A gestão de Conceição

- Advertisement -

O FC Porto atravessa um período fulcral da sua época desportiva, com jogos decisivos em todas as competições em que está inserido. Com 44 jogos nas pernas, o plantel portista precisa de respirar e, na sala das máquinas, Sérgio Conceição tem vindo a alternar as peças para fazer checkmate em todas as provas.

Sérgio Conceição sempre foi o maior defensor da elegibilidade de todo o plantel. Nas palavras do técnico português, todos contam, todos podem jogar, e todos têm qualidade para dar o seu contributo ao FC Porto.

Das palavras aos atos, o treinador portista tem vindo a rodar o plantel de forma cirúrgica, de forma a evitar lesões numa fase em que precisa de todos os seus atletas no máximo potencial. Brahimi, Manafá, Soares, Óliver, todos são casos desta gestão de plantel.

Quer no jogo da Champions com a Roma, quer na deslocação a Santa Maria da Feira para o campeonato, Brahimi tem sido preterido das opções iniciais, tendo entrado sempre na segunda parte e causado os desequilíbrios habituais. Desta forma, muitos questionam o porquê desta preferência por Corona e Otávio em detrimento do argelino, ao que eu explico com o chamado “efeito Conceição”.

Nenhum homem é uma máquina e Brahimi carrega 38 jogos oficiais pelo FC Porto esta época, o que, naturalmente, causará fadiga no extremo. Para evitar esse desgaste, e na perspetiva de que todo o plantel é válido e jogos cruciais se avizinham, Sérgio fê-lo descansar e aproveitou para deixar brilhar outros jogadores, que têm dado uma resposta cabal à chamada.

Brahimi é o maior exemplo da rotatividade de Sérgio Conceição
Fonte: FC Porto

Outro caso em que se nota esta rotatividade é na lateral direita dos dragões, em que Manafá e Militão têm vindo a lutar pela posição e a aproveitar as oportunidades que o largo calendário proporciona para ambos jogarem, alternadamente.

Também na frente de ataque e no meio-campo se tem vindo a notar esta crença do treinador nas várias soluções do plantel, com Óliver a ceder o seu lugar a Danilo, depois de ser um dos mais preponderantes quando foi titular, e o médio defensivo português a responder de forma afirmativa à chamada, tendo, inclusive, marcado um golo no embate com o Feirense. Nova competição é vista no último setor do terreno, com Ádrian a enquadrar-se na luta pela posição de segundo avançado, e com Conceição a apostar no jogador que todos davam como afastado, e com resultados à vista.

Sérgio Conceição tem vindo a transmitir confiança para o seu plantel desde o início da época e, agora, na hora das decisões, tem aplicado na prática o seu discurso e os jogadores têm retribuído a confiança com exibições capazes, com mais ou menos entusiasmo, mas com resultados práticos.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Agora é a valer – Diário do Mundial 2026 #18

O Canadá é a primeira seleção nos 16 avos de final do Mundial 2026. Stephen Eustáquio foi a figura da vitória diante da África do Sul.

Nicolás Otamendi deixa elogios a Lionel Messi e lança encontro com Cabo Verde: «Temos de continuar com a mesma mentalidade»

Após tornar-se o defesa com mais jogos em Mundiais pela Argentina, Nicolás Otamendi destacou o papel de Lionel Messi.

Sergi Altimira aterra em Lisboa para reforçar o Sporting: «Quero ganhar todos os títulos possíveis»

Sergi Altimira aterrou no Aeroporto de Lisboa durante a noite deste domingo, preparando-se para assinar oficialmente pelo Sporting.

Cassiano Klein reage à conquista do Bicampenato Nacional: «Marca uma geração que está a fechar um ciclo»

Cassiano Klein abordou o encontro entre o Benfica e o Sporting, relativo ao jogo 5 da final da Primeira Liga de Futsal. A partida terminou com um 4-3 para as águias.

PUB

Mais Artigos Populares

Stephen Eustáquio quebra monotonia nos descontos e mete Canadá nos oitavos de final do Mundial 2026

O Canadá venceu a África do Sul nos 16 avos de final do Mundial 2026. Canadianos são a primeira seleção na próxima ronda.

Eis os 4 destaques do Benfica 4-3 Sporting

Benfica e Sporting enfrentaram-se durante a noite deste domingo, no jogo número 5 da final da Primeira Liga de Futsal.

Benfica derrota do Sporting e é bicampeão da Primeira Liga de Futsal

Benfica e Sporting definiram durante este domingo o vencedor da Primeira Liga de Futsal num encontro realizado na Luz.