A linha que separa

fc porto cabeçalho

Nuno Espírito Santo e a equipa do FC Porto viviam, antes da visita a Setúbal, e pela primeira vez esta época, uma espécie de estado de graça. Dificilmente os responsáveis azuis e brancos poderiam pedir um mês de Outubro mais favorável já que, tivesse o Porto vencido no Bonfim (historicamente não seria a mais difícil das deslocações para o FC Porto), passaria incólume e com 100% de vitórias pelo 10º mês do ano (há mais de 2 anos que o Porto não completa um mês só com vitórias). Durante este período, e até ao empate de ontem, foram obtidas vitórias nas três principais competições. Vitórias categóricas para a Liga NOS (Nacional e Arouca), vitória tranquila para a Taça de Portugal (Gafanha) e uma outra sofrida e com aquela marca registada do minuto 92 para a Liga dos Campeões (Club Brugge). Ao 5º e derradeiro jogo do mês o Porto volta a cair e com estrondo (um empate com o Setúbal quase representa, dados os resultados dos rivais na véspera, uma derrota).

Depois de um início de época atribulado e com uma grande desconfiança a pairar sobre a equipa e o treinador, o Porto parecia, finalmente, estar a entrar nos eixos. A mensagem de Nuno (aquela que teve direito a explicação artística na conferência de imprensa pós jogo com o Arouca) começava a entrar no seio da equipa e o casamento equipa/adeptos aparentava estar a ganhar forma. Acrescente-se, ainda, que mesmo tendo perdido em Alvalade, o Sporting havia sido deixado para trás (e assim se mantém) e a perseguição ao Benfica continuava a ser feita à distância de apenas 3 pontos (passou para 5), sendo que “O Clássico” da jornada 10 está aí ao virar da esquina.

No entanto, permitam-me utilizar aquela velha máxima do “futebolês”: Nem tudo estava mal no princípio da temporada, nem passou a estar tudo bem após a, já abordada, série de bons resultados, longe disso. Apesar de uma notória evolução, a qualidade de jogo da equipa deixava, e deixa, muito a desejar e está a uma considerável distância daquilo que é pretendido e exigido a um candidato ao título e a uma equipa da dimensão do FC Porto. Como se viu no jogo de ontem, no qual a 55 minutos bastante satisfatórios e incisivos com a criação de inúmeras oportunidades para matar a partida se seguiram 35 cinzentos e sem ideias onde o famoso “Kick and Rush” britânico parecia palavra de ordem.

André Silva é o homem-golo do FC Porto Fonte: FC Porto
André Silva é o homem-golo do FC Porto
Fonte: FC Porto

Assumindo o risco de estar a cometer um sacrilégio, dada a recente ligação do FC Porto à MEO, devo confessar que o slogan que a NOS (na altura ZON) outrora utilizava para publicitar a sua marca e um dos seus produtos não me sai da cabeça. O slogan dizia algo como: “Há uma linha que separa”.

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

De setembro de 2000 a setembro de 2025: José Mourinho vai assumir o Benfica após 25 anos da sua experiência no clube encarnado

José Mourinho vai voltar a ser treinador do Benfica. O técnico de 62 anos regressa ao clube encarnado após 25 anos.

José Mourinho a caminho do Benfica: negociações praticamente concluídas

José Mourinho está muito próximo de ser confirmado como treinador do Benfica. As negociações estão em vias de ficarem fechadas.

Benfica confirma saída de Bruno Lage em curto comunicado enviado à CMVM

O Benfica confirmou a saída de Bruno Lage em comunicado enviado à CMVM. O técnico foi afastado na noite desta terça-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage na porta de saída e José Mourinho é o eleito de Rui Costa para assumir o Benfica

José Mourinho é o desejado por Rui Costa para assumir o Benfica. O técnico pode estar em vias de suceder a Bruno Lage no comando das águias.

Bruno Lage justifica queda exibicional do Benfica: «O primeiro golo intranquilizou a equipa»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.

Bruno Lage assume: «O momento fora de campo não ajudou nem pôs a equipa tranquila para jogar»

Bruno Lage analisou a derrota do Benfica diante do Qarabag por 3-2 na estreia da Champions League. Técnico encarnado falou em conferência de imprensa.