Agora é hora de lutar pelo segundo lugar | FC Porto

- Advertisement -

Sim, este é em poucas palavras a consequência do resultado entre o FC Porto e Sporting CP naquele que era visto como o jogo do título para os Leões e da sobrevivência para os Dragões.

Não houve golos no Estádio do Dragão naquele que foi um encontro que, para muitos, não esteve à altura de um Clássico. Creio que a única conclusão que se pode tirar é que muito dificilmente o Sporting CP não se sagra campeão esta época, com todo o mérito refira-se. Já o FC Porto tem de lutar pelo segundo lugar que também está claramente em risco.

Olhando agora para o desempenho portista no Clássico, vou escrever uma coisa que pode levantar alguma polémica e que raramente costumo dizer. A equipa azul e branca não podia fazer muito mais para conseguir outro resultado, e passo a explicar o porquê. Em primeiro lugar, notou-se um dia não de Taremi que falhou dois golos praticamente feitos. Um azar puro do avançado iraniano que deve ter feito o pior jogo desde que chegou ao Dragão.

Por outro lado, destaco a equipa adversária. Normalmente, aponto muito demérito ao FC Porto nas derrotas, mas o Sporting CP mostrou ontem que é uma equipa com um índice de confiança muito acima da média e com uma coesão gritante. A equipa de Rúben Amorim faz da defesa uma das bases, e depois o processo ofensivo é muito simples sem grandes rodeios. Em poucos passes e numa jogada rápida consegue criar perigo à baliza adversária. São, sem dúvida, miúdos e contratações a baixo custo que formam uma equipa invicta até o momento.

O FC Porto tentou atacar de todas as maneiras, mas o Sporting resolvia sempre da melhor forma. O que estou a dizer pode ser interpretado como um disparate, mas nos últimos largos anos, este foi talvez o Sporting CP mais forte que se apresentou no Estádio do Dragão.

Como os Leões não jogaram sozinhos, atribuo algumas notas negativas ao FC Porto que podem ter ajudado no desfecho do encontro.

Apesar do onze inicial ser o mais forte de Sérgio Conceição, as substituições pecaram por tardias, principalmente a de Luis Díaz. Toda a gente sabe que o extremo colombiano costuma entrar muito bem nos jogos e entrar a 10 minutos do fim não me parece a melhor escolha. Por outro lado, aponto também a falta de inspiração de alguns jogadores portistas. Sérgio Oliveira já fez melhores jogos, Taremi não foi Taremi, e Evanilson não conseguiu acrescentar nada (apesar de ser compreensível a sua entrada, visto que com o Sporting em bloco baixo Marega não tinha espaço).

O resultado foi muito desfavorável para os dragões, mas não havia mais ninguém no banco que pudesse incomodar a equipa leonina. Se houvesse vencedor seria o FC Porto, mas este Sporting CP conseguiu fazer das tripas coração e mostrar que este ano os astros se alinharam por cima do Estádio de Alvalade.

Ao FC Porto resta analisar como é que, mais do que ter empatado ontem com o Sporting CP, conseguiu deixar tantos pontos para trás ao longo da época que resultaram na perda do campeonato. Se os azuis e brancos por acaso vencerem o campeonato este ano, cá estarei eu para engolir o sapo de tudo o que hoje escrevi.

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

RB Leipzig renova com os três guarda-redes do plantel principal

O RB Leipzig renovou contrato com os seus três guarda-redes: Leopold Zingerle, Maarten Vandevoordt e Péter Gulácsi para a próxima temporada da Bundesliga.

FC Porto responde à participação disciplinar do Sporting: «Nem todos lidam bem com um palmarés que não se escreve em comunicados nem com uma...

O FC Porto respondeu à participação disciplinar do Sporting. Através de comunicado, a equipa azul e branca reagiu a nova ação de comunicação dos verdes e brancos.

Rafael Obrador sofre lesão ao serviço do Torino e vai parar por tempo indeterminado

Rafael Obrador sofreu uma lesão ao serviço do Torino. O lateral-esquerdo de 21 anos foi emprestado pelo Benfica, com opção de compra no final da temporada.

À atenção do Benfica: Lesão de Jude Bellingham pode afastar o jogador dos relvados mais tempo do que o previsto

Afinal, Jude Bellingham pode ficar afastado dos relvados mais tempo. O médio internacional inglês pode falhar cerca de dois meses de competição pelo Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Rubén Blanco reforça o Girona até 2026 e é o eleito para render Marc-André ter Stegen

O Girona oficializou a contratação de Rubén Blanco. O guarda-redes espanhol chega a custo zero, depois de terminar contrato com o Marselha, e assinou vínculo válido até junho de 2026.

Lukás Hornícek na mira de gigante da Serie A para a próxima temporada

O Inter Milão está interessado na contratação de Lukás Hornícek. O guarda-redes do Braga tem contrato com os minhotos até junho de 2028.

Al Ittihad de Sérgio Conceição aplica chapa 7 no Al Gharafa de Pedro Martins com golos de Roger Fernandes e de Danilo Pereira

O Al Ittihad de Sérgio Conceição não teve contemplações e goleou o Al Gharafa de Pedro Martins por 7-0, na sétima jornada da Champions League Asiática. Roger Fernandes e Danilo Pereira jogaram no encontro.