A (des)crença no Espírito Santo

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Há dias, o FC Porto perdeu em Setúbal uma boa oportunidade de se colocar em excelente posição de – em caso de vitória no clássico do próximo domingo – ascender ao topo da classificação. Esse foi, de resto, o momento que marcou (de forma negativa, claro) a semana não só da equipa, mas sobretudo dos adeptos. O estado de “euforia” que as quatro vitórias consecutivas e a crescente elevação do nível exibicional vinham criando na massa associativa rapidamente se desvaneceu com os dois pontos deixados no Sado.

Desde logo, na cabeça da generalidade dos portistas (que ultimamente vibram com as vitórias e desesperam nas derrotas), Nuno é o grande culpado pelo mau momento da equipa. E por ‘mau momento da equipa’, convém explanar o seguinte: 2º lugar no campeonato a cinco pontos do líder Benfica e com excelente oportunidade de reduzir a distância para apenas dois pontos, com 24 jornadas ainda por disputar (72 pontos); 2º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões, com boas perspetivas de apuramento para a fase seguinte, já depois de eliminar, com elevada sagacidade e mestria, a poderosa Roma. Importa também referir neste ponto a receita monetária adjacente a este, para já razoável, percurso na prova milionária, que vai permitindo um certo desafogo à SAD depois dos resultados conhecidos há algumas semanas.

Mas, voltando ao empate da última jornada, é notória a falta de paciência dos adeptos (desde já compreensível, diga-se, tendo em conta a ausência de conquistas) para com os erros de uma equipa ainda a sofrer as dores de crescimento. Mas tomemos como exemplo os dois últimos jogos do FC Porto fora de portas, no campeonato: Nacional e V. Setúbal. No primeiro, os dragões venceram confortavelmente por 4-0, naquela que muitos apelidam da melhor exibição da época até ao momento. 18 remates, 35 entradas na área adversária, 60% de posse de bola e 7 cantos. Números que espelham bem a superioridade da equipa de Nuno Espírito Santo e que justificam os quatro golos apontados. Estava dado o mote para uma série bastante positiva de triunfos. Porém, o empate em Setúbal teve o condão de colocar tudo em causa e, segundo o que se leu na generalidade da imprensa desportiva, “faltou tudo ao FC Porto, nessa partida”. Desde a atitude à (in)capacidade de criar ocasiões, da falta de pressão alta à lentidão de processos, tudo foi mote para que se escrevesse e dissesse ‘horrores’ sobre a exibição dos dragões. Pois bem, analisando então os números, temos: 21 remates, 62% de posse de bola, 55 entradas na área adversária, 33 cruzamentos, 8 cantos e, pelo menos, quatro oportunidades flagrantes de golo. Claro que a estatística nem sempre justifica tudo, mas explica uma certa parte. Quais são, então, as diferenças entre este e o ‘melhor jogo da época’? Simples, o resultado. O volume de jogo ofensivo foi elevado em ambas as partidas, a diferença esteve na eficácia que, de facto, foi madrasta em Setúbal.

O FC Porto registou em Setúbal o segundo empate no campeonato, depois do nulo em Tondela. Fonte: Facebook oficial do FC Porto
O FC Porto registou em Setúbal o segundo empate no campeonato, depois do nulo em Tondela
Fonte: FC Porto

A reação natural de um típico adepto português é a de pedir logo a cabeça do treinador, que pode ser culpado de muita coisa, menos de falhas incríveis em frente ao guarda-redes. Nuno Espírito Santo ainda não reuniu consenso entre os portistas, seja pelo estilo de jogo que apresenta, pela suposta falta de ‘visão’ a partir do banco ou, simplesmente, pelas falhas da equipa em momentos chave. A preocupação é natural, mas a verdade é que o FC Porto ainda não hipotecou qualquer dos objetivos que delineou para a presente temporada.

Além disso, questionar a falta de atitude de uma equipa que nunca deixou de procurar o golo e só não o conseguiu por manifesta infelicidade (sem querer entrar em análises às arbitragens) é…de bradar aos céus. Seria interessante o prevalecer da razão, ao invés da emoção, na análise aos jogos do FC Porto por grande parte dos escreventes por esse país fora. Já começa a ser sintomática a crescente tentativa de desestabilização a uma instituição que, de facto, não vive tempos de outrora glória, mas que procura, naturalmente, reerguer-se.

De baterias recarregadas após mais uma desgastante noite europeia, o foco está já no Benfica, e vencer no próximo domingo é então o único caminho possível, de forma que se possa continuar a lutar pelo tão desejado título, que teima em fugir há três anos consecutivos.

Texto revisto por: Carlos Valente

Foto de capa: FC Porto

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa inglesa avança: Sunderland pode cometer loucura por Geny Catamo

O Sunderland está preparado para pagar a cláusula de rescisão de 60 milhões de euros e contratar Geny Catamo, avança o TeamTalk.

Proprietário do Hull City revela desejo de Yeremay Hernández: «O Yeremay quer vir para o clube»

O proprietário do Hull City, Acun Ilicali, admitiu a vontade de Yeremay Hernández em rumar ao clube inglês para disputar a Premier League.

Lazio prestes a fechar contratação de antigo alvo do Benfica

A Lazio garantiu a contratação de Josip Sutalo, antigo alvo do Benfica, que entretanto contratou Alessandro Circati para o lugar de António Silva.

AC Milan de Ruben Amorim coloca Gonçalo Inácio e Tiago Gabriel na lista de alvos

Gonçalo Inácio e Tiago Gabriel estão na lista de alvos do AC Milan de Ruben Amorim para este mercado de verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Acordo total: João Palhinha troca o Bayern Munique pelo Benfica

João Palhinha vai mesmo reforçar o Benfica, avança a Sport TV. Os encarnados chegaram a acordo com o Bayern Munique.

De saída do Dragão: Jovem defesa deixa o FC Porto para regressar ao Brasil

O Fortaleza garantiu a contratação de Kaio Henrique ao FC Porto. O jovem defesa regressa ao Brasil com contrato de dois anos.

José Mourinho e a chegada de Bernardo Silva ao Real Madrid: «Não teve a ver com o facto de o Atlético Madrid ou o...

José Mourinho destacou as características de Bernardo Silva e comentou o interesse de Atlético Madrid e Barcelona no início do mercado.