A gestão de Conceição

- Advertisement -

O FC Porto atravessa um período fulcral da sua época desportiva, com jogos decisivos em todas as competições em que está inserido. Com 44 jogos nas pernas, o plantel portista precisa de respirar e, na sala das máquinas, Sérgio Conceição tem vindo a alternar as peças para fazer checkmate em todas as provas.

Sérgio Conceição sempre foi o maior defensor da elegibilidade de todo o plantel. Nas palavras do técnico português, todos contam, todos podem jogar, e todos têm qualidade para dar o seu contributo ao FC Porto.

Das palavras aos atos, o treinador portista tem vindo a rodar o plantel de forma cirúrgica, de forma a evitar lesões numa fase em que precisa de todos os seus atletas no máximo potencial. Brahimi, Manafá, Soares, Óliver, todos são casos desta gestão de plantel.

Quer no jogo da Champions com a Roma, quer na deslocação a Santa Maria da Feira para o campeonato, Brahimi tem sido preterido das opções iniciais, tendo entrado sempre na segunda parte e causado os desequilíbrios habituais. Desta forma, muitos questionam o porquê desta preferência por Corona e Otávio em detrimento do argelino, ao que eu explico com o chamado “efeito Conceição”.

Nenhum homem é uma máquina e Brahimi carrega 38 jogos oficiais pelo FC Porto esta época, o que, naturalmente, causará fadiga no extremo. Para evitar esse desgaste, e na perspetiva de que todo o plantel é válido e jogos cruciais se avizinham, Sérgio fê-lo descansar e aproveitou para deixar brilhar outros jogadores, que têm dado uma resposta cabal à chamada.

Brahimi é o maior exemplo da rotatividade de Sérgio Conceição
Fonte: FC Porto

Outro caso em que se nota esta rotatividade é na lateral direita dos dragões, em que Manafá e Militão têm vindo a lutar pela posição e a aproveitar as oportunidades que o largo calendário proporciona para ambos jogarem, alternadamente.

Também na frente de ataque e no meio-campo se tem vindo a notar esta crença do treinador nas várias soluções do plantel, com Óliver a ceder o seu lugar a Danilo, depois de ser um dos mais preponderantes quando foi titular, e o médio defensivo português a responder de forma afirmativa à chamada, tendo, inclusive, marcado um golo no embate com o Feirense. Nova competição é vista no último setor do terreno, com Ádrian a enquadrar-se na luta pela posição de segundo avançado, e com Conceição a apostar no jogador que todos davam como afastado, e com resultados à vista.

Sérgio Conceição tem vindo a transmitir confiança para o seu plantel desde o início da época e, agora, na hora das decisões, tem aplicado na prática o seu discurso e os jogadores têm retribuído a confiança com exibições capazes, com mais ou menos entusiasmo, mas com resultados práticos.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

De craque do PAOK a despromovido à Bundesliga 2: Quem é Kostas Koulierakis, alvo do Benfica?

Kostas Koulierakis foi o mais recente defesa central apontado ao Benfica. O defesa central representa o Wolfsburgo.

Operação central: Benfica tem titular do Wolfsburgo na mira

O Benfica está interessado em Kostas Koulierakis do Wolfsburgo. O grego de 22 anos tem um valor de mercado de 25 milhões de euros.

GP Bélgica: Nem um VSC trava Kimi Antonelli

Kimi Antonelli venceu durante este domingo o Grande Prémio da Bélgica. O piloto da Mercedes está de volta aos triunfos.

António Salvador aborda mercado e elogia Carlos Vicens: «O Braga tem uma identidade própria, visível seja a jogar em casa ou a jogar fora»

António Salvador admite que o plantel do Braga está 90% fechado. O presidente dos minhotos também elogiou Carlos Vicens.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: Já é conhecida a equipa de arbitragem para o embate frente ao St. Gallen

A UEFA nomeou uma equipa de arbitragem inteiramente italiana para o duelo do Benfica frente ao St. Gallen.

Atenção, Benfica: St. Gallen pretende regresso de internacional suíço que já brilhou no clube

O St. Gallen está a negociar o regresso de Leonidas Stergiou, jogador que representa o Estugarda, clube da Bundesliga.

Pedro Gonçalves dá razões para sorrir a Bruno Lage: eis o ponto de situação

Pedro Gonçalves está mais próximo de se juntar ao Al Diriyah, emblema da Arábia Saudita que é orientado por Bruno Lage.