A fábrica do Dragão na produção de trincos de qualidade!

fc porto cabeçalho

Por vezes no futebol, tudo corre mal! Seja por um guarda-redes sofrer “frangos” ou por um defesa não saber marcar corretamente o adversário, por um médio não se saber posicionar em campo ou até por um avançado não marcar golos. Porém, para os lados do Dragão, existe uma receita secreta fabricada pelo Chef Pinto da Costa relativa à posição número 6. A verdade é que, desde o início deste século, o FC Porto não consegue ter um mau médio defensivo, ou melhor dizendo, todos os seus trincos são de enorme qualidade.

Fonte: Bola na Rede
Fonte: Bola na Rede

 

O primeiro desta lista é só um dos maiores nomes da história dos azuis e brancos: Costinha.
Costinha: O “ministro” que gelou Old Trafford

A nível defensivo não haverá muitos jogadores a ter “jogado o jogo” como Costinha. O “ministro”, como era conhecido, assumiu-se como trinco residente nas 5 épocas de dragão ao peito e desempenhou um papel fulcral na equipa de José Mourinho na famosa conquista da Liga dos Campeões em 2004, entre outros títulos.
Costinha nunca foi dotado tecnicamente e nem sequer era considerado o tipo de médio defensivo “moderno”, contudo era um futebolista taticamente evoluído e capaz de decidir quase sempre bem.

O momento mais marcante da carreira do “ministro” e que certamente é de imediato associado por todo o adepto portista ao nome Costinha foi o seu golo marcado ao Manchester United nos Quartos-de-Final da Liga dos Campeões da época de 2003/04. Depois de um livre apontado por McCarthy ao minuto 89, Howard defendeu para a frente e, na recarga, Costinha gelou Old Trafford eliminando os ingleses e carimbando a passagem à próxima fase da competição que viria a ser ganha pelos dragões. Ainda hoje consigo ver Costinha a festejar de braços abertos e José Mourinho a correr disparado do banco para ir festejar com os seus jogadores.

Abandonou o FC Porto em 2005 para o Dínamo de Moscovo, juntamente com Nuno Espírito Santo, Maniche e Seitaridis e retirou-se no Atalanta. Pelos dragões venceu, uma Liga dos Campeões, uma Liga Taça UEFA, uma Taça Intercontinental, duas Ligas portuguesas, três Supertaças de Portugal, uma Taça de Portugal. Costinha será sempre relembrado como uma peça chave tanto no FC Porto como na seleção e a sua carreira invejável será sempre respeitada por todos os adeptos do futebol
Mas como é que substitui, provavelmente, o melhor trinco da história dos dragões?  Coube a Paulo Assunção a árdua tarefa de fazer esquecer Costinha.

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho emociona-se a recordar Jorge Costa em conferência de imprensa

José Mourinho reagiu à morte de Jorge Costa. O técnico do Fenerbahçe falou em conferência de imprensa, na antevisão ao jogo do Feyenoord.

Rui Costa desolado com morte de Jorge Costa: «Partiu um grande homem e um grande amigo»

Rui Costa já reagiu à morte de Jorge Costa após paragem cardíaca. Presidente do Benfica lamenta notícia e deixa mensagem.

Pepe lamenta morte de Jorge Costa: «A tua entrega e legado viverão para sempre na história de vitórias sem igual do FC Porto»

Pepe já reagiu à morte de Jorge Costa. O diretor do FC Porto partiu aos 53 anos, após uma carreira ilustre como jogador, treinador e dirigente.

Atenção, Benfica: Nice cancela contratação de avançado após falhar exames médicos

Ransford-Yeboah Konigsdorffer ia reforçar o Nice, mas falhou nos exames médicos. O avançado ganês já não vai defrontar o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Martín Anselmi lamenta morte de Jorge Costa: «Vou sentir a tua falta, meu amigo»

Martín Anselmi não esquece Jorge Costa. Antigo treinador do FC Porto deixa mensagem após a morte do dirigente português.

Benjamin Sesko chega a acordo com Manchester United e Newcastle

O Newcastle e o Manchester United acertou os termos pessoais com Benjamin Sesko. Os dois clubes ingleses já apresentaram propostas pelo avançado.

Sporting continua a preparar estreia na Primeira Liga: Há 2 ausências no último treino

O Sporting realizou esta terça-feira mais um treino na Academia Cristiano Ronaldo. Foco no Casa Pia para a Primeira Liga.