📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Alberth Elis | O substituto de Marega pode morar em casa do vizinho

- Advertisement -

Após o anúncio oficial da saída de Moussa Marega para o Al-Hilal Saudi FC, surgiu de imediato um nome para o seu substituto no FC Porto – nada mais nada menos que Alberth Elis, avançado do Boavista FC.

É um dos destaques da época na equipa axadrezada, tendo até marcado no empate por 2-2 no Estádio do Dragão, num jogo a contar para a principal prova portuguesa. É rápido, tem a mesma capacidade de explosão que Marega tinha no processo ofensivo e fisicamente é muito forte, para além de ter mais técnica que o maliano. Poderá ser um upgrade no ataque do FC Porto?

Chegou a Portugal proveniente do Houston Dynamo, equipa que figura na Major League Soccer (EUA). Veio com o rótulo de reforço de peso, tendo em conta o papel impactante que tinha na equipa – em seis jogos seguia com quatro golos e nas outras três épocas rondava uma dezena de golos a cada 30 jogos.

Os adeptos do Boavista FC esperavam muito deste jogador e Elis acabou por corresponder às expetativas numa equipa que, por sua vez, desiludiu. Em 30 encontros com a camisola axadrezada, Elis conseguiu marcar por oito vezes e assistiu para golo em seis ocasiões. Feitas as contas esteve em 36% do total de golos desta época pelo Boavista FC, um número muito positivo para o hondurenho.

Inclusive, no último jogo que fez gosto ao pé bateu um recorde dos Panteras Negras que datava de 2014 – desde essa data, nunca nenhum avançado do Boavista FC tinha feito tantos golos numa época como Alberth Elis. Para além de poder jogar no meio, sendo um avançado com bastante mobilidade, tal como Marega, também pode ser opção nos corredores, principalmente do lado direito.

É um jogador capaz de descer no terreno e pegar no jogo a partir de trás, construí-lo e aparecer em zonas de finalização. Esse é ponto a favor de Elis, que apesar de ter uns números muito semelhantes aos de Marega, é capaz de dar mais à equipa, principalmente na criação de oportunidades. Enquanto que o maliano consegue, em média, criar três grandes oportunidades de golo por jogo, o hondurenho é capaz de fazer o dobro (seis grandes oportunidades). Para além de que Elis é muito mais eficaz no drible do que Marega, sendo este também um dos seus pontos fortes, podendo desequilibrar o jogo a qualquer momento.

elis
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

O FC Porto terá agora de estudar todas as opções que tem em cima da mesa para encontrar o homem certo para substituir Marega no onze do FC Porto, sendo que Elis seria, financeiramente, uma das mais proveitosas uma vez que o Boavista FC não deverá exigir uma quantia elevada.

Caso a equipa axadrezada desça para a Segunda Liga, estando neste momento em posições próximas à zona de despromoção, o preço naturalmente deflacionará e tal fator poderá agradar aos dragões. Ainda é cedo para se apontar Elis como a escolha definitiva para o lugar de Marega, pois o mercado de transferência ainda não está aberto, mas é certo que o reforço para esta posição fará correr muita tinta em Portugal.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Vasco Matos critica calendário da Primeira Liga: «Sentimo-nos bastante prejudicados, mas isso tem ser o nosso combustível»

O técnico do Santa Clara mostrou desagrado com a sobrecarga de jogos mas referiu que estes fatores devem ser utilizados como motivação.

Novidades na CAN: Competição passará a ser jogada de quatro em quatro anos

A Confederação Africana de Futebol anunciou, este sábado, que a CAN será jogada a cada quatro anos e a criação da Liga das Nações Africana.

Samuel Dahl atinge a marca dos 50 jogos ao serviço do Benfica

O defesa-lateral sueco cumpriu o jogo 50 com a camisola do Benfica nos oitavos-de-final da Taça de Portugal frente ao Farense.

Ainda te lembras de Jesé Rodríguez? Está a viver uma jornada de sonho

Jesé Rodríguez regressou ao Las Palmas no último mercado de verão. O espanhol esteve uma temporada ao serviço do Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora e Moreirense empatam para a Primeira Liga

O Estrela da Amadora empatou com o Moreirense durante a noite deste sábado, num encontro válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.

SL Benfica x Sporting CP: Leões imparáveis | Andebol

O dérbi de andebol entre Benfica e Sporting foi...

Rafa Silva arrasado: «Se tivesse de lhe dar uma nota de zero a dez pelos treinos, seria zero»

Rafa Silva foi criticado pelo treinador do Besiktas, Sergen Yalçin. O técnico assumiu que o português não se dedica.