📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A gestão de Conceição

- Advertisement -

O FC Porto atravessa um período fulcral da sua época desportiva, com jogos decisivos em todas as competições em que está inserido. Com 44 jogos nas pernas, o plantel portista precisa de respirar e, na sala das máquinas, Sérgio Conceição tem vindo a alternar as peças para fazer checkmate em todas as provas.

Sérgio Conceição sempre foi o maior defensor da elegibilidade de todo o plantel. Nas palavras do técnico português, todos contam, todos podem jogar, e todos têm qualidade para dar o seu contributo ao FC Porto.

Das palavras aos atos, o treinador portista tem vindo a rodar o plantel de forma cirúrgica, de forma a evitar lesões numa fase em que precisa de todos os seus atletas no máximo potencial. Brahimi, Manafá, Soares, Óliver, todos são casos desta gestão de plantel.

Quer no jogo da Champions com a Roma, quer na deslocação a Santa Maria da Feira para o campeonato, Brahimi tem sido preterido das opções iniciais, tendo entrado sempre na segunda parte e causado os desequilíbrios habituais. Desta forma, muitos questionam o porquê desta preferência por Corona e Otávio em detrimento do argelino, ao que eu explico com o chamado “efeito Conceição”.

Nenhum homem é uma máquina e Brahimi carrega 38 jogos oficiais pelo FC Porto esta época, o que, naturalmente, causará fadiga no extremo. Para evitar esse desgaste, e na perspetiva de que todo o plantel é válido e jogos cruciais se avizinham, Sérgio fê-lo descansar e aproveitou para deixar brilhar outros jogadores, que têm dado uma resposta cabal à chamada.

Brahimi é o maior exemplo da rotatividade de Sérgio Conceição
Fonte: FC Porto

Outro caso em que se nota esta rotatividade é na lateral direita dos dragões, em que Manafá e Militão têm vindo a lutar pela posição e a aproveitar as oportunidades que o largo calendário proporciona para ambos jogarem, alternadamente.

Também na frente de ataque e no meio-campo se tem vindo a notar esta crença do treinador nas várias soluções do plantel, com Óliver a ceder o seu lugar a Danilo, depois de ser um dos mais preponderantes quando foi titular, e o médio defensivo português a responder de forma afirmativa à chamada, tendo, inclusive, marcado um golo no embate com o Feirense. Nova competição é vista no último setor do terreno, com Ádrian a enquadrar-se na luta pela posição de segundo avançado, e com Conceição a apostar no jogador que todos davam como afastado, e com resultados à vista.

Sérgio Conceição tem vindo a transmitir confiança para o seu plantel desde o início da época e, agora, na hora das decisões, tem aplicado na prática o seu discurso e os jogadores têm retribuído a confiança com exibições capazes, com mais ou menos entusiasmo, mas com resultados práticos.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ronald Araújo viaja até Israel à procura de paz interior e pausa competitiva e desfalca Barcelona

Ronald Araújo, defesa do Barcelona, afasta-se temporariamente dos relvados para recuperar mentalmente, após o impacto provocado pela expulsão na Champions League.

Agente de Benjamin Sesko revela conversa com o jogador e elogia Ruben Amorim: «Ele tem a sua própria visão e sabe como levar o...

Elvis Basanovic, agente de Benjamin Sesko, garante que o avançado não tem dúvidas sobre a escolha pelo Manchester United e destaca o perfil humano e profissional de Ruben Amorim.

Artur Jorge elogia o trabalho de Filipe Luís no Flamengo: «É um treinador que eu aprecio»

Artur Jorge relembra a sua curta experiência na Taça Intercontinental, aponta o descanso como o principal trunfo do Flamengo e destaca a competência de Filipe Luís no comando do campeão do Brasileirão e da Libertadores.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Sporting contra o Bayern Munique na Champions League

O Sporting perdeu com o Bayern Munique na Champions League. Leões não somaram qualquer ponto a Portugal no Ranking UEFA.

PUB

Mais Artigos Populares

Onde ver o FC Porto x Malmo da 6ª jornada da Europa League?

O FC Porto recebe o Malmo na sexta jornada da fase de liga da Europa League. Jogo realiza-se no Estádio do Dragão.

262 dias depois: Alphonso Davies regressa aos relvados no Bayern Munique x Sporting

Alphonso Davies está de regresso aos relvados. Lateral canadiano sofreu uma rotura de ligamentos em março e voltou no Bayern Munique x Sporting.

Onde ver o Nice x Braga da Europa League que pode aproximar arsenalistas do apuramento direto?

O Nice recebe o Braga na sexta jornada da Europa League. Arsenalistas procuram regressar às vitórias na competição.