Agora é estudar para o exame…

    dragaoaopeito

    Paulo Fonseca tem neste momento uma semana para preparar o grande clássico do futebol português, dia 12 à tarde (uma excelente notícia no futebol português), com o Benfica na Luz. Após uma goleada esclarecedora contra o 21º classificado da 2ª Liga, é tempo de estudar um bocadinho para o primeiro exame do ano.

    Não deixa de ser curioso que tal como muitos estudantes, Paulo Fonseca tenha neste momento o seu primeiro exame, naquela que é a ultima jornada da 1ª volta do campeonato. O Porto está em primeiro lugar em conjunto com Sporting e Benfica com 33 pontos, e, na pior das hipóteses, Domingo pelas 18h o Porto pode estar muito bem a 3 pontos dos dois clubes da 2ª Circular.

    2014 começou bem. 10 mil corajosos marcaram presença no primeiro treino do Porto no Estádio do Dragão (eu próprio tentei estar presente mas não o ano novo não deixou). Acredito que muitos deles foram para ver Ricardo Quaresma treinar pela primeira vez e lá ficaram cerca de 1 hora, à chuva, a ver o plantel treinar. O voto de confiança foi dado a Paulo Fonseca e o treinador sentiu a presença e o apoio dos adeptos, que mesmo num início de ano novo, lá estiveram com a equipa.

    Quaresma e Kelvin, dois nomes a ter em conta para o clássico na Luz / Fonte: MaisFutebol
    Quaresma e Kelvin, dois nomes a ter em conta para o clássico na Luz / Fonte: MaisFutebol

    O jogo com o Atlético marcou a maior goleada da época, 6-0. Em 90 minutos sem muito para contar, com um guarda-redes infeliz a acusar a pressão de jogar contra um grande e com uma equipa liderada pelo Professor Neca, que nunca conseguiu sequer estar perto de fazer uma surpresa, o Porto aproveitou para dar minutos a jogadores menos utilizados. Ricardo fez um excelente jogo a lateral-direito, mostrando ser uma boa alternativa em caso de lesões ou castigos de Alex Sandro e Danilo; Reyes esteve bem, ainda que sem muitas ocasiões para fazer frente aos temíveis avançados lisboetas; Josué fez um bom jogo naquela que é efectivamente a sua posição; e Kelvin mostrou novamente estar apto para ser titular nesta equipa, alternando entre momentos técnicos brilhantes e exageros que só com o tempo conseguirá evitar.

    Ricardo Quaresma não pôde ainda jogar nesta eliminatória da Taça e, ainda que pelas imagens pareça um pouco mais largo do que nos anos em que esteve no Porto, a verdade é que à primeira vista apresenta uma estrutura idêntica àquela com que se apresentava no Besiktas e no Al-Ahli. De resto, é impossível avaliar pelo treino realizado à porta aberta qual a sua forma e condição física e de que forma poderá ou não estar disponível para o jogo na Luz. Presumo que se estava apto para fazer minutos contra o Atlético, também os poderá fazer contra o Benfica, naquela que poderia ser uma estreia de sonho (a correr bem ao jogador, esta seria a melhor alavanca motivacional para o resto da época na equipa). Não tenho dúvidas de que será convocado e certamente jogará alguns minutos.

    Paulo Fonseca terá  o primeiro grande exame do ano / Fonte: Record
    Paulo Fonseca terá o primeiro grande exame do ano / Fonte: Record

    Acredito que Paulo Fonseca não vá ter grandes dúvidas ao consultar os seus apontamentos. Helton na baliza; Alex Sandro, Maicon, Mangala e Danilo na defesa; Fernando, Lucho e Carlos Eduardo no meio-campo (triângulo 1-2, esperemos), sendo que a única duvida residirá em qual o jogador que fará a posição de ala-direito/esquerdo, fazendo companhia a Varela e a Jackson no ataque portista. O facto de Licá (sendo que até Herrera e Danilo entraram durante o jogo) não ter tido minutos no último jogo poderá evidenciar que outra solução seja equacionada. Talvez Josué seja a hipótese mais provável, não me parecendo que Kelvin entre no 11 inicial (apesar de toda a carga emocional que o jogador tem, sobretudo contra a equipa de Jorge Jesus), mas sim ao longo do jogo.

    O Porto já esteve pior, diria até que está como muitos comentadores dizem que está o nosso país: está mal, mas já muito trabalho foi feito e começa a apresentar bons resultados, nem que seja num ou outro indicador. Paulo Fonseca estará nesta semana a estudar como nunca estudou antes. O clássico da Luz tem tanta importância nesta 1ª volta como terá na 2ª volta. Se por um lado poderá ser o mote que a equipa precisa para enfrentar o resto da época de uma forma grandiosa (em 4 competições que tem clara possibilidade de vencer), com a confirmação de Carlos Eduardo num grande jogo e o regresso de Ricardo Quaresma, por outro, poderá empurrar o Porto para mais uma crise que neste momento seria catastrófica para o clube (como referi no início do artigo), ficando a 3 pontos de Benfica e Sporting e em desvantagem directa com a equipa da Luz na eventualidade de no último jogo da Liga estarem com os mesmos pontos.

    Paulo Fonseca não pode usar cábulas. Mesmo que as tivesse não as usava, mas pode muito bem pedir apontamentos a quem os tenha porque precisa e muito. Herrera no meio-campo, Defour a falso ala, Licá a ala, substituições inoportunas, triângulo invertido… enfim, espero honestamente que este seja o grande jogo de viragem para o clube e para o treinador…

    Eusébio ao lado de Pinto da Costa / Fonte: A Bola
    Eusébio ao lado de Pinto da Costa / Fonte: A Bola

    Por fim, aproveito para dizer que numa semana emotiva para todo o país, e em especial para a massa adepta benfiquista, com o infeliz falecimento de Eusébio, um dos melhores jogadores portugueses de sempre, espero honestamente que o ambiente para este clássico não seja marcado por um clima agressivo e de hostilidade entre adeptos de ambos os clubes, e que na Luz se realize um excelente jogo, daqueles que o Pantera Negra tanto amava jogar (mas que, obviamente, neste saia o Porto vencedor).

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Sérgio Conceição: «O resultado da eliminatória é justo»

    Sérgio Conceição já reagiu ao desafio entre o FC...

    Favoritos para vencer os prémios individuais | NBA 2023-2024

    A fase regular da NBA terminou. Depois de 82...

    Quem vai conseguir contratar Carlos Sainz?

    Ainda não tinha começado a temporada de 2024 e...
    Artigo anterior
    Próximo artigo
    Telmo Esteves
    Telmo Esteves
    “Lisboa tem mais encanto pintada de azul branco”, o lema de qualquer portista de Lisboa que se preze. Em 22 anos, não me cansei de festejar. Com o Dragão longe mas sempre no coração, é demasiado fácil ser campeão.                                                                                                                                                 O Telmo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.