Os 5 melhores guarda-redes do FC Porto

Pelo FC Porto já passaram grandes guarda-redes. Desde 1893 e depois definitivamente a partir de 1906, o clube teve guardiões de grande qualidade a proteger a sua baliza. Desde Miguel Siska, passando por Acúrcio, Fonseca, Zé Beto, Casillas, Marchesin… até Diogo Costa, houve vários que deixaram marca o clube pelo seu talento e capacidade.

Neste artigo, estão colocados o top 5 dos melhores guarda-redes do autor deste artigo. Os critérios utilizados para este incluem obviamente a qualidade do jogador, a influência e o carisma que tinham na equipa e também os títulos, em especial os internacionais. Jogadores a atuarem atualmente na formação portista foram excluídos desta seleção para aproveitar para relembrar os valores do passado e porque os atuais ainda estão a construir o seu percurso no clube.

 

5.

Josef Mlynarczyk – O internacional polaco com 32 anos na altura chegou a meio da época de 1985/1986 para compensar a lesão do titular Zé Beto e agarrou o lugar até ao final dessa época. No entanto, o habitual titular voltou a agarrar no início da época seguinte. Só que Mly, como era conhecido no balneário, não esmoreceu e acabou por voltar a agarrar a titularidade.

Nessa época o Porto viria a obter pela primeira vez o título internacional: a Taça dos Campeões Europeus em 86/87 com Mly a ser titular absoluto a partir da segunda mão dos quartos de final frente ao Brondby.

Muito seguro entre os postes, tendo como ponto fraco as saídas aos cruzamentos que acabou por aprimorar ao longo da carreira, foi titular absoluta em 1987/1988, época em que o Porto venceu a única Supertaça Europeia da sua história, a Taça de Portugal e foi ainda campeão nacional com uma das defesas menos batidas de sempre na prova: 15 golos sofridos em 38 jogos.

Na época seguinte acabou por terminar a carreira devido a uma grave lesão e iniciou a sua carreira como treinador de guarda-redes no clube, onde trabalhou com aquele que viria a ser o dono da baliza do FC Porto durante muitos anos.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Mamelodi Sundowns de Miguel Cardoso bate Ulsan e entra a ganhar no Mundial de Clubes

O Mamelodi Sundowns venceu o Ulsan por 1-0, na primeira jornada do Mundial de Clubes. Miguel Cardoso entrou a ganhar na prova.

Ulsan Hyundai x Mamelodi Sundowns adiado devido a tempestade

O Ulsan Hyundai x Mamelodi Sundowns foi adiado por tempo indeterminado. Em causa uma tempestade que assolou Orlando.

Viktor Gyokeres está «furioso e desiludido» com o Sporting, garante imprensa nacional

Viktor Gyokeres não está satisfeito com a postura do Sporting relativamente à transferência. Avançado quer deixar leões.

10,5 milhões de euros: é este o entrave da mudança de João Félix para o Benfica

João Félix é um dos alvos do Benfica para a próxima temporada. O salário do internacional português é um entrave à mudança.

PUB

Mais Artigos Populares

Tomás Pérez ansioso para duelo com Lionel Messi e com apelo por Martín Anselmi: «Todos os treinadores precisam de tempo»

Tomás Pérez falou aos jornalistas esta terça-feira. O argentino elogiou Martín Anselmi e antecipou duelo com Inter Miami.

Espanha empata com Itália no Euro Sub-21 e garante a liderança do Grupo A

Espanha e Itália já sabiam que iam seguir em frente e definiram o primeiro lugar. Roja sorriu com o empate no jogo forte do Grupo A.

Entrada a todo o gás de Brasil e Argentina no Mundial de Clubes 2025 termina com 1ª jornada invencível para os sul-americanos

Nenhuma equipa sul-americana perdeu na primeira jornada do Mundial de Clubes 2025. Brasil e Argentina têm seis clubes na prova.