Os 5 melhores guarda-redes do FC Porto

1.

- Advertisement -


Vítor Baía – Se houve alguns a destacarem-se pelas suas qualidades técnicas, pelos títulos e pelo seu simbolismo, há um que sobressaiu. Produto da escola FC Porto, Vítor Baía estreou-se ainda com 18 anos em 88/89 como titular da baliza portista por Artur Jorge na quarta jornada frente ao Vitória SC, com os concorrentes Josef Mlynarczyk e Zé Beto indisponíveis.

Contudo, o jovem garantiu mesmo o lugar no onze a partir da 24.ª Jornada frente ao Académico de Viseu, tirando Zé Beto da equipa titular.

Com uma flexibilidade entre postes assinalável, reflexos muito rápidos, agilidade e bom posicionamento e simplicidade de processos foi o titular até ao final de 1995/1996. O guarda-redes participou assim no início da série do pentacampeonato.

Nessa altura, o mercado de transferências já se encontrava bastante desenvolvido e o jogador português começava a ter bastantes interessados fora de portas. Como não podia deixar de ser, Vítor Baía também era pretendido pelos tubarões internacionais e o FC Barcelona não hesitou em torná-lo o guarda-redes com o valor de transferência mais caro da história na altura, cerca de 6 milhões e meio de euros.

Depois de ser pouco utilizado na segunda época e com o Porto ainda sem ter conseguido arranjar um substituto definitivo, Baía regressou ao clube em janeiro de 1999. As características estão todas lá e a confiança permitiu que o guarda-redes continuasse como rei da baliza portista como se nunca tivesse saído.

Depois de três raros anos sem o mais importante título nacional, o Porto treinado por José Mourinho viria não só a conquistar novamente dentro de portas, mas também a nível internacional com a Taça UEFA em 2002/2003 e a Liga dos Campeões em 2003/2004.

Vítor Baía foi uma das peças fundamentais com muitas defesas e intervenções decisivas como nesta grande penalidade na segunda mão da meia-final frente à SS Lazio da Taça UEFA conquistada.

Já depois de ter conquistado a Taça Intercontinental pelo Porto em 2004, Vítor Baía acabou por perder a titularidade só em meados de 2005/2006, terminando a carreira na época seguinte no clube onde iniciou o seu percurso. Ao todo, Vítor Baía fez 566 jogos pela formação portista, mantendo-se como o guarda-redes com mais jogos pelo FC Porto, e 28 títulos conquistados pelo clube, entre os quais 10 Ligas.

Paralelamente, Vítor Baía também teve uma carreira bastante relevante na Seleção Nacional com 80 internacionalizações e presença como titular nos Europeus 1996 e 2000 e ainda no Mundial 2002. No ano em que foi Campeão Europeu pelo Porto, acabou por ficar de fora do elenco para o Euro 2004 disputado em Portugal, mesmo tendo sido distinguido com o prémio de melhor guarda-redes para a UEFA. Baía é ainda o segundo guarda-redes com maior número de internacionalizações, só ultrapassado por um dos seus sucessores, Ruí Patrício.

As questões que ficam para o sucessor Diogo Costa: será que também vai bater o recorde de valor de transferência de guarda-redes e superar o número de internacionalizações de Vítor Baía e estabelecer-se mais tarde como o mais internacional de sempre? Um dado parece mais difícil de alcançar: o número de encontros realizados por Baía.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

André Horta recorda transferência do Vitória FC para o Benfica em 2016: «Eu vou para o clube fazer o quê?»

Numa entrevista recente, André Horta recordou o período em que foi transferido do Vitória FC para o Benfica e ainda uma mensagem de Ruben Amorim.

Atlético Madrid pondera avançar para a contratação de avançado internacional português

O Atlético de Madrid está interessado em Gonçalo Ramos e poderá avançar com uma proposta pelo avançado português no próximo mercado de verão.

Marc Guéhi oficializado como reforço do Manchester City

Marc Guéhi já foi apresentado como novo jogador do Manchester City. Defesa chega em final de contrato do Crystal Palace.

Jocelin Ta Bi oficializado como reforço do Sunderland

Jocelin Ta Bi é o mais recente reforço do Sunderland. O extremo costa marfinense chega ao clube inglês proveniente do Maccabi Netanya, do Israel.

PUB

Mais Artigos Populares

José Vala deixa o comando técnico do Caldas passado uma década

O Caldas anunciou este domingo, a rescisão de contrato com José Vala. O treinador pôs fim a uma ligação que durava à mais de dez anos.

Kylian Mbappé aborda momento conturbado do Real Madrid e desmente problemas com Xabi Alonso: «Vai ser um treinador fantástico»

Kylian Mbappé falou sobre o momento mais conturbado do Real Madrid e deixou elogios a Xabi Alonso, Vinícius Júnior e Jude Bellingham.

Diogo Martins deixa Alverca e assina União de Leiria

Na passada quinta feira, a União de Leiria chegou a acordo com o Alverca para a contratação do médio Diogo Martins.