A Moda da Formação

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoÉ o tema da moda. Os adeptos e a comunicação social erguem a bandeira da formação como arremesso contra os rivais. Quantas discussões sobre este tema não ouvimos nos últimos tempos? Imensas, principalmente nos clubes de Lisboa: “o JJ não aposta na formação” e “o Rui Vitória e o Benfica é que mudaram de paradigma” são alguns exemplos das discussões existentes. O FC Porto tem passado um pouco ao lado desta discussão, e ainda bem; o trabalho que é feito é de muita qualidade e não tenho receio de dizer que a melhor formação em Portugal é feita no Olival.

O título conquistado pela equipa B na época passada é um exemplo claro da qualidade existente, e podia também falar no bicampeonato dos sub-19. Os exemplos de Rúben Neves, André Silva e Rui Pedro não são por acaso, o trabalho realizado tem muita qualidade, e treinadores como Folha, Bino e Mário Silva são muito competentes.

O clube, ciente da qualidade existente nos jovens da formação, e também por questões financeiras, inverteu e muito bem a política desportiva, dando mais oportunidade aos nossos jovens talentos. A construção de uma academia é um dos objetivos do Presidente para este mandato, e seria sem dúvida alguma uma obra preponderante para desenvolver ainda mais esta política desportiva.

Rui Pedro, a grande revelação da época Fonte: FC Porto
Rui Pedro, a grande revelação da época
Fonte: FC Porto

A política desportiva do clube deve assentar na minha opinião em quatro pilares: Formação (Rúben Neves, Rui Pedro, André Silva), Mercado Interno (Danilo, Soares), Scouting rigoroso principalmente em jovens talentos (Otávio), e por último uma visão atenta e ativa no mercado em jogadores que estejam em final de contrato ou em litígio com os clubes (Casillas, Maxi). Evidente que o departamento de scouting juntamente com o treinador e departamento de futebol estão sempre atentos a eventuais bons negócios como esta época foram o caso de Felipe ou Telles excelentes jogadores a bons preços.

A qualidade existente é muito, dando alguns exemplos da equipa B (Fernando Fonseca, Jorge Fernandes, Fede Varela, Francisco Ramos, Rui Pires) são alguns dos jogadores que a muito curto prazo podem chegar ao topo da pirâmide da formação.

NES não tem medo em apostar nos jovens, o mais recente caso é Rui Pedro que com idade de júnior já é aposta frequente. Rui Pedro como Rúben Neves são exemplos que quando existe muita qualidade os patamares ate podem ser queimados, Rúben nem precisou da equipa B e Rui Pedro apenas fez meia época na equipa secundária.

Mantendo este rumo o futuro vai ser risonho porque qualidade existe e em abundância nos jovens do clube….

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting prepara proposta por Moncef Zekri: Eis os detalhes

O Sporting planeia oferecer 3 a 4 milhões de euros pelo lateral-esquerdo de 17 anos, Moncef Zekri. Jovem seria o sucessor de Ricardo Mangas e concorrente de Maxi Araújo.

Eis os onzes oficiais do Casa Pia x Benfica (duelo que fecha a 2ª jornada da Primeira Liga)

O Casa Pia e o Benfica enfrentam-se esta segunda-feira para a segunda jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes oficiais das equipas.

Académico de Viseu 0-1 Santa Clara: Derrota que deixa mais dúvidas do que respostas

O Santa Clara foi ao Fontelo vencer o Académico de Viseu por uma bola a zero, num encontro da segunda jornada da Primeira Liga.

Real Madrid de José Mourinho coloca ponto final em tradição icónica

O Real Madrid decidiu que não vai apresentar os reforços no Estádio Santiago Bernabéu e não abrirá a porta à imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Para ser uma das revelações da temporada? Nova coqueluche da La Liga já esteve na órbita de Barcelona e Real Madrid (jogador rejeitou os...

Sergio Martínez é um dos primeiros destaques da La Liga. O médio é um dos nomes que faz parte do Racing Santander.

Grátis e em canal aberto: Onde ver o Benfica x Aarhus para a primeira mão do play-off de acesso à Europa League

O Benfica defronta o Aarhus esta quinta-feira no Estádio da Luz. O jogo tem ampla transmissão televisiva.

Al Nassr sabe que o Borussia Dortmund está interessado: equipa de Cristiano Ronaldo quer 30 milhões de euros por extremo

O Borussia Dortmund está interessado na contratação de Ângelo. O extremo brasileiro pertence aos quadros do Al Nassr.