A gestão de Conceição

- Advertisement -

O FC Porto atravessa um período fulcral da sua época desportiva, com jogos decisivos em todas as competições em que está inserido. Com 44 jogos nas pernas, o plantel portista precisa de respirar e, na sala das máquinas, Sérgio Conceição tem vindo a alternar as peças para fazer checkmate em todas as provas.

Sérgio Conceição sempre foi o maior defensor da elegibilidade de todo o plantel. Nas palavras do técnico português, todos contam, todos podem jogar, e todos têm qualidade para dar o seu contributo ao FC Porto.

Das palavras aos atos, o treinador portista tem vindo a rodar o plantel de forma cirúrgica, de forma a evitar lesões numa fase em que precisa de todos os seus atletas no máximo potencial. Brahimi, Manafá, Soares, Óliver, todos são casos desta gestão de plantel.

Quer no jogo da Champions com a Roma, quer na deslocação a Santa Maria da Feira para o campeonato, Brahimi tem sido preterido das opções iniciais, tendo entrado sempre na segunda parte e causado os desequilíbrios habituais. Desta forma, muitos questionam o porquê desta preferência por Corona e Otávio em detrimento do argelino, ao que eu explico com o chamado “efeito Conceição”.

Nenhum homem é uma máquina e Brahimi carrega 38 jogos oficiais pelo FC Porto esta época, o que, naturalmente, causará fadiga no extremo. Para evitar esse desgaste, e na perspetiva de que todo o plantel é válido e jogos cruciais se avizinham, Sérgio fê-lo descansar e aproveitou para deixar brilhar outros jogadores, que têm dado uma resposta cabal à chamada.

Brahimi é o maior exemplo da rotatividade de Sérgio Conceição
Fonte: FC Porto

Outro caso em que se nota esta rotatividade é na lateral direita dos dragões, em que Manafá e Militão têm vindo a lutar pela posição e a aproveitar as oportunidades que o largo calendário proporciona para ambos jogarem, alternadamente.

Também na frente de ataque e no meio-campo se tem vindo a notar esta crença do treinador nas várias soluções do plantel, com Óliver a ceder o seu lugar a Danilo, depois de ser um dos mais preponderantes quando foi titular, e o médio defensivo português a responder de forma afirmativa à chamada, tendo, inclusive, marcado um golo no embate com o Feirense. Nova competição é vista no último setor do terreno, com Ádrian a enquadrar-se na luta pela posição de segundo avançado, e com Conceição a apostar no jogador que todos davam como afastado, e com resultados à vista.

Sérgio Conceição tem vindo a transmitir confiança para o seu plantel desde o início da época e, agora, na hora das decisões, tem aplicado na prática o seu discurso e os jogadores têm retribuído a confiança com exibições capazes, com mais ou menos entusiasmo, mas com resultados práticos.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

James Rodríguez anuncia a saída da seleção da Colômbia

Aos 35 anos, James Rodríguez anunciou a retirada da seleção colombiana. O ex-FC Porto contabilizou 32 golos em 132 internacionalizações.

Embate entre históricos europeus | AC Milan x Benfica

Benfica e AC Milan já não têm o poderio de outrora, mas antecipa-se ainda assim um jogo interessante, com dois técnicos portugueses nos bancos.

José Mourinho e a vitória suada do Real Madrid: «Os meus jogadores não matam os jogos quando têm oportunidades»

O Real Madrid venceu o Elche em tempo de compensação, num duelo da 6.ª jornada da La Liga. José Mourinho reagiu ao resultado.

Portugal conquista a primeira vitória no EuroVolley 2026 frente à Macedónia do Norte

Portugal venceu a Macedónia do Norte por 3-0, na quinta jornada do EuroVolley 2026, com parciais de 25-13, 25-20 e 25-20.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Espí volta a salvar o Real Madrid na visita ao Elche de Martín Anselmi: Eis os resultados do dia na La Liga

O Real Madrid deixou escapar uma vantagem de dois golos, mas Carlos Espí apontou o golo decisivo que garantiu uma vitória sobre o Elche por 3-2.

Ondrej Berka vai apitar o jogo de estreia do Torreense com o Lillestrom na Europa League

O jogo entre Torreense e Lillestrom já tem árbitro definido. Ondrej Berka vai apitar o primeiro encontro europeu na história da comitiva de Torres Vedras.

Flávio Gonçalves eleito o jovem do mês da Primeira Liga

À frente de Gianluca Prestianni e de Taichi Fukui, Flávio Gonçalves foi o jovem do mês da Primeira Liga com 33,33% dos votos.