A problemática da baliza!

- Advertisement -

O problema de saúde de Casillas criou um problema na planificação da época portista. O internacional espanhol foi um pilar nas últimas épocas do FC Porto e o mais que provável término da sua carreira fez soar o alarme na estrutura portista.

No último mês, a estrutura esteve no terreno para identificar possíveis reforços e boas oportunidades de negócio. Desde então foram vários os nomes falados como hipóteses para a baliza azul e branca: Navas, Ochoa, Buffon e Koubek foram alguns dos nomes apontados, sendo que destes Koubek esteve muito próximo de assinar pelo FC Porto.

Vaná é, para já, o único nome certo para a próxima época. Diogo Costa deve ser emprestado ao FC Paços de Ferreira, Fabiano não renovou contrato e depois existem vários guarda-redes que atuaram na equipa B, na época passada, que podem surgir como hipóteses para terceira opção. Isto significa que o FC Porto tem de ir ao mercado contratar um ou dois guarda-redes. Contratar um guarda-redes de créditos firmados que chegasse e fizesse dentro dos possíveis esquecer Casillas é, na minha opinião, a opção mais acertada. Navas, Buffon e mesmo Ochoa encaixavam nessa perspetiva. Com um guarda-redes deste nível, com Vaná como segunda opção e um jovem da formação como terceira opção, a baliza azul e branca estava bem segura na próxima época.

Vaná é o único guarda-redes garantido no plantel da próxima época
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Se a opção for contratar um guarda-redes jovem com margem de progressão, então, penso que faria mais sentido não emprestar Diogo Costa e apostar nele sem receios. É um jovem muito talentoso, o melhor da sua geração com muita distância, que mostra uma frieza pouco comum para a sua idade. É evidente que uma coisa é defender a equipa B portista e outra é ser o “dono” da baliza do FC Porto e substituir uma lenda como Casillas. Mas Diogo Costa tem já muita experiência ao nível da seleção e mesmo com as brilhantes participações do FC Porto na UEFA Youth League.

Acredito que a opção seja contratar um guarda-redes de alguma experiência, com vários anos de titularidade num campeonato competitivo, que se adapte rapidamente e transmita confiança sendo uma mais-valia nas “finais” do mês de agosto. Com as eliminatórias da Liga dos Campeões logo na abertura da época a solução poderá ser mais conservadora por esse motivo, porque uma aposta num jovem que cometa um erro que custe muitos milhões de euros pode ser uma marca difícil de ultrapassar para uma jovem promessa.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica avança com queixa à UEFA por conduta violenta de Fede Valverde

Esta quinta-feira, o Benfica apresentou uma queixa na UEFA contra Fede Valverde por conduta violenta, referindo-se ao lance com Samuel Dahl.

Massimiliano Allegri frustrado com Cesc Fàbregas: «Da próxima vez entro em campo e faço um desarme»

Massimiliano Allegri demonstrou a sua frustração, depois de ser expulso por protestos a um 'agarrão' de Cesc Fàbregas a um jogador do AC Milan.

Paulo Fonseca sobre jogador do Lyon: «Está muito bem integrado e todos gostam dele»

Paulo Fonseca deixa elogios a Endrick. Jovem avançado brasileiro está emprestado pelo Real Madrid ao Lyon.

Paulo Fonseca em entrevista: «Estamos num bom momento e acredito que podemos surpreender no final»

Paulo Fonseca aborda temporada do Lyon e momento da equipa. Técnico português deixa ainda elogios a Endrick.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo de Paul com declarações polémicas: «É mais difícil ganhar a MLS do que a Champions»

Rodrigo de Paul, que atua pelo Inter Miami, surpreendeu os adeptos europeus ao referir que a MLS é mais difícil de conquistar que a Champions League.

Felipe Melo revoltado com caso Prestianni-Vinícius Júnior: «Fogo nos racistas»

Felipe Melo falou sobre o caso polémico entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni, avançado do Benfica. Eis o que disse.

Nuno Espírito Santo e o caso Prestianni-Vinícius Júnior: «Nesta situação e em todas as situações que envolvem racismo: condeno sempre»

Nuno Espírito Santo deu a sua opinião sobre a situação a envolver Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior durante o Benfica x Real Madrid.