📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Agora é hora de lutar pelo segundo lugar | FC Porto

- Advertisement -

Sim, este é em poucas palavras a consequência do resultado entre o FC Porto e Sporting CP naquele que era visto como o jogo do título para os Leões e da sobrevivência para os Dragões.

Não houve golos no Estádio do Dragão naquele que foi um encontro que, para muitos, não esteve à altura de um Clássico. Creio que a única conclusão que se pode tirar é que muito dificilmente o Sporting CP não se sagra campeão esta época, com todo o mérito refira-se. Já o FC Porto tem de lutar pelo segundo lugar que também está claramente em risco.

Olhando agora para o desempenho portista no Clássico, vou escrever uma coisa que pode levantar alguma polémica e que raramente costumo dizer. A equipa azul e branca não podia fazer muito mais para conseguir outro resultado, e passo a explicar o porquê. Em primeiro lugar, notou-se um dia não de Taremi que falhou dois golos praticamente feitos. Um azar puro do avançado iraniano que deve ter feito o pior jogo desde que chegou ao Dragão.

Por outro lado, destaco a equipa adversária. Normalmente, aponto muito demérito ao FC Porto nas derrotas, mas o Sporting CP mostrou ontem que é uma equipa com um índice de confiança muito acima da média e com uma coesão gritante. A equipa de Rúben Amorim faz da defesa uma das bases, e depois o processo ofensivo é muito simples sem grandes rodeios. Em poucos passes e numa jogada rápida consegue criar perigo à baliza adversária. São, sem dúvida, miúdos e contratações a baixo custo que formam uma equipa invicta até o momento.

O FC Porto tentou atacar de todas as maneiras, mas o Sporting resolvia sempre da melhor forma. O que estou a dizer pode ser interpretado como um disparate, mas nos últimos largos anos, este foi talvez o Sporting CP mais forte que se apresentou no Estádio do Dragão.

Como os Leões não jogaram sozinhos, atribuo algumas notas negativas ao FC Porto que podem ter ajudado no desfecho do encontro.

Apesar do onze inicial ser o mais forte de Sérgio Conceição, as substituições pecaram por tardias, principalmente a de Luis Díaz. Toda a gente sabe que o extremo colombiano costuma entrar muito bem nos jogos e entrar a 10 minutos do fim não me parece a melhor escolha. Por outro lado, aponto também a falta de inspiração de alguns jogadores portistas. Sérgio Oliveira já fez melhores jogos, Taremi não foi Taremi, e Evanilson não conseguiu acrescentar nada (apesar de ser compreensível a sua entrada, visto que com o Sporting em bloco baixo Marega não tinha espaço).

O resultado foi muito desfavorável para os dragões, mas não havia mais ninguém no banco que pudesse incomodar a equipa leonina. Se houvesse vencedor seria o FC Porto, mas este Sporting CP conseguiu fazer das tripas coração e mostrar que este ano os astros se alinharam por cima do Estádio de Alvalade.

Ao FC Porto resta analisar como é que, mais do que ter empatado ontem com o Sporting CP, conseguiu deixar tantos pontos para trás ao longo da época que resultaram na perda do campeonato. Se os azuis e brancos por acaso vencerem o campeonato este ano, cá estarei eu para engolir o sapo de tudo o que hoje escrevi.

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Pedro Gonçalves cauteloso com o futuro: internacional português quer ir ao Mundial 2026

Pedro Gonçalves quer recuperar por completo da sua mais recente lesão. O jogador deseja estar presente no Mundial 2026.

Gonçalo Inácio renova contrato com o Sporting e cláusula de rescisão não mexe

O Sporting anunciou esta quinta-feira que Gonçalo Inácio renovou contrato com os leões até ao verão de 2030.

Aurelio De Laurentiis fala de José Mourinho: «Como é possível dizer que alguém que ganhou tanto está acabado?»

Aurelio De Laurentiis deixou elogios a José Mourinho, recordando que o português venceu muitos troféus na carreira.

AEK sobe provisoriamente à liderança e Fiorentina também vence: eis os primeiros resultados do dia na Conference League

A jornada da Conference League já arrancou. Nos primeiros resultados do dia, destaque aos triunfos do AEK e da Fiorentina.

PUB

Mais Artigos Populares

João Moutinho: «Queremos continuar o nosso caminho, queremos mais»

João Moutinho analisou o desfecho do Braga x Nice da Europa League. Encontro marcou a sexta jornada da fase de liga da prova.

Real Bétis vence Dínamo Zagreb e Nottingham Forest agarra vitória sofrida: eis os primeiros resultados do dia na Europa League

O Real Bétis conseguiu uma vitória folgada na Europa League. Béticos venceram Dínamo Zagreb na sexta jornada da prova.

Braga vence Nice e está em zona de apuramento direto na Europa League e coloca franceses fora da competição

O Braga foi a França vencer o Nice por uma bola a zero, num encontro válido pela sexta jornada da Europa League.