Académica OAF 1-2 FC Porto: Falhada oportunidade única de degolar um dragão frágil

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

O FC Porto assegurou, em Coimbra, o playoff da Liga dos Campeões do próximo ano ao vencer a Académica por 2-1. Um resultado algo lisonjeador para a formação portista, conseguido numa tarde em que Helton regressou à guarda da baliza portista e em que o apoio portista esteve em falta (estiveram pouco mais de 5000 espectadores nas bancadas menos de um quinto da assistência registada com o Benfica).

O FC Porto, como favorito para esta partida, entrou a dominá-la, assumindo a responsabilidade de ter a bola, porém, nem sempre soube bem o que fazer com ela, fosse pelo posicionamento dos estudantes, fosse pelo medo de falhar que pareceu assolar os jogadores da Invicta (face ao mau momento que atravessa).

Ou seja, os portistas dominavam, mas não conseguiam dar efeitos práticos a esse domínio, atacando apenas pela certa e criando, apenas no início da partida, ocasiões de golo (Rúben Neves, de longe, no ressalto de um canto aos 2 minutos, Maxi, isolado, aos 12, e Varela, sozinho, aos 18, a falhar o encosto que o cruzamento de Herrera pedia), dando algum alento à Académica, que até se apresentou menos fechada, que, por exemplo, no jogo com o Benfica, há duas semanas atrás não deixando de arriscar saídas em ataque continuado.

Seria, porém, o jogo directo a patrocinar o primeiro golo dos estudantes, com a Rabiola a ser lançado pela defensiva, ganhando em velocidade a Maxi, que fez falta à entrada da área. Na cobrança do livre, Pedro Nuno inaugurou o marcador, beneficiando de uma jogada estudada, em que três companheiros de equipa formaram uma barreira secundária, condicionando a visão de Helton.

O golo não mexeu com o estado de alma do Porto. Não se foi abaixo nem acelerou os processos. Manteve-se o marasmo, que só um forte pontapé poderia resolver. Foi o de Ruben Neves, fora da área. Estava reposta a igualdade, o 1-1 com que ambas as equipas foram para os balneários.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Batalha pela posse na Pedreira adia decisões para Sevilla | Braga 1 – 1 Real Bétis

Num duelo entre duas equipas reconhecidas pela capacidade de reter a posse de bola, o Braga venceu essa batalha mas não foi capaz de ganhar conforto para o encontro em Sevilha

Raúl Asencio explica-se depois da polémica com Álvaro Arbeloa: «O treinador é que manda»

Raúl Asencio foi questionado sobre as opções de Álvaro Arbeloa e já se pronunciou. Defesa respondeu no X.

Antigo jogador do Liverpool elogia avançado e compara: «Se tivesse ido para o Arsenal em vez do Viktor Gyokeres, já poderiam ter ganho o título da Premier League»

Vladimir Smicer elogiou Patrik Schick e comparou-o a Viktor Gyokeres. Antigo médio do Liverpool queria ver o compatriota no Arsenal.

Marco Silva já conhece suspensão depois de comentários contra a arbitragem após o Fulham x West Ham

Marco Silva foi suspenso por um jogo após comentários feitos no rescaldo do Fulham x West Ham. Em causa, críticas à arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Gustavo Sá é o Jovem do Mês da Liga Portugal apesar de empatar com Schjelderup: eis o critério de desempate

Gustavo Sá foi eleito o Jovem Jogador do Mês da Liga Portugal. Médio do Famalicão empatou com Andreas Schjelderup, mas houve critério de desempate.

Vítor Pereira elogiado por antigo jogador: «Lembro-me do mister chegar perto de mim e dizer que eu estava a ser uma agradável surpresa»

Vítor Pereira regressa a Portugal esta noite. Carlitos, diretor desportivo do Espinho, foi treinado pelo técnico a quem deixou elogios.

Pedro Proença felicita João Pinheiro, Luciano Maia e Bruno Jesus no Mundial 2026: «É uma grande notícia para o futebol português e para Portugal»

João Pinheiro e os assistentes Luciano Maia e Bruno Jesus foram convocados para o Mundial 2026. Pedro Proença felicitou os três.