Última horaJosé Juan Romero: do Real Bétis a Ceuta, dos milagres dentro de campo ao futebol em segundo plano
Publicidade

5 flops contratados no defeso de verão | FC Porto

Ricardo Rafael Silva · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Durante muito tempo o FC Porto foi uma das equipas que mais bem comprava e vendia no mundo; no entanto, nos últimos anos as coisas deixaram de ser assim e perdeu-se a capacidade de encontrar craques a baixo custo e ter a capacidade de os vender com uma margem de lucro grande.

Hoje em dia, vemos a direção trazer para a equipa jogadores com muito hype, que depois se mostram incapazes de mostrar o seu valor no conjunto. Estes flops chegaram ao dragão para vingar e lançar a carreira, mas nunca atingiram o nível que era esperado: assim, deixaram descontentes os adeptos e a direção, que na primeira hipótese desfaz-se destes jogadores.

De maneira a alertar para que estes erros de casting não voltem a acontecer (é de relembrar ainda que o Porto não está em condições financeiras para contratar jogadores que não sejam garantias de rentabilidade em campo), ficam aqui cinco flops contratados no defeso de verão.

5.

FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Nakajima – Por onde começar com o japonês? Chegou para ser figura, tudo indicava isso. No Portimonense, durante a sua estadia, foi um dos melhores jogadores da liga e chegar ao FC Porto fez todo o sentido: com a qualidade que demonstrava era titular em qualquer equipa. Mas algo correu mal para o avançado.

Desde os primeiros jogos de azul e branco pareceu fora do ambiente de que gostava, perdeu o sorriso que tanto o caracterizava e começou a perder-se em campo, acumulou erros e foi claro que não teria lugar com Sérgio Conceição. Foi uma contratação de 12 milhões, e foi emprestado no defeso de inverno ao Al-Ain FC.

4.

FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Felipe Anderson – Chegou para ser estrela, apesar de vir por empréstimo, e as espectativas para o brasileiro eram grandes: quem se lembra dele na Lazio sabe muito bem aquilo de que é capaz. Forte no drible, no passe e na decisão, seria certamente a primeira opção para a ala esquerda do 11 portista. Nunca mostrou nenhuma destas qualidades no FC Porto, no entanto: sempre que jogou pareceu lento e sem ideias para desequilibrar o jogo, ao contrário do que seria esperado dele.

De azul e branco ao peito fez, apenas, 389 minutos, e deixou rapidamente de ser opção. Abandonou o dragão no final da temporada e não vai deixar saudades.

3.

Imbula – Falar de flops no FC Porto e não referir Giannelli Imbula é, no mínimo, amadorismo. Imbula, o eterno Ferrari que ficou na garagem, chegou ao FC Porto cobiçado por toda a Europa: a época que fez no Olympique de Marselha concedera-lhe o estatuto de um dos melhores médios defensivos a atuar no velho continente, daí a transferência estratosférica de 20 milhões de euros.

Desde aí, nunca mais vimos o jogador a chegar perto das suas prestações. Na época passada fez apenas seis meses de dragão ao peito, sendo que foi vendido por um valor igual ao da compra no mercado de inverno da mesma temporada em que fora contratado.

2.

FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Malang Sarr – Correu tudo ao contrário para o francês: chegou para ganhar rotação numa equipa de topo e voltar para o Chelsea FC preparado para assumir a defesa londrina, mas as coisas parecem ter-se tornado um pesadelo para o defesa.

Nunca se destacou e acabou a época a jogar exclusivamente pela equipa B, além de ter falhado completamente o objetivo do empréstimo. Volta para Inglaterra sem saber o seu futuro, sendo que o mais provável é que volte a ser emprestado.

1.

FC Porto
Fonte: Bola na Rede

Adrián Lopez – Este é um caso de estudo. O espanhol chegou ao FC Porto pela verba de 11 milhões de euros proveniente do Atlético de Madrid: o hype era grande e o jogador tinha tudo para vingar no Dragão rapidamente, com técnica e com faro de golo. Mas chegou ao dragão um jogador sem amor pelo desporto, que nunca mostrou estar preparado para esta nova fase da sua carreira e acabou por passar ao lado de todas as oportunidades que lhe foram fornecidas.

Ricardo Rafael Silva

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

José Juan Romero: do Real Bétis a Ceuta, dos milagres dentro de campo ao futebol em segundo plano

SEVILHA, ANDALUZIA- Espanha não tem sido notícia apenas por boas razões nos últimos meses, bem pelo contrário. A queda do governo de Pedro Sánchez está na ordem do dia e tal ‘crise’ justifica-se com vários pontos: alianças políticas que já não estavam a funcionar, aumento do descontentamento da população, salários que não acompanham o custo de vida, crise habitacional que levou a manifestações por todo o território… No entanto, a memória é traiçoeira. Faz-nos pensar que certos acontecimentos já ocorreram há bastante tempo, quando não é bem assim. Quantos se recordam do dia 30 de julho de 2026? Foi nessa data que ocorreu o começo da crise migratória de Ceuta e as consequências da mesma ainda se fazem sentir hoje em dia. 70 mil pessoas oriundas de Marrocos entraram no território a partir do mar durante as 48 horas, provocando uma crise migratória totalmente inesperada. As razões que estiveram na origem desta entrada em massa não são o foco desta análise. A maioria das pessoas teria uma boa índole, procurando o melhor para si e para os seus. Histórias de vida diferentes umas das outras, mas o objetivo comum de atingir a felicidade. No entanto, também existiu o outro lado da moeda: quem procurou o conflito e a criação de um ambiente tóxico.

Ricardo João Lopes · 5 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Quem é o rei da Andaluzia? É o Real Bétis. Ah, bem me parecia!

SEVILHA, ESPANHA- As últimas temporadas permitiram confirmar um novo paradigma no futebol espanhol. A Andaluzia, recheada de históricos por todas as suas províncias, acabou por ver o Real Bétis transformar-se na instituição mais forte da região. O designado de número 1. Há poucas missões mais difíceis que esta. Uma Comunidade Autónoma larga, com cidades com um espólio enorme, não é fácil de dominar. Para isso, os béticos lograram montar um projeto com vários prazos e uma figura central, beneficiando também do mau momento vivido por outras instituições. Ao pensarmos no futebol na Andaluzia, sem dúvida alguma que o Real Bétis é um dos primeiros emblemas que nos vêm à cabeça. No entanto, o Sevilha já foi o Rei da Europa League e é lembrado em primeiro lugar por muitos. Málaga, Granada, Cádiz, Almería, Real Jaén… as preferências dividem-se, como em tudo. Porém, o domínio estabelecido pela instituição do Benito Villamarín é inegável. Vivemos tempos em que o verde e brancos está na moda no sul de Espanha.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.