Os 5 melhores golos da temporada do FC Porto

Após algumas semanas do fim das competições nacionais é altura de analisarmos aquele que é o melhor momento de um jogo de futebol, o golo, algo que o FC Porto fez com frequência durante a temporada transata.

Numa época onde os dragões, uma vez mais, ultrapassaram a marca dos 100 golos, com 124 tentos apontados em todas as competições, sendo este o segundo maior registo da “era” Sérgio Conceição ao leme da equipa da cidade invicta, há que assinalar que, apesar da irregularidade, o vice-campeão nacional conseguiu demonstrar uma faceta ofensiva bastante interessante.

De recordar que, este top-5 é, apenas e só, a minha opinião, tendo em conta o contexto dos jogos em questão, a própria qualidade dos golos e a importância histórica do confronto.

5.

Eustáquio vs Boavista FC – Num dos dérbis mais impactantes do futebol português e da região Norte, o FC Porto deslocou-se ao Estádio do Bessa XXI, na 13.ª jornada. Com a difícil missão de enfrentar um Boavista que não estava a fazer, de todo, uma má primeira volta, demonstrando ser uma equipa competitiva e com jogadores muito interessantes. Apesar disso, os dragões não tremeram e aumentaram uma sequência impressionante de dez jogos sem perder na casa dos axadrezados.

Num resultado que terminou em 1-4 para o FC Porto, foi à passagem do minuto 64 que ocorreu aquele que foi o melhor momento da noite, após uma jogada e finalização de requinte dos azuis brancos. Com a vantagem já adquirida, os visitantes queriam dilatar o resultado para assegurarem a vitória. Foi nesse momento que apareceram os três jogadores mais influentes, naquela altura, no plantel, Otávio, Taremi e Eustáquio que protagonizaram este grande momento no futebol.

4.

Taremi vs SL Benfica – À chegada para o maior clássico português, o FC Porto estava a sete pontos do agora, campeão nacional, SL Benfica e precisava urgentemente de diminuir esta vantagem pontual dos encarnados. Dito e feito, os azuis e brancos chegaram ao Estádio da Luz e fizeram aquela que foi a melhor exibição da temporada num “banho” tático praticado pelos jogadores dos dragões e explorado por Sérgio Conceição.

Tendo em conta o contexto histórico do jogo, seria necessário que uma das estrelas do plantel portista, aparece-se. E claro que não podia deixar de ser, Mehdi Taremi. O iraniano fez o segundo golo da vitória dos dragões num remate cheio de intenção ao canto inferior direito da baliza de Odisseas Vlachodimos.

3.

Pepê vs SC Braga – Depois de uma derrota assustadora, em casa, para a Liga dos Campeões frente ao Club Brugge KV e um empate em Estoril, o FC Porto recebia o SC Braga que vinha de resultados bastantes positivos e numa forma muito melhor que a dos dragões. No contexto complicado, vivido na altura, os jogadores orientados por Sérgio Conceição venceram e convenceram perante os bracarenses. O resultado foi de 4-1, fora as ameaças.

Numa das goleadas da temporada, surgiu esta obra de arte de assistência de Mehdi Taremi, ele que além de um goleador é também um excelente garçon e este golo apontado por Pepê, comprova isso mesmo.

2.

Zaidu vs Bayer 04 Leverkusen – Apesar das principais características dos dragões ser a capacidade de atacar a profundidade, ter um futebol pressionante como forma de roubar o esférico mais perto da baliza adversária e a agressividade no último terço, foi na Champions League que mostraram uma faceta que, por vezes, é esquecida por parte do “comum” adepto do futebol.

Neste que era o quarto jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões, perante o Bayer Leverkusen, o FC Porto protagonizou uma das melhores jogadas coletivas da liga milionária. Saltando várias fases de pressão dos germânicos, os jogadores dos azuis e brancos demonstraram toda a qualidade com a bola nos pés. Podia elaborar muito mais, mas uma “imagem” vale mais que mil palavras. Um hino ao futebol.

1.

Otávio vs FC Famalicão – Um dos melhores golos da temporada portuguesa aconteceu numa meia-final da taça de Portugal entre o FC Porto e o FC Famalicão. Um duelo que foi muito complicado para a formação de Sérgio Conceição, mas que o médio dos dragões, Otávio, não se acanhou e mostrou o porquê de ser um dos principais jogadores do futebol nacional.

Um remate potente, não dando nenhum tipo de hipótese de defesa para Luiz Júnior e que colocou os azuis e brancos em mais uma final da prova rainha. Competição que viriam a conquistar pelo segundo ano consecutivo.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Los Angeles FC bate Club América e é a última equipa a apurar-se para o Mundial de Clubes 2025

Os Los Angeles FC estão apurados para o Mundial de Clubes de 2025. A equipa da MLS afastou o Clube América no playin.

Luis Enrique guiou PSG à 1ª Champions League na história: «Havia demasiada pressão em torno de uma cidade que ainda não tinha ganho a...

Luis Enrique analisou a vitória do PSG na final da Champions League, conta o Inter Milão, num encontro que se realizou este sábado.

Benfica vence Braga no primeiro jogo da meia final da Liga de Futsal

O Benfica foi ao Minho vencer o Braga por cinco bolas a zero, no primeiro jogo da meia final da Liga de Futsal.

Simone Inzaghi e descalabro na final da Champions League: «Não apaga o que fizemos»

Simone Inzaghi analisou a vitória do PSG na final da Champions League, conta o Inter Milão, num encontro que se realizou este sábado.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a mensagem do Inter Milão ao PSG depois de ser goleado na final da Champions League

Os nerazzurri já reagiram à conquista do PSG na final da Champions League, depois de ter batido o Inter Milão na noite deste sábado.

1ª edição da “nova” Champions League terminou com vitória do 15º classificado, o PSG, na fase de Liga

O PSG terminou a fase de liga no 15.º lugar, ainda em janeiro. Quatro meses depois, os parisienses são campeões.

Do FC Porto para Vitinha e do Spoting para Nuno Mendes: as mensagens aos vencedores da Champions League pelo PSG.

O FC Porto e o Sporting já reagiram à conquista do PSG na final da Champions League, depois de ter batido o Inter Milão na noite deste sábado.