do Porto, daqueles que conta os dias que faltam para o jogo. Vê o futebol como um livro recheado de particularidades únicas, onde várias opiniões diferentes compõem a história.                                                                                                                                                 O Felipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Felix Bacher renova com o Estoril Praia até 2028

Felix Bacher renovou contrato com o Estoril Praia. Prolongamento do vínculo surge em altura de rumores de mercado.

Fabrizio Romano esclarece futuro de Darwin Núñez

Nas últimas semanas foi noticiado que Darwin Núñez poderia deixar o Al Hilal. Porém, surgiram informações contraditórias.

EM DIRETO: Acompanha o sorteio do Mundial 2026

Realiza-se esta tarde o sorteio da fase de grupos do Mundial 2026. Podes acompanhar o momento em direto.

Onde ver o Tondela x FC Porto que se segue à 1ª derrota dos dragões em Portugal em 2025/26?

O Tondela recebe o FC Porto na 13.ª jornada da Primeira Liga. Em jornada de dérbi, dragões querem ganhar pontos aos rivais de Lisboa.

PUB

Mais Artigos Populares

Onde ver a final da MLS entre o Inter Miami de Lionel Messi e o Vancouver Whitecaps de Thomas Muller?

A final da MLS joga-se este sábado. Duelo coloca frente a frente o Inter Miami e o Vancouver Whitecaps no derradeiro jogo.

LeBron James abdica de recorde de 18 anos e contribui para a vitória dos Los Angeles Lakers

A série de 1297 jogos consecutivos de LeBron James a marcar 10 ou mais pontos na NBA terminou, mas a estrela dos Los Angeles Lakers mostrou que continua decisivo, dando o passe para o cesto da vitória sobre os Toronto Raptors.

Antigo médio do Manchester City e do Barcelona dispara sobre Pep Guardiola: «É como Satanás»

Yaya Touré voltou a abordar a saída atribulada do Barcelona e garante que a relação com Pep Guardiola foi piorando ao longo do tempo.