fc porto cabeçalho

Fim de semana inglório para as cores azuis e brancas. Mais uma derrota frente ao Sporting CP esta época e mais uma tremenda desilusão para os adeptos portistas, que esperavam que a equipa mostrasse muito mais, no intuito de continuar a alimentar a esperança do regresso aos títulos com o aproximar da final da Taça de Portugal.

O grupo é esforçado, trabalha com muitas limitações (lesionados, castigados e chicotadas psicológicas), e muitas vezes é prejudicado severamente pela arbitragem, mas isso não serve de desculpa para o péssimo desempenho que a equipa apresenta. Neste momento o FC Porto não tem um jogador sobre o qual poderemos dizer, sem a menor dúvida, que no futuro representará um grande clube europeu e que vá render 40 milhões. Existe qualidade no plantel, sem dúvida, grandes jogadores promissores, mas o conjunto não funciona como um só, a aposta nos jovens é escassa e a qualidade que os adeptos sabem que os jogadores têm para dar não sai. Para quem quer ganhar campeonatos e ir longe em competições europeias, este plantel atual não chega.

Hulk e James fazem falta ao FC Porto Fonte: FC Porto
Hulk e James fazem falta ao FC Porto
Fonte: FC Porto

Onde andam os jogadores como Hulk, Falcão, Guarin ou João Moutinho? O FC Porto teve a oportunidade de contratar atletas como Lucas Lima, Salvio, Keylor Navas, Oliver Torres ou Lamela num passado recente, e deixou-os fugir para contratar jogadores como Adrian, Marega, Suk ou até mesmo José Angel. O que se passa com a política de constatações do FC Porto? Apesar de ser muito fácil apontar o dedo quando as situações não são de forma alguma favoráveis, todos estes dados dão que pensar sobre se realmente é esta a continuidade que os sócios querem para o clube.

Mais recentemente Sebastián Pérez, Divock Origi e Rafa (SC Braga) foram apontados como futuros reforços do FC Porto para a próxima época. A questão que fica no ar é a seguinte: irá a estrutura dos dragões preferir contratar Bonatini a Origi ? Ou Josué a Pérez? E quem sabe até manter Marega e deixar passar Rafa? Este é um assunto que irá merecer bastante atenção no próximo mercado de transferências nas hostes do FC Porto, já que o atual plantel peca muito, no que diz respeito à sua qualidade individual.

O público portista já tem saudades de vibrar com os grandes jogos europeus, tem muitas saudades de ter o escudo de Portugal ao peito, mas acima de tudo tem saudades de sentir confiança na sua equipa e de vê-la a praticar um bom futebol. Esta situação começa a deixar de ser sustentável. O FC Porto para a próxima temporada só pode ter um destino, que é ser campeão nacional. Doa a quem doer, não podemos estar mais um ano sem ganhar nada. Ainda há uma Taça para vencer; é aí que o FC Porto tem de concentrar todas as suas forças, pois é essa conquista que voltará a colocar o clube no lugar em que merece estar.

Foto de capa: FC Porto

Comentários