Alberth Elis | O substituto de Marega pode morar em casa do vizinho

- Advertisement -

Após o anúncio oficial da saída de Moussa Marega para o Al-Hilal Saudi FC, surgiu de imediato um nome para o seu substituto no FC Porto – nada mais nada menos que Alberth Elis, avançado do Boavista FC.

É um dos destaques da época na equipa axadrezada, tendo até marcado no empate por 2-2 no Estádio do Dragão, num jogo a contar para a principal prova portuguesa. É rápido, tem a mesma capacidade de explosão que Marega tinha no processo ofensivo e fisicamente é muito forte, para além de ter mais técnica que o maliano. Poderá ser um upgrade no ataque do FC Porto?

Chegou a Portugal proveniente do Houston Dynamo, equipa que figura na Major League Soccer (EUA). Veio com o rótulo de reforço de peso, tendo em conta o papel impactante que tinha na equipa – em seis jogos seguia com quatro golos e nas outras três épocas rondava uma dezena de golos a cada 30 jogos.

Os adeptos do Boavista FC esperavam muito deste jogador e Elis acabou por corresponder às expetativas numa equipa que, por sua vez, desiludiu. Em 30 encontros com a camisola axadrezada, Elis conseguiu marcar por oito vezes e assistiu para golo em seis ocasiões. Feitas as contas esteve em 36% do total de golos desta época pelo Boavista FC, um número muito positivo para o hondurenho.

Inclusive, no último jogo que fez gosto ao pé bateu um recorde dos Panteras Negras que datava de 2014 – desde essa data, nunca nenhum avançado do Boavista FC tinha feito tantos golos numa época como Alberth Elis. Para além de poder jogar no meio, sendo um avançado com bastante mobilidade, tal como Marega, também pode ser opção nos corredores, principalmente do lado direito.

É um jogador capaz de descer no terreno e pegar no jogo a partir de trás, construí-lo e aparecer em zonas de finalização. Esse é ponto a favor de Elis, que apesar de ter uns números muito semelhantes aos de Marega, é capaz de dar mais à equipa, principalmente na criação de oportunidades. Enquanto que o maliano consegue, em média, criar três grandes oportunidades de golo por jogo, o hondurenho é capaz de fazer o dobro (seis grandes oportunidades). Para além de que Elis é muito mais eficaz no drible do que Marega, sendo este também um dos seus pontos fortes, podendo desequilibrar o jogo a qualquer momento.

elis
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

O FC Porto terá agora de estudar todas as opções que tem em cima da mesa para encontrar o homem certo para substituir Marega no onze do FC Porto, sendo que Elis seria, financeiramente, uma das mais proveitosas uma vez que o Boavista FC não deverá exigir uma quantia elevada.

Caso a equipa axadrezada desça para a Segunda Liga, estando neste momento em posições próximas à zona de despromoção, o preço naturalmente deflacionará e tal fator poderá agradar aos dragões. Ainda é cedo para se apontar Elis como a escolha definitiva para o lugar de Marega, pois o mercado de transferência ainda não está aberto, mas é certo que o reforço para esta posição fará correr muita tinta em Portugal.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Vítor Pereira responde ao Bola na Rede após jogo com o FC Porto: «A reorganização que fizemos foi no sentido de criar uma situação...

Vítor Pereira respondeu ao Bola na Rede após o Nottingham Forest x FC Porto. Ingleses ganharam aos dragões por 1-0 e avançaram na Europa League.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após o Nottingham Forest x FC Porto: «O Pablo Rosario é um joker incrível»

Francesco Farioli respondeu ao Bola na Rede após o Nottingham Forest x FC Porto. Dragões perderam por 1-0 e foram eliminados da Europa League.

Já só há 1 português na Conference League e não há mais nenhum Europa League para lá do Braga: quem são os portugueses ainda...

Três portugueses em clubes estrangeiros foram eliminados das provas europeias esta quinta-feira. Eis o update sobre os lusos na Europa.

Eis o Ranking UEFA depois do apuramento do Braga e da queda do FC Porto na Europa League

Portugal voltou a somar pontos no Ranking UEFA. Apesar da derrota do FC Porto, a vitória do Braga permite a equipas portuguesas continuar em prova.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli assume: «Não perdemos o jogo aqui, perdemos a oportunidade no Dragão pela quantidade de oportunidades perdidas»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Nottingham Forest x FC Porto. Dragões eliminados pelos ingleses na Europa League.

Ricardo Horta: «Ao intervalo falámos e sabíamos que era uma oportunidade única para chegar às meias-finais»

Ricardo Horta analisou o desfecho do Real Bétis x Braga. Gverreiros avançam para as meias-finais da Europa League.

Vítor Pereira analisa vitória sobre o FC Porto e admite: «A expulsão teve um grande impacto no jogo»

Vítor Pereira analisou o desfecho do Nottingham Forest x FC Porto. Ingleses eliminaram os dragões nos quartos de final da Europa League.