À procura da mina de ouro

- Advertisement -

tinta azul em fundo brando pedro nuno silva

A maior preocupação, hoje mais do que nunca, dos clubes de futebol parece ser a sua sobrevivência e sustentabilidade. Podemos deprimir ou festejar com os resultados desportivos mas nada está acima da sobrevivência. As conquistas desportivas são a ponta de um iceberg que engloba uma grande variedade de gente, estratégias e dinheiro para alcançar o objectivo máximo no desporto.

Ora, face à crise existente, há uma necessidade crescente de procura de financiamento para que os clubes continuem a crescer e a obter bons resultados. Os bancos – vítimas (ou não) da crise também – já não têm a torneira aberta para os clubes se financiarem como querem e mesmo os patrocínios já não caem do céu. Veja-se que o Porto está à procura de patrocinador já que a PT deixará de ser seu sponsor em 2015.

A solução parece, então, ser criativo, procurar gatos pretos escondidos e tentar o que estiver ao alcance para ir buscar dinheiro onde houver.

Depois da polémica dos fundos (que eu defendi num texto anterior) parece que chegou algum consenso ao futebol português. Pinto da Costa apoiou recentemente a legalização das apostas desportivas, assumindo a mesma posição que o Sporting. Um mercado que gere milhões de euros e que podia representar uma nova fonte de receita para os clubes, não só vindas de Portugal mas também do resto do mundo, já que está “à distância de um clique”.

destaque
Brahimi venceu o prémio de jogador africano do ano, atribuído pela BBC
Fonte: Página de Facebook do FC Porto

Também de diplomacia se faz o futebol. Uma comitiva portista deslocou-se até Angola para firmar um acordo entre a formação Dragon Force e a Academia de Futebol de Angola (AFA). No Brasil e na Colômbia já se tinham acordado projectos similares. Estas academias são uma “embaixada” do clube, expandido-o, abrindo os horizontes e procurando novas formas de encontrar jovens jogadores, mas principalmente de fortalecer a marca FC Porto. Desde camisolas a patrocínios ou digressões por estes países, tudo serve para que o clube fique mais sólido financeiramente e assim possa investir em grandes jogadores que lhe possam garantir títulos. Com as conquistas nacionais e internacionais aumentar-se-á ainda mais a projecção do clube e assim temos um ciclo completo em que nenhuma parte pode sobreviver sem a outra.

O FC Porto também se tem movimentado melhor nas redes sociais e está mais diplomata do que nunca; basta ver a quantidade de fãs colombianos, brasileiros, argelinos, entre outros, que, devido aos craques e às conquistas, nos seguem. E não sendo adeptos de coração, são certamente uma mais-valia para os dragões que se querem cada vez maiores e mais ganhadores. Acredito que este é o caminho a seguir e que os resultados aparecerão – afinal, sendo um clube de coração bairrista, a nossa mente sempre esteve voltada para glórias maiores do que o nosso país.

Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

Pedro Nuno Silva
Pedro Nuno Silva
Portista de corpo e alma desde que se conhece e amante de futebol, quando o assunto é FC Porto luta para que no meio do coração lhe sobre a razão.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Onde ver o Liverpool x Chelsea da 36.ª jornada da Premier League?

O Liverpool recebe o Chelsea em Anfield na 36.ª jornada da Premier League. O encontro terá transmissão televisiva na DAZN.

Espanha pode vir a ter 9 equipas nas provas europeias: Eis o cenário

Espanha já assegurou cinco lugares na Champions League e pode chegar às nove equipas nas três competições europeias.

Portugal já não poderá ter três equipas na Champions League 2026/27

Portugal não poderá ter três representantes na Champions League 2026/27, na sequência da eliminação do Braga na Europa League.

Federico Valverde nega agressões com Aurélien Tchouaméni e explica traumatismo: «Bati acidentalmente numa mesa»

Federico Valverde falou sobre o desentendimento com Aurélien Tchouaméni e negou qualquer agressão entre os dois jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe pronto para oferecer 60 milhões de euros por Rafael Leão

O AC Milan baixou o preço exigido por Rafael Leão, aceitando propostas entre os 50 e os 60 milhões de euros. Fenerbahçe está pronto para avançar.

Independiente Medellín x Flamengo cancelado devido a protestos dos adeptos

O jogo entre Independiente Medellín e Flamengo foi cancelado devido aos protestos dos adeptos da equipa colombiana.

Inglaterra pode enviar 6 equipas para a Champions League em 2026/27: Eis o cenário

Inglaterra pode vir a ter seis equipas na Champions League em 2026/27, caso o Aston Villa conquiste a Europa League e termine em 5.º ou 6.º na Premier League.