Aceitar o Inaceitável

- Advertisement -

dragaoaopeito

O assumir do comando técnico do plantel portista por parte de Luís Castro é uma situação que continua a não ser totalmente clara. Vozes ecoaram dizendo que Marco Silva iria ser o novo treinador após a saída de Paulo Fonseca, mas até ao momento é o ex-treinador da equipa B que parece ser mesmo o escolhido para acabar a época. Só importa saber o quão interino é, afinal, este treinador.

O Porto ganhou bem ao Arouca, sim, mas estamos a falar de um jogo em casa contra o 13º classificado da Liga, a apenas 3 pontos do último lugar. Para o adepto comum, a conta é fácil: 4 golos (bis de Quaresma e grande golo de Carlos Eduardo), Fernando sozinho a trinco e o triângulo invertido (com Defour e Carlos Eduardo mais avançados no terreno), e (muitos) mais minutos para Juan Quintero, o menino bonito do Dragão.

Poder-se-ia dizer que a solução Luís Castro resolveu muitos problemas do Porto. Desde logo, de forma mais directa, solucionou e facilitou a saída de Paulo Fonseca. Por outro lado Luis Castro é um homem com passado em outros escalões no clube, tendo tido a oportunidade de treinar jogadores como Quintero, Reyes, Ricardo, Kelvin e Herrera, entre muitos outros jovens que têm jogado na B desde o início da época, que podem ser importantes para a equipa A. Fora isto, são poucas as garantias que este treinador português dá ao clube, e a sua escolha não deixa de evidenciar uma clara falta de gestão de crise que previsse a saída de Paulo Fonseca.

Quaresma esteve bem no jogo contra o Arouca e soube dar o apoio a Luís Castro  Fonte: Mais Futebol
Quaresma esteve bem no jogo contra o Arouca e soube dar o apoio a Luís Castro
Fonte: Mais Futebol

É suposto aceitar que uma equipa a mais de meio da época passe a ser treinada pelo treinador da equipa B? Da mesma forma que jogadores treinam e jogam na B para chegar a A, também um treinador pode fazê-lo? No Porto parece que sim, pelo menos nesta época em que tudo acontece. Luís Castro pode até conhecer muitos dos jogadores do plantel, pode conhecer o clube como a palma da sua mão, mas nunca vai deixar de ser o treinador da B, até porque aos olhos dos adeptos e jogadores sempre foi essa a sua condição e, por muito bom que até possa ser, estará sempre etiquetado dessa forma.

Na generalidade dos media, o nome de Marco Silva (uma escolha que eu nunca defendi) foi confirmado como novo treinador do Porto, fazendo querer que Luís Castro iria fazer apenas meia dúzia de treinos e um jogo. Mas a cada dia que passa e a cada competição que vai sendo preparada ou jogada, é Luís Castro que ganha terreno no clube. Independentemente de se gostar ou não, estar constantemente a alterar de equipa técnica em nada ajuda a preparação, a motivação e o ambiente entre jogadores, daí que o “interino” seja aparentemente significado de “até-ao-fim-da-época”.

O jogo de Quinta-Feira contra o Nápoles tem uma importância extrema para a época 2013/2014 do Porto. Com o campeonato de parte (pretender alcança-lo é uma ilusão), é esta a (pequena) grande competição em que o Porto se deve focar. O terceiro classificado da Serie A é uma equipa bastante forte. Na semana passada bateu a Roma em casa por 1-0 e conta com grandes nomes como Higuaín, Callejón e Hamsik. Mais do que um difícil adversário, o Nápoles é um desafio ao que este Porto pode fazer. Nunca faltou qualidade ao plantel portista; o que faltou foi regularidade e motivação, e quem sabe se este não é aquele que torna uma época vergonhosa numa época semi-aceitável.

A actualidade portista é marcada por três sentimentos: um de felicidade relativamente à saída tardia de Paulo Fonseca; outro de desgosto quanto à época miserável do clube (estar a 9 pontos do Benfica e perder o campeonato na última jornada em casa são factores indesculpáveis); e por fim o de perplexidade quanto à estranha escolha do novo treinador. Luís Castro pôs o Porto B em primeiro na Segunda Liga e é um portista de vários anos no clube, mas os adeptos queriam mais, um maior nome, um histórico do clube. O Porto anseia uma lufada de ar fresco que tarda em acontecer.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Lameiras fala pela primeira vez como treinador do Vitória SC: «Não havia como não aceitar»

Gil Lameiras abordou a chegada ao comando técnico do Vitória SC. O ex-técnico da equipa B revelou a sua ambição para o futuro.

Rui Jorge oficializado como novo selecionador dos Sub-20 do Azerbaijão

Rui Jorge tem novo desafio na carreira. O antigo selecionador nacional de Sub-21 é o novo treinador da equipa de Sub-20 do Azerbaijão.

Igor Tudor vive pesadelo: pior arranque da história no Tottenham e em risco de despedimento após 4 jogos

O futuro de Igor Tudor no Tottenham está em risco e o técnico pode vir a ser despedido. O treinador croata soma quatro derrotas em quatro jogos, o pior arranque de um treinador ao comando dos spurs.

Vahid Halilhodzic confirmado como o novo treinador do Nantes

Vahid Halilhodzic, treinador bósnio de 73 anos com dupla nacionalidade francesa, está de regresso ao Nantes, mas desta vez como treinador da equipa principal.

PUB

Mais Artigos Populares

Igor Tudor aborda possível saída do Tottenham e explica substituição do guarda-redes aos 16 minutos: «Foi necessário para preservar o jogador»

Igor Tudor falou após a derrota pesada do Tottenham frente ao Atlético Madrid. O técnico explicou também a substituição do guardião Kinsky, aos 16 minutos.

Ténis: Francisco Cabral eliminado nos oitavos de Indian Wells após fazer história no ranking

Francisco Cabral foi eliminado no Masters 1000 de Indian Wells. O tenista português caiu nos oitavos de final de pares.

Al Ula de José Peseiro perde na secretaria jogo que venceu por 3-0: eis a explicação

O Al Ula de José Peseiro perdeu na secretaria um encontro que venceu no relvado. Um erro de arbitragem ditou a decisão.